Cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Cachorro-do-mato.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCachorro-do-mato-de-orelhas-curtas[1]


Estado de conservação
Quase ameaçada
Quase ameaçada (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Género: Atelocynus
Espécie: A. microtis
Nome binomial
Atelocynus microtis
Sclater, 1883
Distribuição geográfica
• presente
presente

O cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas (nome científico: Atelocynus microtis) ou raposa-de-orelhas-pequenas, é um mamífero da família Canidae que ocorre em parte da América-do-sul.[2] Pouco se sabe sobre esta rara espécie, seus hábitos e distribuição, por ser muito difícil de ser avistada.[3]

Duas subespécies são conhecidas:[4]

  • Atelocynus microtis microtis
  • Atelocynus microtis sclateri

Caracterização[editar | editar código-fonte]

Mede aproximadamente 35 cm de altura e entre 42 a 100 cm de comprimento, pesando aproximadamente 10 kg quando adulto.[carece de fontes?] Sua cauda possui 30 cm. Suas orelhas medem de 3 a 5 cm.

As fêmeas são até um terço maiores que os machos. Expectativa de vida e tempo de gestação são desconhecidos.[5]

Sua coloração comum é marrom-escuro, com tonalidades brancas mesclada, com exceção da cauda, que é de cor preta. Na parte superior das costas e da cauda, existe uma faixa escura e uma mecha de cor clara na parte inferior da base da cauda.

Distribuição e habitat[editar | editar código-fonte]

É naturalmente encontrado da Colômbia até a Bolívia e do Equador até a região norte do Brasil, passando pelo Peru. No Brasil, entretanto, registros da espécie já foram confirmados a partir de um pouco mais ao leste do Pará e no Amazonas. No nordeste há avistamentos históricos não confirmados, onde a espécie é conhecida como gaxite ou guará. Sua presença foi sugerida na Venezuela por Hershkovitz (1961), porém nunca confirmada. Várias hipóteses para esta espécie foram publicadas, indicando a presença da espécie ao longo de toda Floresta Amazônica e também nas Florestas dos Andes e em regiões de Savana.

A espécie foi registrada em uma ampla variedade de habitats de várzea, incluindo a floresta terra firme, pântanos, plantações de bambu e sucessão ao longo de rios, demonstrando enorme adaptabilidade. Registros são raros em áreas de perturbação humana como perto de cidades ou em zonas agrícolas. Não é certamente descrito que este animal seja capaz de habitar além de locais úmidos e várzeas florestais.

A provável diminuição de sua população é, em teoria, atribuída a doenças adquiridas de cães domésticos.[2] Acredita-se que sua população esteja em processo de recuperação.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

Possui hábitos solitários e só procura um parceiro na época do acasalamento. O macho é dotado de uma glândula anal que produz uma secreção com cheiro forte que é utilizada para marcar seu território.

Evita contato humano.

Dieta[editar | editar código-fonte]

É um animal essencialmente carnívoro. Sua dieta é composta por peixes, insetos, pequenos mamíferos, anfíbios, aves, répteis e frutas.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Wozencraft, W.C. (2005). Wilson, D.E.; Reeder, D.M. (eds.), ed. Mammal Species of the World 3 ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press. pp. 532–628. ISBN 978-0-8018-8221-0. OCLC 62265494 
  2. a b «Short-eared dog». canids.org. Consultado em 24 de Janeiro de 2021 
  3. Fieweger, Emily; Giraud, Sam. «Atelocynus microtis (short-eared dog)». Animal Diversity Web (em inglês). Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  4. «Mammal Species of the World - Browse: microtis». www.departments.bucknell.edu. Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  5. «ebcc». web.archive.org. 16 de outubro de 2012. Consultado em 24 de janeiro de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre carnívoros, integrado no Projeto Mamíferos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas