Wolfram von Eschenbach – Wikipédia, a enciclopédia livre

Wolfram von Eschenbach
Wolfram von Eschenbach
Monumento para Wolfram von Eschenbach na praça e cidade que levam o seu nome
Nascimento ~1170
Morte ~1220
Ocupação poeta

Wolfram von Eschenbach (c. 1170 — c. 1220) foi um cavaleiro e poeta da Alemanha, considerado um dos maiores poetas épicos de sua época. Praticante do Minnesang, também escrevia poesia lírica.

Vida[editar | editar código-fonte]

Pouco se sabe sobre a vida de Wolfram; não há documentos que o mencionem e seus trabalhos são a única evidência de sua existência. Em Parzival ele menciona wir Beier ("nós bávaros") e seu dialeto alemão é do Leste da Francônia. Esse registro e algumas outras referências incentivaram a nomeação da antiga cidade de Obereschenbach, perto de Ansbach na Baviera, em Wolframs-Eschenbach, considerada atualmente cidade natal do poeta. Entretanto, existem pelo menos quatro outras Eschenbachs na Baviera atual, e Wolframs-Eschenbach não era parte da região na época de Wolfram. O brasão mostrado no Codex Manesse é uma concepção artística de um artista do século XIV, a figura do Cavaleiro Vermelho em Parzival, e não possui conexão heráldica com Wolfram.

O trabalho de Wolfram indica um conjunto de possíveis patronos, sugerindo que ele serviu diversas cortes durante sua vida.

Obra[editar | editar código-fonte]

Wolfram é mais conhecido atualmente por seu poema Parzival, considerado um dos maiores dos épicos germânicos da época. Baseado em Perceval ou le Conte du Graal ("Perceval, a História do Graal") de Chrétien de Troyes, é o primeiro trabalho em alemão de que se tem conhecimento a tratar do Santo Graal. No poema, Wolfram expressa desdém pela versão inacabada de Chrétien para a história, alegando que sua fonte foi o poeta Kyot de Provença.

Wolfram é também autor de duas outras narrativas, Willehalm e o fragmento Titurel, ambas escritas após Parzival.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • ESCHENBACH, Wolfram von. Parsifal. 3a. edição. São Paulo: Antroposófica, 2006.
  • James F. Poag, Wolfram Von Eschenbach (Twayne's World Authors Series) Twayne Publishers 1972. ISBN 082901750X
  • Otto Springer. "Wolfram's Parzival" in Arthurian Literature in the Middle Ages, Roger S. Loomis (ed.). Clarendon Press: Oxford University. 1959. ISBN 0198115881
  • Wolfram von Eschenbach, Parzival with Titurel and The Love-lyrics, trans. Cyril Edwards. Boydell Press, 2004. ISBN 1843840057