Yorkshire – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Este artigo é sobre o condado inglês. Para outros significados, veja Yorkshire (desambiguação).
Condado de Yorkshire
Sede do condado
população (ano)
York
5.4 Milhões de Habitantes (2021[1])
Superfície 15500 km2
População 5 288 200 (2017)

Yorkshire é o maior condado histórico da Inglaterra, cobrindo aproximadamente 15 000 km², com uma população de 5,4 milhões de habitantes[2].

É limitado ao norte pelos condados de Durham (ao longo do rio Tees) e Westmorland, a oeste por Lancashire (ao longo da cadeia de montanhas conhecidas como Pennines) e Cheshire, ao sul por Derbyshire, Nottinghamshire e Lincolnshire (ao longo do estuário Humber), e a leste pelo Mar do Norte.

Yorkshire é tradicionalmente subdividido em West Yorkshire, North Yorkshire e East Riding of Yorkshire (em inglês, respectivamente: North Riding, West Riding e East Riding. Riding é palavra originária do norueguês antigo þriðing, que significa "terça parte"). A sede do condado, a cidade de York, não não faz parte de nenhum dos Ridings.

Atualmente, grande parte de Yorkshire, junto com uma pequena parte de Lincolnshire formam a região inglesa de Yorkshire and the Humber[3], e é também subdividida em diversos condados administrativos.

O símbolo do condado é a rosa branca da Casa de York[4]. Existe o "Dia de Yorkshire" comemorado a 1 de Agosto.

História[editar | editar código-fonte]

A região foi primeiramente ocupada depois do fim da Idade do Gelo, por volta de 7000 a.C[5]. Durante o primeiro milênio depois de cristo foi ocupado por romanos, anglos e viquingues. Muito da dialética palavrial e aspectos de pronúncia de Yorkshire derivam do Nórdico Antigo, devido à influência dos viquingues nessa região. O nome, Yorkshire, apareceu escrito pela primeira vez na Crônica Anglo-Saxônica, em 1065. O condado era originalmente composto de três seções chamadas "Thrydings", subsequentemente referidas como "Ridings".

Seguindo a Conquista Normanda da Inglaterra em 1066, Yorkshire ficou submetido à perturbação vinda do Norte, o que causou grandes dificuldades[5]. A área ficou conhecida por revoltas e rebeliões no período Tudoriano (1485-1630). Durante a Revolução Industrial, o West Riding tornou-se a 2ª mais importante área de manufatura no Reino Unido, enquanto nos East e North Ridings continuaram predominando as indústrias de pesca e agricultura[6]. Nos tempos modernos, a economia de Yorkshire sofreu um declínio na manufatura, o que afetou suas tradicionais indústrias de carvão, aço, e navegação.

Personalidades famosas nascidas em Yorkshire[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Population of Yorkshire 2021/2022 – UK Population Data» (em inglês). Consultado em 3 de junho de 2022 
  2. «English Counties by Population and Area 2021/2022 – UK Population Data» (em inglês). Consultado em 3 de junho de 2022 
  3. Local Government Association. «Yorkshire and Humber – regional profile» (PDF) 
  4. «yorkshire county symbol - Pesquisa Google». www.google.com. Consultado em 3 de junho de 2022 
  5. a b «A History of Yorkshire». Local Histories (em inglês). 14 de março de 2021. Consultado em 3 de junho de 2022 
  6. «Yorkshire county industrial revolution - Pesquisa Google». www.google.com. Consultado em 3 de junho de 2022 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.