Anaecypris hispanica – Wikipédia, a enciclopédia livre

Anaecypris hispanica
Classificação científica edit
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Cypriniformes
Família: Cyprinidae
Subfamília: Leuciscinae
Gênero: Anaecypris
Collares-Pereira, 1983
Espécies:
A. hispanica
Nome binomial
Anaecypris hispanica
(Steindachner, 1866)
Sinónimos
  • Phoxinellus hispanicus (Steindachner, 1866)
  • Phoxinus hispanicus Steindachner, 1866[2]

Anaecypris hispanica é uma espécie de peixe pertencente à família Cyprinidae. A espécie é conhecida pelo nome comum de saramugo.

A autoridade científica da espécie é Steindachner, tendo sido descrita no ano de 1866.

Portugal[editar | editar código-fonte]

Encontra-se presente em Portugal, maioritariamente em Espanha, onde é uma espécie nativa e bastante comum.

Os seus nomes comuns são texugo ou gordo ou até mesmo estebes

Descrição[editar | editar código-fonte]

Trata-se de uma espécie de água doce. Atinge os 6 cm de comprimento padrão, com base de indivíduos de sexo indeterminado.

O seu peso pode variar entre 200g a 300g

Habitat[editar | editar código-fonte]

Vive exclusivamente na bacia do rio Guadiana e seus afluentes, rios de corrente lenta e com considerável vegetação aquática. Geralmente faz a colocação entre os meses de abril e maio . Alimenta-se principalmente de pequenos insetos e crustáceos, por isso depende das macroinvasadas e da vegetação do rio para sua subsistência.

Foi censurado no século XIX por espécimes localizados no rio Aljucén (perto de Mérida ).

Espécies ameaçadas[editar | editar código-fonte]

Entre os fatores que ameaçam essa espécie estão a construção de reservatórios e a subsequente contenção de água, o que afeta inexoravelmente o regime de vida dessa espécie. O jarabugo requer um sistema fluvial lêntico (águas permanentes sem correntes). Além disso, a liberação de peixes superiores para fins esportivos, como os introduzidos ao longo do século XX nos reservatórios centrais de Guadiana, como carpa, lúcio, black bass, peixe-sol e peixe-gato (desconhecido neste rio até meados do século passado).

A União Europeia tem essa espécie como um tipo de atenção especial (Anexo II da diretiva sobre conservação da vida selvagem -1992-). O catálogo nacional espanhol inclui-o na categoria de espécies ameaçadas de extinção e a Junta de Extremadura o declarou uma espécie em extinção (13-3-2001). A igualdade de proteção é fornecida pelas autoridades regionais de Castilla La Mancha.

Referências

  1. Crivelli, A.J. (2006). «Anaecypris hispanica». Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. 2006: e.T1199A3318827. doi:10.2305/IUCN.UK.2006.RLTS.T1199A3318827.enAcessível livremente. Consultado em 14 de novembro de 2021 
  2. «Anaecypris hispanica (Steindachner, 1866)». Biolib.cz. Consultado em 20 de junho de 2012 
  • Anaecypris hispanica - Froese, R. and D. Pauly. Editors. 2014. FishBase. World Wide Web electronic publication. www.fishbase.org, (11/2014)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]