Conclave de 1830–1831 – Wikipédia, a enciclopédia livre

Conclave Papal
Conclave de 1830–1831
Sua Santidade,o Papa Gregório XVI
Data e localização
Pessoas-chave
Decano Bartolomeo Pacca
Vice-Decano Pietro Francesco Galleffi
Camerlengo Pietro Francesco Galleffi
Protopresbítero Luigi Ruffo Scilla
Protodiácono Giuseppe Albani
Secretário Paolo Polidori
Eleição
Eleito Papa Gregório XVI
(Mauro Alberto Cappellari)
Participantes 45
Ausentes 9
Escrutínios 83
Veto (Jus exclusivae) Do rei Fernando VII da Espanha contra o cardeal Giacomo Giustiniani
Cronologia
Conclave de 1829
Conclave de 1846
dados em catholic-hierarchy.org

O Conclave de 1830 a 1831 foi realizado a partir de 14 de dezembro de 1830 após a morte do Papa Pio VIII. Não foi concluída até a eleição de 2 de fevereiro de 1831 de Bartolomeo Alberto Cappellari como Papa Gregório XVI.

Contexto[editar | editar código-fonte]

O Papa Pio VIII morreu na quinta-feira, 30 de novembro de 1830, aos 69 anos. Em 11 de dezembro, o governador de Roma, Mons. Mons. Benedetto Cappelletti, informou aos cardeais que havia uma conspiração em Roma envolvendo os sobrinhos de Bonaparte do cardeal Joseph Fesch. Uma sob custódia havia sido libertada para o ministro russo, já que sua mãe era a Catarina de Württemberg, nascida na Rússia. Fesch se recusou a pedir aos sobrinhos que deixassem Roma.[1] Uma bomba de papel explodiu sob as janelas do conclave.[2] O conclave abriu em uma atmosfera de alta tensão.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Quando o conclave se reuniu em 14 de dezembro, cerca de 45 dos 54 cardeais vivos participaram; oito dos quais não eram italianos.[2] Bartolomeo Pacca presidiu como decano do Colégio Sagrado .

Inicialmente, os principais candidatos incluíam Emmanuele De Gregorio e Bartolomeo Pacca , que haviam sido papabili no Conclave de 1829, além de Giacomo Giustiniani, que era um diplomata papal de longa data, mas que foi vetado pelo rei Fernando VII de Espanha. Giustiniani havia servido como núncio em Madri e provocou a hostilidade do primeiro-ministro em assuntos eclesiásticos[3] e da rainha Maria Cristina em relação à sucessão.[2]

Desde o primeiro dia do escrutínio, que foi o dia 15, até o dia 27, os votos foram divididos igualmente entre De Gregorio e Pacca. No entanto, ficou claro eventualmente que nenhum dos papabili não vetados poderia obter o apoio de dois terços dos cardeais, e com o príncipe Klemens Wenzel von Metternich querendo que um papa muito forte se mantivesse firme contra o dilúvio de revolução que assombra a Europa na época de o conclave Giuseppe Albani , que liderou a facção austríaca e apoiou Pacca,[1] interveio. Ele propôs Vincenzo Macchi, ex- núncio em Paris , como candidato, mas poucos dos outros cardeais viam Macchi como adequado para o papado. Cardeal Joachim-Jean-Xavier d'Isoard foi instruído pelo rei Luís Filipe I de França a vetar a eleição de Macchi, se necessário.[4] O cardeal Tommaso Bernetti, que disputou com Albani o cargo de secretário de Estado, apoiou De Gregorio.

Cappellari apareceu como uma alternativa para De Gregorio e Macchi apenas quando o conclave estava bem avançado, mas mesmo que Albani trabalhasse contra ele, Cappellari acabou assumindo a liderança e venceu a eleição.

Nenhum conclave desde então durou até uma semana, mas na época nenhum conclave desde 1667 havia durado menos de três semanas. O conclave levou oitenta e três cédulas para entregar uma maioria de dois terços a um candidato, enquanto que nenhum conclave teve mais de quatorze anos.

Cappellari, então sacerdote camaldulense e prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, também foi o último papa que não foi bispo quando eleito.[5]

Brasão Papal do Papa Gregório XVI.
CONCLAVE de 1830-1831
Duração 50 dias
Numero de votações 83
Eleitores 45
Veto usado Rei Fernando VII da Espanha
Papa falecido Pio VIII (1829-1830)
Papa eleito Gregório XVI (1831-1846)

Cardeais eleitores[editar | editar código-fonte]

Composição por Consistório[editar | editar código-fonte]

Cardeais Eleitores[editar | editar código-fonte]

* Eleito Papa

Cardeais Bispos[editar | editar código-fonte]

Cardeais Presbíteros[editar | editar código-fonte]

Cardeais Diáconos[editar | editar código-fonte]

Ausentes[editar | editar código-fonte]

Cardeais Presbíteros[editar | editar código-fonte]

Cardeais Diáconos[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]