Bohdan Paczyński – Wikipédia, a enciclopédia livre

Bohdan Paczyński
Bohdan Paczyński
Nascimento 8 de fevereiro de 1940
Vilnius, Lituânia
Morte 19 de abril de 2007 (67 anos)
Princeton, Estados Unidos
Nacionalidade Polónia Polonês
Alma mater Universidade de Varsóvia
Prêmios Medalha Karl Schwarzschild (1981), Medalha Eddington (1987), Prêmio Dannie Heineman de Astrofísica (1992), Medalha Henry Draper (1997), Medalha de Ouro da RAS (1999), Prêmio Bruno Rossi (2000), Medalha Bruce (2002), Henry Norris Russell Lectureship (2006)
Orientador(es)(as) Stefan Piotrowski, Włodzimierz Zonn
Instituições Academia de Ciências da Polônia, Universidade de Princeton
Campo(s) Astronomia

Bohdan Paczyński ou Bohdan Paczynski (Vilnius, 8 de fevereiro de 1940Princeton, 19 de abril de 2007) foi um astrônomo polonês.

Paczyński é originário de uma família de um advogado e de uma professora de literatura polonesa. Em 1945 sua família estabeleceu-se em Cracóvia, e em 1949 em Varsóvia. Com dezoito anos Paczyński publicou seu primeiro artigo científico na Acta Astronomica. Entre 1959 e 1962 estudou astronomia na Universidade de Varsóvia. Dois anos depois recebeu um doutorado, orientado por Stefan Piotrowski e Włodzimierz Zonn.

Em 1962 Paczyński tornou-se membro do Centro de Astronomia da Academia Polonesa de Ciências, onde continuou a trabalhar por quase 20 anos. Em 1974 obteve a habilitação e em 1979 tornou-se professor. Devido a seus trabalhos sobre astronomia teórica, com 36 anos de idade, foi o mais jovem membro da Academia Polonesa de Ciências.

Em 1981 Paczyński visitou o Estados Unidos, onde apresentou uma série de palestras no Caltech para ex-estagiários em seu instituto baseado em Varsóvia. Após a introdução da lei marcial na Polónia, decidiu ficar no Estados Unidos.

Paczyński foi o iniciador da Optical Experiment lente gravitacional (OGLE, liderado por Andrzej Udalski do Observatório da Universidade de Varsóvia) e All Sky Survey Automated (ASAS, criado juntamente com Grzegorz Pojmański ).

Seus novos métodos de descoberta de objetos cósmicos e medição de sua massa usando lentes gravitacionais fez ele ganhar reconhecimento internacional, sendo ele o inventor do termo microlente . Ele também foi um dos primeiros defensores da ideia de que explosões de raios gama são a distâncias cosmológicas.

Sua pesquisa concentrou-se na evolução estelar, lentes gravitacionais, microlente gravitacional, estrelas variáveis​​, as explosões de raios gama e na estrutura galáctica .

Em 1999, ele se tornou o primeiro astrônomo a receber todos os três principais prêmios da Royal Astronomical Society , ao vencer a medalha de ouro, tendo conquistado a medalha de Eddington em 1987 e George Darwin Lectureship em 1995. [2] Ele foi homenageado com o título de doutor honoris causa pela Universidade de Wroclaw, na Polónia (em 29 de junho de 2005) e Nicolaus Copernicus University em Toruń na Polónia (em 22 de setembro de 2006).

Morreu vitimado por câncer no cérebro em 19 de abril de 2007, em Princeton, Nova Jersey.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Robert Ladislav Parker e James Peebles
Medalha de Ouro da Royal Astronomical Society
1999
com Kenneth Budden
Sucedido por
Leon Lucy e Robert Hutchinson


Ícone de esboço Este artigo sobre um astrônomo/astrónomo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.