Windows 98 – Wikipédia, a enciclopédia livre

Windows 98
Versão do sistema operativo Windows 9x
Logótipo
Windows 98
Captura de tela
Windows 98
Área de trabalho do Windows 98
Produção Microsoft
Modelo código fechado
Lançamento 25 de junho de 1998 (25 anos)
Versão estável Windows 98 (4.10.1998) 25 de junho de 1998 (25 anos): Service Pack 1/Customer Service Pack (4.10.2000 em arquivos) 28 de junho de 1999 (24 anos)

Windows 98 Second Edition(abreviado como SE e Segunda Edição em português): 4.10.2222 A 5 de maio de 1999 (24 anos)

Núcleo monolítico, e mais tarde micronúcleo
Licença proprietário
Página oficial www.microsoft.com/windows98
Estado de desenvolvimento
Cronologia
Windows 95
Windows 2000
Windows ME

O Windows 98 (chamado pelo codinome Memphis,[1] durante seu desenvolvimento) é um sistema operacional com interface gráfica desenvolvido pela Microsoft. É o segundo maior lançamento da família de sistemas operacionais Windows 9x, e é o sucessor do Windows 95. Ele foi lançado no formato RTM em 15 de maio de 1998, e lançado em sua versão varejo em 25 de junho de 1998.

Assim como seu antecessor, o Windows 98 é um produto com sistema híbrido com uma arquitetura de 16-bit/32-bit (x86),[2] com seu boot baseado no MS-DOS.[3] O Windows 98 foi sucedido pelo Windows 98 Second Edition em 5 de maio de 1999,[4] que posteriormente tem sido sucedido pelo Windows ME em 19 de junho de 2000.[5] A Microsoft encerrou o suporte regular para o Windows 98 e para o Windows 98 SE em 30 de junho de 2002, tendo o suporte estendido existente até 11 de julho de 2006.

A famosa música de inicialização do Windows 98 foi escrita pelo engenheiro de som da Microsoft, Ken Kato, que considerou um "feito difícil a fazer",[6] aludindo-se ao som de inicialização do Windows 95.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O desenvolvimento do Windows 98 se iniciou em meados dos anos 90, inicialmente sob o codename "Memphis". Muitas vezes foram liberadas e outras "vazadas", começando com a versão 1351 em 15 de dezembro de 1996, e encerrando com o Windows 98SE.

Interação com a Internet e melhoramentos da shell[editar | editar código-fonte]

O Windows 98 vem integrado com o Internet Explorer 4.01. Além do Internet Explorer, muitos outros softwares vinham inclusos, como o Outlook Express, Windows Address Book, FrontPage Express, Microsoft Chat, Personal Web Server – e um assistente cliente deste –, NetMeeting e o NetShow Player (que foi posteriormente substituído pelo Windows Media Player 6.2 no Windows 98 Second Edition).

A shell do Windows 98 continha todos os melhoramentos do Windows Desktop Update, um componente para o Internet Explorer 4, como o a barra de ferramentas Quick Launch, 'deskbands, Active Desktop, Active Channel, a possibilidade de minimizar uma janela em primeiro plano clicando em seu botão na barra de ferramentas, execução em um clique, botões para ir e voltar, favoritos, uma barra de endereços no Windows Explorer, miniaturas de imagens, informações e dicas sobre pastas – e pastas da internet –, e a customização de modelos de HTML. Outra característica desta nova shell, é a possibilidade de transitar caixas de diálogos com o uso da sequência Alt + Tab.

O Windows 98 também inclui melhoramentos na performance da shell, temas, e mais conteúdo do Microsoft Plus! for Windows 95, como o DriveSpace 3, um agente de compressão, um servidor de internet discada, um ferramenta de script para internet discada e o Task Scheduler. O 3D Pinball Space Cadet está incluso no CD-ROM, mas não é instalado por padrão. O Windows 98 também tinha sua própria versão do Plus! que poderia ser comprada, chamada de Plus! 98.

As barras de título das janelas e das caixas de diálogo agora suportam duas cores em degradê. Os menus das janelas e as informações, quando se passa por cima de algo, agora existe uma animação de deslize. O Windows Explorer no Windows 98, como no Windows 95, agora converte todas as letras maiúsculas e as ajusta para maior facilidade de leitura;[7] todavia, isso também permite a opção "Permitir que todos os nomes em letras maiúsculas para serem exibidas em sua forma original".

O Windows Explorer já incluía suporte aos arquivos comprimidos em CAB.

Aperfeiçoamentos ao suporte de hardware[editar | editar código-fonte]

Windows Driver Model[editar | editar código-fonte]

O Windows 98 foi o primeiro sistema operacional a usar o Windows Driver Model (WDM). Este fato não foi muito bem comentado quando o Windows 98 foi lançado, e a maioria dos fabricantes continuaram a desenvolver seus drivers para o antigo padrão de drivers VxD, que no caso foi suportado pela compatibilidade do Windows 98. O padrão WDM apenas obteve aclamação anos depois, sobretudo no Windows 2000 e Windows XP, já que estes não são compatíveis com o padrão VxD.[8]

USB[editar | editar código-fonte]

O Windows 98 tinha um suporte de USB mais robusto (por exemplo, o suporte aos USB composite devices) que o Windows 95, que apenas tinha suporte nas versões OEM (do OSR 2.1 pra cima).[9] O Windows 98 possui suporte a hubs USB, scanners USB e dispositivos de imagem em USB.[10]

O Windows 98 também vinha acompanhado com um suporte nativo ao USB Human Interface Device class (USB HID), dando maior suporte a teclados, mouses, e joysticks USB, incluindo funções adicionais por certo número de controles HID.

O suporte ao áudio USB está presente do Windows 98 Second Edition em diante. O Windows 98 SE possui melhor suporte ao WDM em geral para todos os dispositivos, e introduziu o suporte WDM para modems (e também para modems USB e entradas COM). O suporte para drivers para impressoras e pen drives não estava disponível para o Windows 98; o suporte real para ambos foi introduzido no Windows 2000. Não obstante, o uso de drivers genéricos estavam disponíveis por terceiros para os dispositivos USB-MSC.

ACPI[editar | editar código-fonte]

O suporte ao ACPI 1.0 foi introduzido no Windows 98, que permitia o modo Standby (ACPI S3), e o modo Hibernar (ACPI S4). No entanto, o suporte para hibernação era extremamente limitado, e especifico para certos fabricantes: a hibernação só era disponível se o hardware (PnP) e a BIOS fossem compatíveis. Ainda sim, existem problemas com a hibernação no sistema de arquivos FAT32, fazendo da hibernação problemática e não confiável.

Windows 98 Second Edition[editar | editar código-fonte]

O Windows 98 Second Edition (comumente abreviado de Windows 98 SE) é uma versão atualizada do Windows 98 lançada em 5 de maio de 1999. Contém vários ajustes para erros menores, melhor suporte ao áudio WDM, suporte a modem, melhor suporte a USB, a substituição do Internet Explorer 4 pelo Internet Explorer 5, Web Folders (uma extensão do WebDAV para Windows Explorer),[11] e demais atualizações para a shell. Também inclui um suporte a FireWire OHCI (IEEE 1394a) para vídeo digital/camcorder (MSDV) e suporte para o SBP-2 para dispositivos de armazenamento USB.[12] Possui suporte ao Wake-on-LAN (se os drivers NDIS forem compatíveis com a ACPI presente), e o Internet Connection Sharing, que permite a conexão de vários computadores em uma LAN para compartilhar uma única conexão com a internet pelo Network Address Translation. Outras peculiaridades presentes na atualização incluem o DirectX 6.1, que trouxe vários melhoramentos ao DirectSound e a inserção do DirectMusic, melhoramentos no Asynchronous Transfer Mode (IP/ATM, PPP/ATM e suporte ao WinSock 2/ATM, o Windows Media Player 6.2 substituindo o antigo Media Player, o Microsoft NetMeeting 3.0, suporte a drivers de DVD-ROM, MDAC 2.1 e a adição do Windows Management Instrumentation (WMI).

Um problema de memória foi eliminado, que costumava travar a maioria dos sistemas rodando por 49 dias (equivalente a 2³² milissegundos).[13]

O Windows 98 SE podia ser obtido como uma versão comprada já com a atualização, bem como em forma de OEM, ou com o CD Second Edition Updates Disc para os usuários que já possuíam o Windows 98. Ainda sim, o Windows 98 Second Edition não vinha com a API WinG ou o RealPlayer 4.0, que estavam presentes no lançamento do Windows 98 original, já que ambos foram sucedidos pelo DirectX e o Windows Media Player.

Possibilidade de upgrade[editar | editar código-fonte]

Diversos componentes do Windows 98 original ou do Windows 98 Second Edition, podem ser atualizados para versões mais recentes. Estes incluem:

  • Internet Explorer 6 SP1 e Outlook Express 6 SP1
  • Windows Media Format Runtime e o Windows Media Player 9 no Windows 98 Second Edition ou o Windows Media Player 7.1 no Windows 98 original.
  • Windows Media Encoder 7.1 e o Windows Media Encoding 8
  • DirectX 9.0c
  • MSN Messenger 7.0
  • Conteúdo significativo das versões mais novas dos sistemas da Microsoft podem ser instalados no Windows 98. Entre eles, estão o .NET Framework (versões 1.0, 1.1 e 2.0), Visual C++ 2005, Windows Installer 2.0, a livraria GDI+, o cliente de ligação ao ambiente de trabalho remoto 5.1 e o Text Services Framework.
  • Vários componentes como o MSXML 3.0 SP7, Microsoft Agent 2.0, NetMeeting 3.01, MSAA 2.0, ActiveSync 3.8, WSH, Microsoft Data Access Components 2.81, Windows Management Instrumentation 1.5 e o Microsoft Speech API 4.0
  • O Office XP é a última versão do Microsoft Office a ser compatível com o Windows 98
  • Apesar do Windows 98 não suportar totalmente o Unicode, algumas aplicações em Unicode podem ser executadas após a instalação do Microsoft Layer for Unicode

Demonstração à imprensa[editar | editar código-fonte]

O lançamento do 98 foi precedido por uma notável demonstração à imprensa durante a Comdex, em abril de 1998. O CEO da Microsoft Bill Gates estava destacando a facilidade de uso do sistema e seu suporte aprimorado a equipamentos "ligar e usar" (PnP (em inglês)). No entanto, quando um scanner foi conectado, durante a tentativa de instalação o sistema sofreu um crash, exibindo uma tela azul da morte. Bill Gates então comentou: "This must be why we're not shipping Windows 98 yet" ("Esse deve ser o porquê de não estarmos distribuindo o Windows 98 ainda").[14] O vídeo deste evento tornou-se um popular meme da internet.

Tempo de vida do produto[editar | editar código-fonte]

O gráfico mostra as máquinas que acessavam o Google que utilizavam o Windows 98.

A Microsoft decidiu cessar com o suporte do Windows 98 em 16 de Janeiro de 2004. Mesmo assim, devido a popularidade contínua do sistema operacional (27% das páginas vistas no Google entre outubro e novembro de 2003 ainda eram de máquinas com o Windows 98),[15] a Microsoft optou por manter suporte ao Windows 98 até 11 de julho de 2006. Correções e o suporte para o Windows ME também cessaram nesta mesma data.[16] Hoje, devido o quase inexistente suporte ao Windows 98 (SE), o seu uso paulatinamente diminuiu para 2.7% - de acordo com o hitslink.[17]

Requisitos de sistema[editar | editar código-fonte]

Os requisitos incluem:

  • Intel 80486DX2/66 MHz ou um processador que comporta pontos flutuantes (Um processador Pentium é recomendado)[18]
  • 16MB de memória RAM (24 é recomendado; é possível ainda rodar o Windows 98 em máquinas de 8MB com a opção /nm usada durante o processo de instalação)
  • Ao menos 500MB de espaço disponível no HD. A quantidade de espaço requisitado depende do método de instalação e do tipo de componentes selecionados, mas a memória virtual e outros utilitários do sistema devem ser levados em consideração.
    • Upgrade do Windows 95 (FAT16) ou Windows 3.1 (FAT): 140 – 400MB (geralmente 205MB)
    • Nova instalação (FAT32): 140 – 255MB (tipicamente 175MB )
  • Monitor VGA ou de maior resolução (640x480)
  • Drive de CD-ROM ou DVD-ROM (a instalação por disquete é possível, mas lenta)
  • Mouse da Microsoft ou compatível (opcional)[19]

Os usuários podem fazem alterações para esses requisitos com a mudança não descrita da instalação /NM. Isso permite a instalação do Windows 98 em máquinas mais antigas, como o 80386.[20]

O VCACHE do Windows 98 não foi designado para rodar com mais de 1.0GB de RAM[21] sem que sejam feitas alterações.

Tanto o Windows 98 como o Windows 98 SE possuem problemas ao serem rodados em drivers maiores de 32 Gigabytes (GB) e com certas configurações da BIOS da Phoenix. Uma atualização do software corrige este problema.[22] Além do mais, o próprio Windows XP sem ao menos um Service Pack é incapaz de rodar corretamente com HDs superiores à 137GB de tamanho, devido a falta do suporte ao endereçamento de bloco lógico de 48-bit – um corrompimento de dados pode ocorrer. Correções por terceiros estão disponíveis para corrigir estes problemas presentes na família Windows 9x.[23]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Lash, Alex (23 de julho de 1997). «Memphis is Windows 98». CNET. CBS Interactive. Consultado em 25 de maio de 2015 
  2. Microsoft (15 de novembro de 2006). «How 16-Bit and 32-Bit Programs Multitask in Windows 95». Support. Consultado em 25 de maio de 2015 
  3. Microsoft. «Windows 95 Architecture Components». TechNet. Consultado em 25 de maio de 2015 
  4. Microsoft (5 de maio de 1999). «Microsoft Windows 98 Second Edition Released to Manufacturing». News Center. Consultado em 25 de maio de 2015 
  5. Microsoft (19 de junho de 2000). «Microsoft Windows Millennium Edition Released to Manufacturing». News Center. Consultado em 25 de maio de 2015 
  6. «Interview: 343 Industries Audio Manager – Ken Kato». SpeakHertz. Consultado em 25 de maio de 2015 
  7. «Windows 'Prettified' Filenames». microsoft.com. Microsoft 
  8. «How to troubleshoot unknown devices that are listed in Device Manager in Windows 2000». microsoft.com. Microsoft 
  9. «Availability of Universal Serial Bus Support in Windows 95». microsoft.com. Microsoft 
  10. «Human Interface Devices Design Guide». microsoft.com. Microsoft 
  11. «Overview of Web Folders in Internet Explorer 5». microsoft.com. Microsoft 
  12. «The IEEE 1394 Driver Stack». microsoft.com. Microsoft 
  13. Miles, Stephanie. «Windows may crash after 49.7 days – CNET News». News.cnet.com. Consultado em 11 de março de 2009 
  14. Renato Santino (23 de abril de 2018). «Maior mico da história da Microsoft completa 20 anos». Olhar Digital. Consultado em 7 de agosto de 2023 
  15. «Zeitgeist». Google Press Center. Google. Outubro–novembro de 2003. Consultado em 22 de abril de 2006 
  16. Ward, Mark (11 de julho de 2006). «Microsoft shuts down Windows 98». BBC News Online. BBC News. Consultado em 11 de março de 2009 
  17. «July 2006 market share by Hitslink». marketshare.hitslink.com. Consultado em 11 de março de 2009. (pede subscrição (ajuda)) 
  18. «Minimum Hardware Requirements for a Windows 98 Installation». microsoft.com. Microsoft 
  19. Informações tiradas do manual do Windows 98 SE
  20. LarryM 281140. «Undocumented Setup Switches for Windows Me, 98SE, 98, 95». Thpc.info. Consultado em 9 de janeiro de 2013. Arquivado do original em 25 de agosto de 2017 
  21. «Computer May Reboot Continuously with More Than 1.5 GB of RAM». microsoft.com. Microsoft. Arquivado do original em 2 de junho de 2015 
  22. Staff (28 de dezembro de 1999). «Windows 98 Large IDE Update». Microsoft Windows Update. Microsoft Corporation. Consultado em 30 de agosto de 2006 
  23. Staff (12 de julho de 2006). «Enable48BitLBA-Break-the-137Gb-barrier». MSFN. MSFN. Consultado em 13 de julho de 2008. Arquivado do original em 29 de junho de 2008 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]