Windows Live Messenger – Wikipédia, a enciclopédia livre

Nota: Veja também, os serviços Windows Live, ou ainda se quiser ver o antecessor do Live Messenger, veja MSN Messenger
Windows Live Messenger
Desenvolvedor Microsoft
Plataforma x86 e x64.
Modelo do desenvolvimento Freeware
Lançamento 13 de dezembro de 2005
Versão estável 2012 (build 16.4.3508.205) (14 de maio de 2013; há 10 anos)
Idioma(s) 48 Idiomas
Sistema operativo Windows e Xbox 360
Gênero(s) Mensageiro instantâneo
Licença Proprietária, Adware
Estado do desenvolvimento Descontinuado em 27 de maio de 2013
Tamanho 1,1 MB
Página oficial microsoft.com.

Windows Live Messenger foi um programa de comunicação instantânea pela Internet. Substituiu o MSN Messenger, parte dos novos serviços online da Microsoft chamados de Windows Live. O novo programa introduzia novos recursos além de incluir os já existentes no MSN Messenger. O Windows Live Messenger surgiu depois da proposta da Microsoft em reunir os serviços do MSN ao sistema operacional Windows.

Enquanto ainda se encontrava em beta, para adquirir o novo programa era necessário ser convidado por outro usuário, ou simplesmente se cadastrar no site Windows Live Ideas para garantir uma oportunidade de usuário. No caso dos convites, cada usuário tinha um limite de convites, e ele podia ou não receber mais convites.

O Windows Live Messenger foi o Messenger mais usado no mundo com mais de 230 milhões de usuários.[1] No Brasil, o serviço atingiu mais de 75% dos usuários da internet, que significava mais de 34 milhões de usuários no país.[2] A Microsoft anunciou dia 9 de janeiro de 2013 que descontinuou oficialmente o desenvolvimento do Windows Live Messenger, que teve suporte até 15 de março do mesmo ano, mas o serviço na China permaneceu ativo por mais 18 meses e encerrou suas operações em 31 de outubro de 2014. O programa foi incorporado ao Skype.[3]

Novos recursos[editar | editar código-fonte]

Existem várias modificações ao longo das atualizações do Windows Live Messenger, e foram adicionados vários recursos novos em comparação ao MSN Messenger, e dentre eles podemos citar:

  • Comunicação offline, semelhante ao status de invisível do ICQ, porém mais limitado do que ele, e do Yahoo! Messenger, ou seja, você se comunica offline com seus contatos.
  • A última imagem de exibição selecionada era armazenada remotamente, e a mesma poderia ser acessada em outro computador.
  • Também era possível deixar mensagens para uma pessoa offline, até que a mesma entrasse novamente e as recebessem.
  • Escolher a cor das janelas de conversa e a da lista de contato, além de poder colocar uma imagem no fundo da lista de contatos (salvando-a na pasta do Messenger como lvback.gif).
  • Era possível esconder a guia de patrocínios, localizada na esquerda do programa, além de poder trocar a ordem dos guias.
  • Possibilidade de colocar um apelido em um usuário da lista, renomeando o mesmo sem precisar de programas especiais, como o Messenger Plus!.
  • Busca rápida de contatos.
  • Windows Live Favorites, onde você adicionava seus sites favoritos, como no "Favoritos" do navegador de internet, mas com a vantagem de que você terá esse site gravado no seu Messenger, podendo usá-lo em qualquer computador.
  • Era possível mostrar as fotos dos contatos online e offline grandes na janela de contatos.
  • Recursos aperfeiçoados (já existentes ou existentes parcialmente no MSN Messenger e melhorados no Windows Live Messenger)
    • Chamar o contato para uma conversa, imitando um telefone, serviço semelhante ao Skype (este recurso apenas foi melhorado e teve seu nome modificado).
    • Pasta de compartilhamento entre os usuários.
    • Além de poder organizar os contatos por online e offline e por grupos (Amigos, Família, etc.), era possível organizá-los por espaços atualizados recentemente, ou seja, a última pessoa a atualizar o seu Windows Live Spaces ficaria no topo da lista.

Fases Beta Live 8[editar | editar código-fonte]

Compilações lançadas da versão 8.1:

Compilações lançadas da versão 8.5:

Windows Live Messenger 2009[editar | editar código-fonte]

A versão do Windows Live Messenger 2009 foi lançada para usuários beta que tinham interesse em testar as novidades e resolver problemas referentes a bugs na hora da utilização real. Bastava acessar o Microsoft Connect e fazer o cadastro.

Funções[editar | editar código-fonte]

A versão 2009 do Messenger da Microsoft possuía novos recursos em relação à versão antiga, como a liberação de APIs do programa para que desenvolvedores produzam novos add-ons e mashups (exemplo: integração com a rede social Octopop) baseados no Messenger, audio e video com várias pessoas ao mesmo tempo, integração com outras redes como Google Talk e AIM.[4] Assinatura sonora (ou seja, poderia associar um som a um contato, assim quando o contato ficasse online, o som que o usuário escolhesse tocaria), imagens de exibição animada (seria possível colocar gifs), e o login múltiplo (era possível fazer login no computador, smartphone e etc. tudo simultaneamente na mesma conta).[5]

Compilações lançadas da versão 2009[editar | editar código-fonte]

A Microsoft disponibilizou para os beta-testers convidados o Windows Live Messenger 2009 Beta. A versão 2009 (build 9.0.1407.1107) incluia suporte para Múltiplos Pontos de Presença (MPOP), permitia configurar sons personalizados para cada contato, imagens de exibição animadas e mais.

Windows Live Messenger 2011[editar | editar código-fonte]

No final de março de 2010, um beta do Windows Live Essentials Wave 4 vazou na internet e desde então se espalhou por várias redes de BitTorrent. O aplicativo incluía uma versão beta privada do Windows Messenger Live Wave 4, intitulada "Windows Live Messenger 2010". No entanto, como o software foi projetado para testes privados, quem não foi convidado para os testes não conseguiu entrar na rede.[6]

O novo software trazia uma interface remodelada, que levava a funcionalidade "O que há de novo" do Windows Live para o "painel social", semelhante à maneira como um site de rede social, como o Facebook, apresenta atualizações. Entre as novas funcionalidades estavam as conversas por a que você usa no Messenger é o mesmo que você usa para a rede do MSN), a ferramenta de manuscrito,[7] convites para assistir a webcam alheia e a importação e a exportação de contatos. A versão do Messenger no Windows Live Essentials também não era mais compatível com o Windows XP e só rodava no Windows Vista com todos os service packs e no Windows 7.[8]

O novo Windows Live Messenger para o iOS tornou-se disponível na App Store no dia 21 de junho de 2010, além de outras versões móveis do Windows Live Messenger para o Windows Phone, Blackberry, Symbian e plataformas móveis.[9]

Em 24 de junho de 2010, uma versão beta pública do Windows Messenger Live Wave 4 foi lançada como parte da nova versão beta do Windows Live Essentials.[10] A "atualização beta" do Windows Messenger Live Wave 4 foi lançada em 17 de agosto de 2010, como parte de uma atualização do Windows Live Essentials Beta.[11] A versão final do Windows Live Messenger 2011 (Wave 4) foi lançada em 30 de setembro de 2010. Na mesma data, uma versão do Windows Live Messenger para Zune também se tornou disponível.

Inicialmente, o Windows Live Messenger 2011 tinha conexão com o Facebook, LinkedIn, MySpace e Twitter. Porém, algum tempo depois, sem aviso prévio, o Twitter foi tirado da lista e quem já tinha as duas redes conectadas foi levado a remover o Twitter da lista de conexões. Isso fez com que muita gente pensasse que a Microsoft havia entrado em conflito com o Twitter, o que nunca foi confirmado.

Comemoração de dez anos[editar | editar código-fonte]

Em agosto de 2009 os usuários do Windows Live Mail e consequentemente do Windows Live Messenger receberam uma mensagem com o título "Messenger is 10". A página possuía uma ligação para um software que baixava o "presente", que era um pacote com conteúdos como emoticons e imagens.

Os primeiros dez anos[editar | editar código-fonte]

  • Em 22 de julho de 1999 surge o MSN Messenger. Foi alegado ser usado por 2,5 milhões de pessoas em cada mês.
  • Em 14 de dezembro de 1999 o MSN Messenger estava disponível em vinte e seis idiomas sendo usado vários países do mundo.
  • Em 20 de julho de 2000 é lançada a terceira versão do MSN Messenger, com suporte a compartilhamento de fotos e documentos.
  • Em 23 de outubro de 2001 o MSN Messenger é conectado por quase 30 milhões de visitantes em cada mês.
  • Em 16 de julho de 2003 mais recursos são inseridos, como video conferência e jogos.
  • Em 7 de abril de 2005 cerca de 2,5 milhões de mensagens instantâneas são enviadas por dia no MSN Messenger.
  • Em 20 de junho de 2006 o MSN Messenger muda para Windows Live Messenger, mudando o nome de alguns recursos onlines da Microsoft, como o Hotmail e o Windows Live Spaces.
  • Em 22 de julho de 2009 , o Windows Live Messenger está disponível em trinta e seis idiomas com mais de 330 milhões de visitantes por mês. Recursos adicionados em 2003 são aprimorados como poder "arrastar e soltar" as fotos, visualizar imagens de exibição dinâmica e atualizações online .[12]

Responsabilidade social[editar | editar código-fonte]

Em março de 2007 a Microsoft divulgou a campanha "I'm Making a Difference" (Estou fazendo uma diferença) que utiliza a versão 8.1 do Windows Live Messenger para promover doações à instituições de caridade. Nela, cada usuário coloca um código em seu "Nome de exibição" referente à uma instituição de caridade. Cada código é substituído por um emoticon com o logotipo da campanha (i'm) e cada conversa iniciada pelo usuário com este emoticon em seu nome, a Microsoft doará uma quantia à instituição escolhida.

Atualmente[editar | editar código-fonte]

No dia 27 de maio de 2013, o Windows Live Messenger, que foi criado pela Microsoft encerrou suas atividades após 14 anos e sendo substituído pelo Skype, que foi adquirido pela empresa em 2011, e embora descontinuado, ainda é possível conectar se ao serviço Skype utilizando a versão 4.7 do Windows Messenger que vem pré instalada com o Windows XP.[13]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Qual o Messenger mais popular? Arquivado em 17 de maio de 2008, no Wayback Machine. UnderGoogle.com
  2. Pane traz transtornos para usuários de MSN e Hotmail Estadão.com.br, Tecnologia
  3. MSN morre dia 15 de março, para dar lugar ao Skype
  4. «Guia do PC». Consultado em 2 de novembro de 2007. Arquivado do original em 3 de novembro de 2007 
  5. «Guia do PC». Consultado em 30 de novembro de 2007. Arquivado do original em 1 de dezembro de 2007 
  6. «Detalhes e imagens do Windows Live Messenger 2010 vazado». Consultado em 4 de janeiro de 2011. Arquivado do original em 6 de dezembro de 2010 
  7. [LiveSide.net: Wave 4: O que há de novo no Messenger? http://www.liveside.net/main/archive/2010/04/28/wave-4-what-s-new-in-messenger.aspx Arquivado em 3 de maio de 2010, no Wayback Machine.] Abril 28, 2010
  8. Se preparando para o Windows Live Wave 4
  9. Rosa Golijan (27 de Abril de 2010). «Windows Live Messenger para iPhone quase parecia melhor que a versão para computadores». Gizmodo. Consultado em 26 de Abril de 2010 
  10. Microsoft (24 de junho de 2010). «Preview do download do Windows Live Messenger». Microsoft. Consultado em 24 de Junho de 2010. Arquivado do original em 22 de junho de 2010 
  11. Chris Jones (17 de Agosto de 2010). «Atualização do Windows Live Essentials 2011 Beta». Microsoft. Consultado em 17 de Agosto de 2010 
  12. «Messenger is 10». Consultado em 25 de setembro de 2009 [ligação inativa] 
  13. MSN Messenger encerra operações no Brasil após 14 anos de atividade

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Oficiais[editar | editar código-fonte]