Wout van Aert – Wikipédia, a enciclopédia livre

Wout van Aert
Informação pessoal
Nome nativo Wout van Aert
Nascimento 15 de setembro de 1994 (29 anos)
Herentals
Estatura 187 cm
Cidadania  Bélgica
Ocupação ciclista desportivo (en)
Prémios Belgian Sportsman of the year, Flandrien of the Year, Flandrien of the Year, Flandrien of the Year
Informação equipa
Equipa atual Team Jumbo-Visma
Desporto Ciclismo
Disciplina Ciclocross e estrada
Função ciclocross, Sprinter e contrarrelógio
Tipo de corredor Classicómano
Equipas profissionais
2012-28.02.2014
01.03.2014-2016
2017-18.9.2018
10.2018-02.2019
03.2019-
Telenet-Fidea
Crelan-Vastgoedservice
Vérandas Willems-Crelan
Cibel-Cebon Offroad
Team Jumbo-Visma
Maiores vitórias
-Estrada:

GV - Camisolas complementares e etapas:
Tour de France:
9 etapas
Monumentos:
Milão-Sanremo (2020)
Clássicas:
Strade Bianche (2020)
Gante-Wevelgem (2021)
Amstel Gold Race (2021)
Campeonatos nacionais:
Campeonato da Bélgica Contrarrelógio x2 (2019 e 2020)
Campeonato da Bélgica em Estrada (2021)
-Ciclocross:
Campeonatos internacionais:
Campeonato do Mundo x3 (2016, 2017 e 2018)
Campeonatos nacionais:
Campeonato da Bélgica de Ciclocross x4 (2016, 2017, 2018 e 2021)

Estatísticas
Wout van Aert no ProCyclingStats


Wout van Aert (Herentals, Amberes, 15 de setembro de 1994) é um ciclista profissional belga que corre na equipa Jumbo-Visma.

Considera-se-lhe um classicómano, graças às suas grandes atuações tanto na rota como no ciclocross. Destacou-se em grandes competições em estrada; em seus primeiros aparecimentos em corridas como a Strade Bianche, o Volta à Flandres e a Paris-Roubaix se mediu cotovelo a cotovelo com ciclistas da talha de Philippe Gilbert, Peter Sagan ou Greg Van Avermaet, conseguindo destacadas atuações. A sua corrida favorita é a Paris-Roubaix.[1]

Na disciplina do ciclocross tem sido campeão mundial elite no 2016, 2017 e 2018, e campeão na categoria sub-23 em 2014.

Em 2021 venceu uma medalha de prata na prova de cicilismo de estrada dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020, realizados em Tóquio.[2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Membro da equipa juvenil de Telenet-Fidea na categoria junior, Wout van Aert ganhou em 2011 o ciclocross de Ruddervoorde, a primeira rodada de Superprestige juniors 2011-2012. Uns meses mais tarde, foi medalhista de prata no Campeonato Mundial Juvenil de Ciclocross.

Evoluiu na categoria sub-23 a seguinte temporada. Ganhou a classificação geral Superprestige Espoirs, ganhando em três das oito rodadas (Zonhoven, Asper-Gavere e Gieten). Também ganhou o International Sluitingsprijs em Oostmalle e terminou segundo na Copa do Mundo. O treinador nacional Rudy De Bie considerou-o a revelação da temporada. No campeonato mundial, Wout van Aert obteve a medalha de bronze da corrida sub-23.

Em novembro de 2013, anunciou que unir-se-ia à nova equipa continental Vastgoedservice-Golden Palace em março de 2014, para decepção dos líderes de Telenet-Fidea.

Em 2014 converteu-se em campeão europeu sub-23 de ciclocross. Durante esta temporada, correu mais com frequência com a elite.

a 22 de novembro de 2014, à idade de 20 anos, ganhou a corrida da Copa do Mundo em Koksijde durante sua primeira participação numa rodada de elite da Copa do Mundo. Também ganhou cinco rodadas do Banque Bpost Trophy e quatro rodadas da Superprestige sub-23. Também se lhe permite correr o campeonato mundial com os elites e não com os menores de 23 anos. Ganhou a medalha de prata mundial por trás de Mathieu van der Poel. Uma semana depois, ganhou o ranking geral do Troféu Banque Bpost.

Começou a temporada de ciclocross 2015-2016 ganhando sucessivamente a primeira rodada da Copa do Mundo nas Vegas, logo o Superprestige, o Troféu Banque Bpost e o Soudal Classic.

Ganhou o título do Campeonato Mundial de 2016 em Heusden-Zolder, bem como as classificações finais para a Copa do Mundo, Superprestige, o Troféu Banque Bpost e o campeonato belga. Retomou a participação em provas em estrada ganhando a contrarrelógio da primeira etapa da Volta à Bélgica, por adiante do múltiplo campeão mundial Tony Martin.

Durante a temporada de 2016-2017 ganhou as duas primeiras rodadas da Copa do Mundo e terminou terceiro no Campeonato da Europa. Em janeiro de 2017, conservou seu título de campeão mundial de ciclocross. Em agosto terminou terceiro na corrida Dwars door het Hageland em Bélgica.

No entanto, ao retirar de seu rival van der Poel durante a temporada de 2017-2018, conseguiu ganhar um terceiro título mundial consecutivo. Anunciou sua intenção de participar nas clássicas de primavera de 2018 de rota. A princípios de ano, após sua temporada de ciclocross, arranjou-lhas para seguir a Greg Van Avermaet, Sep Vanmarcke, Zdeněk Štybar, Matteo Trentin e o resto de um grupo de uma dúzia de favoritos que se escapou na Omloop Het Nieuwsblad. Depois distinguiu-se na Strade Bianche, uma clássica que disputou pela primeira vez. Conseguiu o terceiro lugar na corrida por trás de Tiesj Benoot e Romain Bardet, após uma longa escapada com o francês. Terminou a corrida esgotado, obrigado a empurrar sua bicicleta na rampa final. Já um mais entre os favoritos para as clássicas de Flandres, ocupou o décimo lugar em Gante-Wevelgem e o nono em seu primeiro Volta à Flandres. Em agosto, terminou terceiro no Campeonato da Europa de Ciclismo em Glasgow.

a 17 de setembro de 2018, anunciou a rutura de seu contrato com sua equipa Vérandas Willems-Crelan. Uniu-se à formação Cibel-Cebon Offroad a 5 de outubro para a temporada de ciclocross 2018-2019. Em março de 2019, uniu-se à equipa WorldTour neerlandês Team Jumbo-Visma. Durante os campeonatos nacionais de ciclismo de estrada de Bélgica, disputados no final de junho, conseguiu proclamar-se campeão nacional de contrarrelógio e subiu-se ao pódio com um bronze na prova em estrada.

Participou em sua primeira grande volta no Tour de France de 2019, onde levou o maillot branco durante vários dias. a 15 de julho, ganhou o sprint na décima etapa entre Saint Flour e Albi. a 19 de julho, durante a contrarrelógio de Pau, caiu sobre uma barreira que o obrigou a abandonar.

2020[editar | editar código-fonte]

Começou no ano finalizando em undécimo lugar na Omloop Het Nieuwsblad. Depois, o calendário paralisou-se pelo COVID-19, voltando a competir na Strade Bianche. Na prova italiana conseguiu vencer em solitário, ganhando em 30 segundos ao segundo classificado Davide Formolo.[3] Quatro dias depois finalizou em terceira posição da Milano-Torino. Seguindo com o calendário italiano, venceu em seu primeiro monumento ao vencer no sprint a Julian Alaphilippe na Milão San-Remo, sendo o primeiro belga em vencer nesta prova desde Andréi Chmil em 1999.[4] Venceu em 1.ª etapa do Critério do Dauphiné, com final em Saint-Christo-en-Jarez colocando-se como maillot amarelo da prova, liderança que cedeu na seguinte etapa em favor de seu colega Primož Roglič.[5] Na 5.ª etapa do Tour de France, se alçou com a vitória depois de vencer no sprint.[6] Dois dias mais tarde, voltou a vencer em 7.ª etapa ao sprint, sendo o primeiro belga com dois triunfos ou mais no mesmo Tour desde 2007.[7] À semana seguinte de terminado o Tour de France, vai a sua primeira cita mundialista, em Imola 2020, onde parte como favorito nas provas de estrada e contrarrelógio. Na contrarrelógio consegue um mais que meritório segundo posto ante um espectacular Filippo Ganna, que lhe tinha vantagem em 26 segundos. Completaria o pódio o suíço Stefan Küng, ao que somou em 3 segundos. Dois dias mais tarde na prova de rota, a seleção belga faz um grande trabalho pensando em suas opções de vitória, mas finalmente na segunda ascensão da última volta, não consegue aguentar a mudança de ritmo do francês Julian Alaphilippe, que finalmente levar-se-ia a vitória. Por detrás Van Aert, Marc Hirschi, Primož Roglič, Jakob Fuglsang e Michał Kwiatkowski colaboram sem sucesso na perseguição do francês, e a prata disputa-se ao sprint no que Van Aert é claramente superior e bate a Marc Hirschi, chegando os cinco a 24 segundos do ganhador. Reaparece depois de várias semanas sem competir na Gante-Wevelgem, onde partia como favorito junto a Mathieu van der Poel e tinha previsto se provar face ao Volta à Flandres e a Paris-Roubaix.[8] No entanto, depois de se vigiar demasiado durante toda a corrida, não disputam o sprint final, no que se alça com a vitória Mads Pedersen, já que quando Matteo Trentin realiza o corte ganhador, Van Aert e van der Poel se vigiam e não colaboram para o fechar, e no sprint a dois Van Aert terminam por adiante de van der Poel, acabando oitavo.[9] Depois de uma semana, fecha a temporada no Volta à Flandres, onde Julian Alaphilippe provoca uma mudança de ritmo ao que num princípio só Mathieu van der Poel pode contestar, mas aproveitando um trecho de pavé, Van Aert consegue entrar, e depois do choque de Alaphilippe com uma moto,[10] fica num cara a cara entre Van Aert e van der Poel, resolvido no sprint final a favor do neerlandês, depois de lançar Van Aert tarde o sprint e ter que recorrer à foto-finish.[11]

Palmarés[editar | editar código-fonte]

Ciclocross[editar | editar código-fonte]

As cinco séries anuais de ciclocross, por ordem de importância, são:

Legenda
Copa do Mundo
Superprestigio
Bpost bank trophy / DVV Verzekeringen Trophy / X²U Badkamers Trophy
Brico Cross / Ethias Cross
Soudal Classics / Rectavit Séries

Estrada[editar | editar código-fonte]

Resultados[editar | editar código-fonte]

Grandes Voltas[editar | editar código-fonte]

Corrida 2017 2018 2019 2020 2021
Giro d'Italia
Tour de France Ab. 20.º 19.º
Volta a Espanha

Voltas menores[editar | editar código-fonte]

Corrida 2017 2018 2019 2020 2021
Tirreno-Adriático 2.º
Critério do Dauphiné 47.º 32.º
BinckBank Tour 37.º

Clássicas e Campeonatos[editar | editar código-fonte]

Corrida 2017 2018 2019 2020 2021
Omloop Het Nieuwsblad 32.º 13.º 11.º
Strade Bianche 3.º 3.º 1.º 4.º
Milão-Sanremo 6.º 1.º 3.º
Através de Flandres 83.º X
E3 BinckBank Classic 2.º X 11.º
Gante-Wevelgem 10.º 29.º 8.º 1.º
Volta à Flandres 9.º 14.º 2.º 6.º
Paris-Roubaix 13.º 22.º X 7.º
Flecha Brabanzona 2.º
Amstel Gold Race 58.º X 1.º
J.O. (Estrada) Não se disputou 2.º
J.O. (ITT) 6.º
Mundial em Estrada 2.º 11.º
Mundial Contrarrelógio 2.º 2.º
Europeu em Estrada 3.º
Bélgica em Estrada 60.º 13.º 3.º 1.º
Bélgica Contrarrelógio 6.º 1.º 1.º

Campeonatos ciclocross[editar | editar código-fonte]

Corrida 14-15 15-16 16-17 17-18 18-19 19-20 20-21
Bélgica Ciclocross 3.º 1.º 1.º 1.º 2.º 5.º 1.º
Europeu Ciclocross X 2.º 3.º 2.º
Mundial Ciclocross 2.º 1.º 1.º 1.º 2.º 4.º 2.º

—: não participa
Ab.: abandono

Classificações anuais[editar | editar código-fonte]

Ranking 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021
UCI WorldTour - - - - X X X
UCI Individual World Ranking 702.º 188.º 86.º 74.º 37.º 3.º
UCI One Day Race World Ranking X X X X 23.º 1.º

Equipas[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. AS, Diário (11 de abril de 2018). «Van Aert despede-se de Goolaerts numa emotiva carta». As.com. Consultado em 15 de abril de 2018 
  2. Wout van Aert
  3. Mundo Desportivo, ed. (1 de agosto de 2020). «Épica vitória de Van Aert no inferno da Strade Bianche». Consultado em 2 de setembro de 2020 
  4. Diário Marca, ed. (8 de agosto de 2020). «Wout Van Aert leva-se a glória na 'Classicissima'». Consultado em 2 de setembro de 2020 
  5. El Correo, ed. (13 de agosto de 2020). «Van Aert e o Jumbo assombram também no Dauphiné». Consultado em 2 de setembro de 2020 
  6. Europa Press, ed. (2 de setembro de 2020). «Van Aert também destroça rivais ao esprint no Tour». Consultado em 2 de setembro de 2020 
  7. O Jornal de Cataluña, ed. (4 de setembro de 2020). «Landa deixa-se mais de um minuto muito próximo dos Pirenéus». Consultado em 4 de setembro de 2020 
  8. Finalmente a Paris-Roubaix, não se chegou a celebrar devido à pandemia de Covid-19
  9. Pedersen aproveita-se da marcação Van Aert-Van der Poel para levar-se a vitória na Gante-Wevelgem de 2020
  10. Vídeo da queda de Alaphilippe no Volta à Flandres de 2020 depois de chocar com uma moto
  11. van der Poel pode com Van Aert na Volta à Flandres de 2020

Ligações externas[editar | editar código-fonte]