Celaya – Wikipédia, a enciclopédia livre

México Celaya 
  Cidade  
Símbolos
Brasão de armas de Celaya
Brasão de armas
Lema De Forti Dulcedo
Gentílico Celayense
Localização
Celaya está localizado em: México
Celaya
Coordenadas 20° 32' 05" N 100° 48' 49" O
País México
Estado Guanajuato
História
Fundação 12 de outubro de 1570
Características geográficas
População total 310,413 hab.
Altitude 1,750 m
Fuso horário -6
Código postal 38000
Sítio www.celaya.gob.mx

Celaya é um município do estado de Guanajuato, no México. O município está localizado a sudoeste do estado de Guanajuato, a 50 km ao oeste da cidade de Santiago de Querétaro, e a 260 km da Cidade do México.

Nome e escudo[editar | editar código-fonte]

Celaya tem origem do nome Zalaya que vem do vocabulário Basco, que significa "terra da planície" ou "terra plana", aludindo ao planalto da região conhecida como Bajío mexicano onde está localizada.

O brasão da cidade de Celaya foi consedido pelo vice-rei da Nova Espanha, Don Francisco Fernández de la Cueva, que confirmou a concessão da fundação da cidade.

O escudo é constituído por uma oval emoldurado com uma faixa estilizada adornado com cinco treme de setas (simbolizando as tribos indígenas), contendo no fundo três faixas divididas em azul, vermelho e branco, simbolizando a realeza, a pureza, poder e soberania, respectivamente.

  • A faixa azul continua focada a imagem da Imaculada Conceição, no lado direito deste é o monograma da coroa de Filipe IV, à esquerda é uma gruta em homenagem ao vice-rei Fernández de la Cueva.
  • A faixa branca contém uma representação dos fundadores de Celaya reunidos sob uma algaroba que dava sombra. para o conselho da cidade em primeiro lugar.
  • A faixa vermelha contém o lema em latim, De forti dulcedo ("Da doçura forte") sobre dois braços rendendos braços nus, símbolo da pacificação das tribos Chichimecas, Huachichili e Guamares.

História[editar | editar código-fonte]

Fundação[editar | editar código-fonte]

A cidade foi fundada em uma aldeia indígena chamada Nat-Hi Tha, em Otomi que significa de baixo de algaroba ou em sombra de algaroba; várias espanhois circundaram em torno das Vila de Apaseo e Acambaro que foram instaladas para abastecer os viajantes. Estes espanhois a chamaram de comarca de Mezquital de los Apatzeos.

O epicentro da construção da fortaleza foi o Convento Grande de São Francisco e criação posterior das Casas Reais na Plaza de Armas. Mais tarde as fazendas do entorno, com a ajuda dos afluentes dos rios e San Miguel Apaseo tornou-se, importantes produtores de milho, trigo, pimenta, vinha e maguey para as cidades mineiras dos estados de Guanajuato, Zacatecas e San Luis Potosí, em cuja rato era caminho necessário.

Ficheiro:Casa del Diezmo Celaya - Patio.PNG
Casa do Diezmo, uma das construções históricas de Celaya.

Os espanhois viajantes e moradores do assentamento, foram submetidos a constantes ataques dos índios, para que o então vice-rei da Nova Espanha Don Luís de Velasco, emitisse em 1551 uma carta para instalar uma guarnição para proteger os interesses da coroa.

Apesar da guarnição, a frequência de ataques a turistas, levando os metais preciosos para a capital, obrigou o vice-rei D. Martín Enríquez de Almanza vir pessoalmente para organizar a defesa dos viajantes. Foi durante esta visita quando o colonizador espanhol pediu-lhe para fundar uma cidade com o nome de Villa de la Puríssima Concepción de Zelaya, foi assim que emitiu um mandado para este fim em 12 de outubro de 1570.

Mas a nomeação pela carta, devido às diferenças entre os colonizadores espanhóis, não aconteceu até 1 de janeiro de 1571, quando se encontraram as requisições necessárias para a fundação, deixando a cidade sob a proteção da Imaculada Conceição. Desde então, a única cidade do país comemora o dia em que foi dada autorização para fundação, como a própria fundação.

Os missionários franciscanos tiveram vital importância para o desenvolvimento da cidade, construindo Cemitérios, plantação popular, hospital, um convento do Colégio "Imaculada Conceição", que é umm das instituições antecedente da "Real e Pontifícia Universidade do México", quando construiu a Igreja de São Francisco, O Templo da Terceira Ordem, a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, o Templo da Senhora de Gordon, a Capela das Dores e espaços públicos agora localizado no Centro Histórico.

Em 1597 a ordem das Carmelitas chegaram ao convento da Vila e templos. Em 1609 se estabelecem os Agostinhos ao sul da vila, que também fundaram seu próprio mosteiro e templo. Em 1623 com a construção de um templo dedicado a Nossa Senhora de Trânsito e um hospital, que institui os monges Juaninos na cidade.

Quase um século depois, em 10 de outubro de 1655, a vila conhecida e nomeada nos relatórios do vice-reinado como como Zelaya o Celaya é dada a real autorização para possuir, o título de muito nobre e leal cidade com diretio e brasão, mas o título não é confirmado pelo Rei Filipe IV da Espanha, mais só em 7 de dezembro de 1658 após o pagamento de dívidas para com a coroa.

Não foi até 1719 que os jesuítas, vieram a então cidade de Celaya, criaram a Igreja e Convento da Companhia de Jesus, agora destruída, e instruindo-nos uma melhor técnicas para o cultivo de uvas. Em 1724 na Alameda da cidade eles ergueram o Santuário da Nossa Senhora de Guadalupe.

Período de Independência[editar | editar código-fonte]

Ao iniciar a independência do México, a cidade recebeu um Don Miguel Hidalgo y Costilla, dias depois de anunciar em 16 de setembro de 1810, o Grito de Dolores, (acontecimento desencadeador da Guerra da Independência).

A multidão chegou a Celaya em 20 de setembro de 1810, a acampar nos terrenos da fazenda de Santa Rita, local onde atualmente a empresa está os laboratórios Senosiain. Devido a um transbordamento de rios ao redor, o padre Miguel Hidalgo não poderia chegar à cidade até o dia seguinte. No entanto, ele enviou uma carta ao conselho pedindo aos celayenses rendição incondicional, lembrando que, sob sua custódia tinha 70 espanhol e que se não rendesse a cidade, iriam para morrer. A cidade foi tomada de forma pacífica, em seguida em 21 de setembro nas primeiras manifestações de um exército rebelde no México.

Na pousada de Guadalupe, que ainda está no Centro Histórico da cidade, estava hospedado Hidalgo, onde o então exército organizado de maneira precária.

Em 22 de setembro Hidalgo foi nomeado capitão-general do exército insurgente, por Ignacio Allende, tenente-general entre outros. Foi então preparado para sair para sair de Celaya e tomar a cidade de Guanajuato.

Apesar de Celaya ter sido tomada pelos rebeldes, o exército monarquista em nome do Vice-Rei, recuperou a cidade e colocou uma guarnição para suprimir manifestações de independência.

Não foi até 1822, meses após a consumação da Independência e dada a popularidade de Agustín de Iturbide na proclamação da soberania, o regimento de Celaya chamada na noite de 18 de Maio, aos gritos de "Viva Agustín de Iturbide, imperador do México!". A notícia não demorou a chegar na Cidade do México somando-se ao Congresso discutiu a proposta e aceitar a coroação de Agustín de Iturbide.

Século XIX[editar | editar código-fonte]

Intervenção dos Estados Unidos no México[editar | editar código-fonte]

Durante a intervenção americana no México, o regimento de Celaya, comandado pelo general Pedro Ampudia em Guanajuato, foi o primeiro regimento na luta contra os invasores americanos nas batalhas de Palo Alto e de La Resaca Guerrero, formando então este o primeiro e o segundo regimento de Celaya para regimento auxiliar de Guanajuato.

Intervenção da França no México[editar | editar código-fonte]

Em 1864, o México sofreu intervenção francesa, durante o qual a ocupação das tropas francesas invadiram a parte de Bajío a partir da cidade de San Miguel de Allende avançando para Celaya e de lá para leste, até a subsequente ocupação da cidade de Guanajuato, graças a este Maximiliano do México, que começou a sua visita pelo estado de Guanajuato tão pomposo, nas cidades de Apaseo el Grande Celaya e San Miguel de Allende. Ao abandonar as tropas francesas e do estado, Maximiliano de Habsburgo se viu forçado a fugir da Cidade do México com destino a região Bajío e foi sitiado em Querétaro pela resistência em Celaya e municípios vizinhos defendida por Mariano Escobedo.

Período Porfirianismo[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Porfirismo

O sucesso da Revolução Tuxtepec liderada por Porfirio Díaz contra Sebastián Lerdo de Tejada, quando Porfirio Díaz invadiu Celaya no dia 29 de dezembro de 1876 vindo da cidade de Salamancae nomeou governador de Guanajuato Francis Z. Mena.

Sob o governo de Francisco Z. Mena em Celaya foram instaladas ferrovias que culminariam, em sua primeira fase, para o Bajío, sendo Celaya e León seus destinos finais. Já em 1904 seriam as duas maiores ferrovias da República, da central e nacional através da cidade, ligadas a grandes cidades.

A indústria em Celaya cresceu com os avanços em energia elétrica, o ferro e telefonia, estabelecendo-se na cidade empresas de plantas para fabricação de álcool, óleo e seus derivados de milho, que prevê um reforço para a sua produção agrícola.

No que diz respeito à educação neste período foi inaugurada em Celaya uma das quatro escola modelo do estado, onde a educação dada era positivista, impulsionada pelo governo federal. Durante este período foi construído e inaugurado o edifício Bola de Água de Celaya.

Período revolucionário[editar | editar código-fonte]

Batalla de Celaya.

Durante a era revolucionária na cidade depois de uma série de confrontos sangrentos e dramáticos conhecidos como Batalha de Celaya, entre as forças da vila com 30.000 homens e o exército de Obregon com 15,000 durante os dias 13, 14 e 15 de abril de 1915, resultando os chamados Obregonistas foram vitorioso, embora na batalha o general Álvaro Obregón perdeu um braço, razão pela qual ficou conhecido como o El manco de Celaya.

Obregon realmente perdeu a mão na batalha, mas não em Celaya, mas em uma batalha anterior em León de los Aldama, na fazenda de la Sandía.

Século XX[editar | editar código-fonte]

Inundações[editar | editar código-fonte]

Em agosto de 1973, dadas as fortes chuvas e má administração por parte das autoridades da barragem Ignacio Allende, o rio Laja transbordou, inundando as partes da cidade, incluindo o colonias "Francisco Eduardo Tresguerras", "insurgentes", "El Zapote" e "Alameda", foram registrados danos materiais.

A explosão de Celaya[editar | editar código-fonte]

No domingo 26 de setembro de 1999, também conhecido como O domingo negro ocorreu até agora a maior tragédia da cidade em uma loja que armazenadas grandes quantidades de fogos de artifício. No total, as primeiras explosões foram de 3, devido ao fogo de artifício e pólvora a segunda maior foi a de um tanque de gás LP de 1000 litros que causou mais mortes. A loja estava localizada em uma importante área comercial com tráfego intenso na Avenida Antonio Plaza em que é também é a central de ônibus Celaya. Naquele dia, houve uma grande quantidade de mortos e vários feridos, entre os quais três paramédicos.[1] um dos paramédicos de emergência, era membro voluntário do Corpo de Bombeiros e um era de Celaya Cruz Amber.[2]

O auge de Celaya[editar | editar código-fonte]

Ficheiro:Boulevard.PNG
Boulevard "Adolfo López Mateos".

Passado o período pós-revolucionário, Celaya ficou ligada por várias estradas e rodovias modernas, aeroportos e ferrovias para distribuir sua expansão agrícola, industrial, comercial e pecuária. Isso combinou-se com o crescimento da região, que ganhou a designação de "Porta de ouro do Bajío".

Com isso, os produtos de Celaya foram espalhados por todo o país, inclusive começou a fazer uma sobremesa tradicional conhecida para consumo familiar e cujos nomes parecem inseparáveis: o famoso caramelo de Celaya. Esta compota é feita com leite de cabra engrossado pela fervura e açúcar mascavo, frutas mistas (passas, nozes, pinhões), é embalado em potes de madeira.[3]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localização de Celaya no estado de Guanajuato.

A cidade de Celaya é delimitada a norte pelo município de Comonfort, a leste pelos municípios de Apaseo el Grande e Apaseo el Alto, a sul pelo município de Tarimoro oeste pelos municípios de Cortázar e Villagrán, a noroeste pelo município de Santa Cruz de Juventino Rosas. Celaya tem uma área de 560,97 km². A maior parte do município consiste na planície da região Bajío. Celaya é atravessada de norte a sudoeste do afluente do rio Laja de Rio Lerma.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima em Celaya em bastante variável e úmido, com teperaturas médias amenas, pode ser muito quente no verão com temperaturas acima dos 30 °C, e no inverno as minímas podema ficar abaixo de 0 °C, por conta da sua localização em uma região muito alta no México.


Dados climatológicos para Celaya
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Ano
Temperatura máxima recorde (°C) 36 33 39 39 38 38 33 33 36 34 35 34 33
Temperatura máxima média (°C) 27 29 33 35 35 32 29 29 30 30 30 27 27
Temperatura mínima média (°C) 5 6 8 11 13 15 14 14 13 11 9 7 11
Temperatura mínima recorde (°C) −2 −3 −3 3 6 8 7 8 3 4 −1 −5 5
Precipitação (mm) 101 30 56 64 86 226 406 288 203 149 64 39 1 712
Fonte: Servicio Meteorológico Nacional[4] 07/04/2010

Demografia[editar | editar código-fonte]

Segundo estudos do II Contagem da População e Habitação 2005, conduzido pelo Instituto Nacional de Estatística, Geografia e Informática, o INEGI a cidade de Celaya tinha um total de 310.413 habitantes, dos quais 148.253 são homens, e 162,160 são mulheres.

Econômia[editar | editar código-fonte]

Ficheiro:Parque Celaya.PNG
Centro comercial "Parque Celaya".

As atividade econômica de Celaya são principalmente a indústria, o serviços e de negócios, bem como atividades econômicas crescente milho, alfafa e sorgo e da criação de gado e cabra.

Celaya foi desenvolvida inicialmente na agricultura, pecuária e artesanato, como um bastão da agricultura e do comércio na região e do estado, e mais tarde tornou-se numa encruzilhada para os impostos tornou-se aduana colonial.

Celaya agora se mantém como ponto logístico para o estado e nação, através da criação de novas empresas industriais e comerciais, tirando partido do seu território, como ferroviários, rotas rodoviárias e aeroporto doméstico, sem esquecer o desenvolvimento da forma tradicional que dá fama no país. Tudo isso graças à sua proximidade em relação a Cidade do México e a cidade de Santiago de Querétaro, além de ser um elemento essencial nas estradas que liga os município do Bajío.

Educação[editar | editar código-fonte]

Celaya por sua relativa importância regional, estatal e nacional conta com múltiplos centros educativos de nível superior, nível medio e nível básico, tanto públicos e privados.

Institutos, centros, escolas e universidades[editar | editar código-fonte]

Pessoas importantes de Celaya[editar | editar código-fonte]

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Cruz Vermelha Celaya. «Cruz vermelha na tragédia de Celaya» (em espanhol). Consultado em 17 de abril de 2010 
  2. CNN. «Explosões de fogos de artifício em cidade do México, matando 56» (em espanhol). Consultado em 17 de abril de 2010 
  3. E-local. «História de Celaya na Enciclopédia dos Municípios do México» (em espanhol). Consultado em 17 de abril de 2010 
  4. «Servicio Meteorológico Nacional - Celaya, México» (em espanhol). SMN 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Celaya


México | Guanajuato
Municípios:

Abasolo | Acámbaro | Allende | Apaseo el Alto | Apaseo el Grande | Atarjea | Celaya | Manuel Doblado | Comonfort | Coroneo | Cortazar | Cuerámaro | Doctor Mora | Dolores Hidalgo | Guanajuato | Huanímaro | Irapuato | Jaral del Progreso | Jerécuaro | León | Moroleón | Ocampo | Pénjamo | Pueblo Nuevo | Purísima del Rincón | Romita | Salamanca | Salvatierra | San Diego de la Unión | San Felipe | San Francisco del Rincón | San José Iturbide | San Luis de la Paz | Santa Catarina | Santa Cruz de Juventino Rosas | Santiago Maravatío | Silao | Tarandacuao | Tarimoro | Tierra Blanca | Uriangato | Valle de Santiago | Victoria | Villagrán | Xichú | Yuriria.