Zacarias (profeta) – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Não confundir com Zacarias (Pai de João).
Zacarias
Zacarias (profeta)
Zacarias representado em um ícone russo.
Profeta
Veneração por Cristianismo
Judaísmo
Atribuições Livro de Zacarias
Portal dos Santos

Zacarias (em hebraico: זְכַרְיָה; "Lembrou do Senhor"), foi um dos profetas pós-exílicos do Antigo Testamento (ou Tanakh, no Judaísmo) ele é o autor do Livro de Zacarias.

Zacarias é um nome teofórico, com o sufixo -iah uma forma curta do tetragrama, que era muito comumente utilizado nesta época para nomes de pessoas e lugares.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele foi contemporâneo de Ageu (Esdras 5:1). Com Ageu, ele foi chamado para despertar os judeus que retornaram, para completar a tarefa de reconstruir o templo (Esdras 6:14).[1] Como filho de Baraquias, filho de Ido, ele era de umas das famílias sacerdotais da tribo de Levi. Ele é um dos mais messiânicos de todos os profetas do Antigo Testamento, dado referências distintas e comprovadas sobre a vinda do Messias.

Ele foi um profeta do Reino de Judá, e foi o décimo primeiro profeta dos doze profetas menores. Conforme Ezequiel, ele foi um profeta do exílio. Ele descreveu a si mesmo (Zacarias 1:1) como "o Filho de Baraquias." Em Esdras, foi chamado "o filho de Ido," que foi na realidade seu avô. Sua carreira profética iniciou-se no segundo ano de Dario I, Rei do Império Aquemênida (520 a.C.), cerca de seis anos antes do primeiro grupo que retornou do exílio babilônico.

Há indícios no Targum das Lamentações de que "Zacarias, filho de Ido" teria sido morto no Templo,[2] apesar de os estudiosos acreditarem ser esta uma referência para personalidade bíblica Zacarias, filho de Joiadá. Em Mateus 23:35, Jesus informa que Zacarias, filho de Baraquias, foi morto entre o santuário e o altar.

Referências

  1. J. D. Douglas, Merrill C. Tenney, Zondervan Illustrated Bible Dictionary, Zondervan Academic, USA, 2011, p. 1552
  2. Lamentações 2:20: "Vê, ó SENHOR, e considera a quem fizeste assim! Hão de comer as mulheres o fruto de si mesmas, as crianças que trazem nos braços? Ou matar-se-á no santuário do Senhor o sacerdote e o profeta?"

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Zacarias (profeta)
Ícone de esboço Este artigo sobre judaísmo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.