Cuba Almorávida – Wikipédia, a enciclopédia livre

Cuba Almorávida
Cuba Badine • القبة المرابطية
Cuba Almorávida
Vista do interior da cúpula
Tipo fonte, centro de abluções
Construção século XI
Geografia
País  Marrocos
Cidade Marraquexe
Coordenadas 31° 37' 53.4" N 7° 59' 14" O

A Cuba Almorávida (em árabe: القبة المرابطية), também chamada Cuba Badine (Qubba Ba'adiyin) ou Barudine (Barudiyin), é uma construção medieval situada na almedina de Marraquexe, Marrocos. A cuba (cúpula) foi construída em 1064 e é o único vestígio dos Almorávidas em Marraquexe. Era um espaço com três fontes e um centro de abluções para os fiéis que se reuniam na mesquita vizinha de ibne Iúçufe

Situada junto ao Museu de Marraquexe e à mesquita e Madraça ibne Iúçufe, foi uma das primeiras fontes da cidade, assegurando o abastecimento de água da população e dos seus animais. Foi usada durante vários séculos. As três fontes e o centro de abluções eram alimentados por um sistema de galerias subterrâneas (em árabe: khettaras) que desembocavam numa cisterna, de onde canalizações interiores em bronze faziam chegar a água aos tanques.

Além do seu aspeto utilitário, o monumento é notável pela sua arquitetura e pela decoração dos seus arcos e o teto com estuque finamente cinzelado, que fazem com que seja considerado uma referência da arquitetura almorávida.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em francês cujo título é «Qoubba Almoravide», especificamente desta versão.
  • Jacques Meunié, Henri Terrasse, Gaston Deverdun, Recherches archéologiques à Marrakech, Paris, 1952, p. 67
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cuba Almorávida
Imagem: Almedina de Marraquexe Cuba Almorávida está incluída no sítio "Almedina de Marraquexe", Património Mundial da UNESCO.