Protodiácono – Wikipédia, a enciclopédia livre

Protodiácono lendo o Evangelho.

Um protodiácono, palavra derivada do significado grego proto, primeiro e diakonos, diácono, é um título utilizado nas Igrejas Católica e Ortodoxa.

Tradicionalmente aplica-se a Santo Estêvão, protomártir, por ser o primeiro cristão martirizado e protodiácono, ao ser o primeiro de entre os sete diáconos que nomeiam os apóstolos no Livro dos Atos dos Apóstolos.

Igrejas Ortodoxa e Católica Oriental[editar | editar código-fonte]

O protodiácono é um título honorífico dado a alguns diáconos casados nas Igrejas cristãs orientais. Na Igreja Ortodoxa Russa é um título honorífico dado aos diáconos casados que lhes permite vestir um skufia, chapéu eclesiástico típico dos prelados ortodoxos, de cor bordeaux. O seu título é equivalente ao dos arquidiáconos.

Igreja Latina[editar | editar código-fonte]

Na Igreja Católica Romana, o cardeal mais velho da ordem dos Cardeais-Diáconos é o Cardeal Protodiácono. Tem o privilégio de anunciar uma nova eleição papal no famoso anúncio de Habemus Papam tradicionalmente feito da varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O atual cardeal protodiácono é Renato Raffaele Martino.(Salerno, 23 de novembro de 1932) é um cardeal italiano, presidente emérito do Pontifício Conselho Justiça e Paz.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Protodiácono

Referências

  1. Cardeal não-eleitor desde 18 de outubro de 1992
  2. a b c Cardeal não eleitor
Ícone de esboço Este artigo sobre cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.