Xinhua – Wikipédia, a enciclopédia livre

Xinhua
Xinhua
Nome nativo 新华通讯社
Agência de notícias
Atividade
Sede Pequim, China
Área(s) servida(s) Internacional
Proprietário(s) República Popular da China (instituição pública)
Website oficial portuguese.news.cn (em português)

A Nova China ou Xinhua (chinês simplificado: 新华通讯社; chinês tradicional: 新華通訊社; pinyin: Xīnhuá tōngxùnshè) é a agência estatal de notícias oficial do governo da República Popular da China,[1] sendo a maior agência de notícias do país.[2] Tem edições em inglês, francês, russo, árabe, espanhol, japonês, coreano, alemão e português. A agência oferece a emissão de "notícias de economia, política, sociedade, cultura, desporto e tecnologia".[1]

História[editar | editar código-fonte]

Depende do Conselho Estadual da República Popular da China. Os críticos consideram que é um instrumento de propaganda do Estado. Repórteres sem Fronteiras classificou a Xinhua como a maior agência de propaganda do mundo.

Tem mais de 10.000 funcionários, 31 escritórios na China e 107 no estrangeiro. A maioria dos meios de comunicação da China deve utilizar os seus serviços. Xinhua também mantém várias publicações nas seis línguas oficiais da Organização das Nações Unidas (árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo). Também tem transmissões em português e alemão.

A redução progressiva das ajudas de Estado, que se manteve em 40% dos custos, tem forçado a agência a procurar alternativas de financiamento.

A Sede Central em Pequim

A agência foi fundada em novembro de 1931 como a Nova Agência da China Vermelha e foi rebatizada em 1937. A sede está situada em Pequim, e a Xinhua estabeleceu o seu primeiro escritório no exterior em 1948.

Referências

  1. a b «Agência oficial chinesa Xinhua lançou portal em português». Diário de Notícias. Agência Lusa. 5 de agosto de 2016 
  2. «Top 200 News Agencies» (em inglês). International Media and Newspapers. Consultado em 6 de Agosto de 2018 
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Xinhua

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a China é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.