Jean-Louis Pons – Wikipédia, a enciclopédia livre

Jean-Louis Pons
Jean-Louis Pons
Nascimento 24 de dezembro de 1761
Peyre
Morte 14 de outubro de 1831 (69 anos)
Florença (Grão-Ducado da Toscana)
Nacionalidade Francês
Cidadania Reino da França
Ocupação astrônomo, discoverer of comets
Prêmios Prêmio Lalande (1818), Medalha de Prata da RAS (1824)
Campo(s) Astronomia

Jean-Louis Pons (Peyre, 24 de dezembro de 176114 de outubro de 1831) foi um astrônomo francês.

Apesar de um começo humilde e de ser autodidata, foi o maior descobridor de cometas identificáveis a olho nu: entre 1801 e 1827 Pons descobriu trinta e sete cometas, mais do que qualquer outra pessoa.

Vida[editar | editar código-fonte]

Pons nasceu em Peyre, Altos Alpes, em uma família pobre, tendo recebido pouca educação escolar. Em 1789 começou a trabalhar no observatório de Marselha como concierge, e gradualmente ganhou experiência para auxiliar os astrônomos com observações. Aprendeu por conta própria a fazer suas próprias observações, mostrando habilidade notável em lembrar campos de estrelas e anotar mudanças nas mesmas.

Em sua carreira astronômica inicial, o despretensioso e confiante Pons foi frequentemente alvo de piadas dos astrônomos mais experientes. Franz Xaver von Zach em uma ocasião aconselhou-o a procurar cometas quando as manchas solares eram visíveis, mas ao fazê-lo Zach pode inadvertidamente tê-lo dado um bom conselho.[1]

Carreira como astrônomo[editar | editar código-fonte]

Pons fez sua primeira descoberta de um cometa, conjuntamente atribuída a Charles Messier, em 11 de julho de 1801. Possivelmente usou telescópios e lentes desenvolvidos por ele mesmo; o seu "Grand Chercheur" foi possivelmente um instrumento de grande abertura e pequena distância focal, similar a um buscador de cometas.[2] Contudo, ele não foi um anotador de suas observações especialmente diligente, e suas notas eram extremamente vagas.[2]

Em 1819 tornou-se diretor do novo observatório de Marlia próximo a Lucca, o qual deixou em 1825 para ensinar astronomia na La Specola, em Florença.

Descobriu quatro cometas periódicos, dois dos quais, 7P/Pons–Winnecke e 12P/Pons-Brooks, levam seu nome. Um observado em 26 de novembro de 1818 foi denominado cometa Encke, homenagem a Johann Franz Encke, que calculou sua órbita e seu notável curto período (Encke, contudo, continuou a referir-se ao mesmo como "cometa Pons"). Pons também descobriu o cometa antigamente denominado "Pons-Coggia-Winnecke-Forbes" e atualmente conhecido como 27P/Crommelin, em homenagem a Andrew Crommelin, que calculou sua órbita.

Pons recebeu o Prêmio Lalande em 1818, por sua descoberta de três cometas naquele ano.

Em 1827 sua visão começou a declinar, mas ele continuou suas observações até próximo de sua morte.

Referências

  1. Calder, N. Comets: Speculation and Discovery, Courier, 1994, p.80
  2. a b Roemer, E. Jean Louis Pons: Discoverer of Comets, San Francisco: Astronomical Society of the Pacific, 1960, p.2
Fontes[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Medalha de Prata da Royal Astronomical Society
1824
com Karl Rümker
Sucedido por
William Samuel Stratford e Mark Beaufoy


Ícone de esboço Este artigo sobre um astrônomo/astrónomo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.