Wolfgang Windgassen – Wikipédia, a enciclopédia livre

Wolfgang Windgassen
Nascimento Fritz Hermann Windgassen
26 de junho de 1914
Annemasse
Morte 8 de setembro de 1974 (60 anos)
Estugarda
Sepultamento Waldfriedhof Stuttgart
Cidadania Alemanha
Ocupação cantor lírico
Prêmios
  • Grã-Cruz da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha
Instrumento voz
Causa da morte enfarte agudo do miocárdio

Wolfgang Windgassen (26 de junho de 1914 - 8 de setembro de 1974) foi um tenor internacionalmente conhecido pelas suas performances das óperas de Wagner.

Nasceu em Annemasse, França, e foi o filho e aluno do conhecido tenor Fritz Windgassen (que também foi professor de Gottlob Frick). Sua mãe foi a soprano de colatura Vali von der Osten, irmã da famosa soprano Eva von der Osten. Todos os membros da família de Windgassen foram associados por muito tempo a Ópera Estatal de Stuttgart.

Wolfgang fez sua estréia em Pforzheim como Pikerton em Madama Butterfly (Puccini). Após isso ele se tornou um membro da companhia de ópera de Stuttgart, e sucedeu seu pai como tenor principal da companhia. Nos dois anos de sua vida ele foi o diretor artístico da companhia.

Apareceu pela primeira vez no Festival de Bayreuth em 1951 e continuou a aparecer lá até 1970, cantando papéis das óperas de Wagner.

Morreu de um ataque do coração em Stuttgart, Alemanha, aos sessenta anos de idade. Está sepultado no Waldfriedhof Stuttgart.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Warrack, John and West, Ewan (1992), The Oxford Dictionary of Opera, 782 pages