Yakov Permyakov – Wikipédia, a enciclopédia livre

Yakov Permyakov
Nascimento século XVII
Morte 1712
Cidadania Czarado da Rússia
Ocupação explorador

Yakov Permyakov (em russo: Яков Пермяков) (?- 1712) foi um navegador, explorador e comerciante russo, que pertencia ao povo cossaco.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Localização da baía do rio Yana, em cujas águas congeladas foi assassinado Yakov Permyakov.

Em 1710, enquanto navegava do rio Lena até ao rio Kolyma, Permyakov observou a silhueta de umas ilhas então desconhecidas no mar em duas ocasiões distintas. Uma era Bolshoy Lyakhovsky e a outra as ilhas Medvyezhi (os nomes só foram atribuídos muitos anos depois).

Em 1712, Permyakov e o seu companheiro Merkuri Vaguin cruzaram sobre o gelo a baía do Yana. Partindo da foz do rio Yana, chegaram até à ilha Bolshoy Lyakhovsky e exploraram a então desconhecida ilha.

Durante o regresso desta exploração, os membros da expedição provocaram um motim. Permyakov e Vaguin foram assassinados sobre o gelo da baía. Os cossacos tomaram o cadáver de Permyakov e incineraram-no. Não se sabe o que fizeram com as cinzas, mas os restos mortais do navegador nunca foram encontrados.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Yakov Permyakov».