Wikipédia em árabe – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Não confundir com Wikipédia em árabe egípcio.
Logotipo da Wikipédia em árabe
Encontro de wikipedistas no Egito, em 2013.

A Wikipédia em língua árabe (em árabe: ويكيبيديا العربية) é a versão da Wikipédia escrita na língua árabe e todas as suas variantes e dialetos pelo mundo (são muitas as variedades, como o egípcio, sírio, libanês, sudanês, etc).[1] Trata-se da 5ª língua mais falada do mundo (mais de 270 milhões de falantes), logo a Wikipédia árabe é bastante abragente. Atingiu em novembro de 2006 a marca de 20.000 artigos e lançou um emblema comemorativo. Em outubro de 2012 chegou a 200.000 artigos.[2] É a 34ª maior Wikipédia em número de artigos e tem mais de 35.000 usuários.

Iniciou-se em julho de 2003. Seu “domínio” na Wikipédia é ar.

Diferencia-se da maioria das Wikipédias pelo fato de a grafia da língua árabe ser escrita da direita para esquerda (assim como o hebraico e algumas outras línguas). Isso chama muito a atenção de leigos e pessoas não acostumadas com tais línguas. Da mesma forma, por influência da cultura muçulmana (que condena o figurativismo na arte), o plano de fundo da Wikipédia árabe é composto por uma textura geométrica que lembra um arabesco, em vez do tradicional livro aberto que acompanha as outras Wikipédias.

Cronologia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Su, Alice (14 de fevereiro de 2014). «In the Middle East, Arabic Wikipedia is a flashpoint – and a beacon». Wired. Condé Nast. Consultado em 14 de fevereiro de 2014  (Arquivo)
  2. «Wikimedia News/2009 - Meta». meta.wikimedia.org (em inglês). Consultado em 18 de novembro de 2019 

Ligação externa[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a Wikipédia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.