Central Line (Metropolitano de Londres) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Central Line (Metropolitano de Londres)

Central Line é uma das linhas do Metropolitano de Londres que atravessa o centro de Londres, de Ealing e Ruislip no oeste a Epping, Essex no nordeste. Colorida vermelho no mapa do metropolitano, a linha serve 49 estações, em 46 milhas. É a linha de tubo mais longa.[1] É também uma das duas únicas linhas da rede do Metrô de Londres a cruzar o limite da Grande Londres, sendo a outra a Metropolitan. Uma das ferrovias de tubo de nível profundo de Londres, os trens são menores do que aqueles em linhas principais britânicas.

A linha foi aberta como a Central London Railway em 1900, cruzando o centro de Londres em um eixo leste-oeste, como a terceira linha de metrô de profundidade a ser construída depois que os trens elétricos os tornaram possíveis. Foi mais tarde estendida para o subúrbio ocidental de Ealing. Após a Segunda Guerra Mundial, a linha foi expandida consideravelmente para os subúrbios recém-construídos, assumindo as rotas suburbanas externas transportadas a vapor nos limites de Londres e além para o leste. Estes planos realizados que tinham sido adiados pela guerra, quando a construção parou e os túneis não usados foram usados como abrigos antiaéreos e fábricas. Entretanto, o crescimento suburbano provou ser menos do que o esperado, e das expansões planejadas uma (para Denham) foi cortada devido a sua posição no Cinturão Verde Metropolitano e outra (a Ongar) ultimamente fechou em 1994 devido ao baixo tráfego.

Em termos de passageiros totais, a linha Central é a linha mais movimentada do Metrô de Londres. Nos anos de 2011/12 mais de 260 milhões de viagens de passageiros foram feitas na linha Central. A linha opera atualmente o segundo serviço mais frequente no Metrô de Londres com 34 trens por hora de funcionamento por meia hora na direção oeste no pico de manhã, e entre 27pph e 30pph durante o resto do pico.[2] Isto faz da linha de trem a mais ocupada e a mais intensivamente usada no Reino Unido: é a única linha de metrô que funciona de leste a oeste através do núcleo central de Londres, funcionando sob o centro comercial de Oxford e o centro financeiro da City. A linha Elizabeth começará a operar em 2018 com serviço completo em 2020, formando integrações com a linha Central em Stratford, Liverpool Street, Tottenham Court Road, Bond Street e Ealing Broadway, reduzindo a atual superlotação nesta área.[3]

História[editar | editar código-fonte]

Expansão[editar | editar código-fonte]

Estações[editar | editar código-fonte]

Ramal de West Ruislip[editar | editar código-fonte]

Ramal de Ealing Broadway[editar | editar código-fonte]

Trecho central[editar | editar código-fonte]

Ramal para Epping[editar | editar código-fonte]

Ramal de Hainault[editar | editar código-fonte]

Estações fechadas[editar | editar código-fonte]

  • British Museum, situada entre Tottenham Court Road et Holborn, aberta em 30 de julho de 1900 e fechada em 24 de setembro de 1933, com a abertura de Holborn.
  • North Weald e Ongar, duas estações situadas além de Epping, et servidas pela Central line de 18 de novembro de 1957 a 30 de setembro de 1994, com o fechamento da linha a leste de Epping.

Estações que mudaram de nome[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Central Line (Metropolitano de Londres)

Referências

  1. «Central line facts». Transport for London. Consultado em 1 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 26 de setembro de 2012 
  2. «Central Line Timetable» (PDF). TfL. Consultado em 7 de julho de 2015 
  3. «Tube Map». TfL. Consultado em 7 de julho de 2015