Yeshivá – Wikipédia, a enciclopédia livre

Yeshivá (do hebraico ישיבה, "assento (subst.)" pl. yeshivot, em português: Jessibá), são as instituições que incidem sobre o estudo de textos religiosos tradicionais, principalmente o Talmud e a Torá. O estudo geralmente é feito através de shiurim diária (palestras ou aulas) e em pares de estudo chamados chavrutas (aramaico para "amizade"[1] ou "companhia"[2]). O estilo de aprendizagem Chavruta é uma das características únicas da yeshiva.

Nos Estados Unidos e Israel, os diferentes níveis de ensino yeshiva têm nomes diferentes. Nos Estados Unidos, os alunos da escola primária estão matriculados em uma yeshiva, pós-Bar Mitzvah — estudantes de idade ginasial em um mesivta, e estudantes de nível de graduação estudam em um Beit midrash ou gedola yeshiva (em hebraico: ישיבה גדולה , lit. "grande yeshiva" ou "grande yeshiva"). Em Israel, os alunos da escola primária estão matriculados em uma Talmud Toráou cheder, pós-bar mitzvah em um Ketana yeshiva (em hebraico: ישיבה קטנה, lit. "pequena yeshiva"), e em nível superior estudam em uma yeshiva gedola.[3][4]

As yeshivot geralmente são instituições judaicas ortodoxas, e geralmente abrigam rapazes ou homens. A instituição equivalente para mulheres é a midrashá, embora o termo yeshivá possa ser usado também para uma instituição.

Uma yeshivá com um enfoque para estudo independente e que fornece sustento para estudantes do sexo masculino casados é conhecida como kolel.

Referências

  1. Liebersohn, Aharon (2006). World Wide Agora. [S.l.: s.n.] p. 155. ISBN 978-965-90756-1-4 
  2. Forta, Arye (1989). Judaism. [S.l.]: Heineman Educational. p. 89. ISBN 0-435-30321-X 
  3. Berezovsky, Rabbi Sholom Noach (2001). Nesivos Sholom. [S.l.: s.n.] p. 211. ISBN 1-58330-495-9 
  4. Kramer, Doniel Zvi (1984). The Day Schools and Torah Umesorah: The seeding of traditional Judaism in America. [S.l.]: Yeshiva University Press. p. xiv 
Ícone de esboço Este artigo sobre judaísmo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.