Wikipédia:Wikidata – Wikipédia, a enciclopédia livre

Wikidata é um projeto da Wikimedia Foundation para criar uma base de conhecimento livre e colaborativa. Desde fevereiro de 2013 (2013 -02), o Wikidata está a migrar as ligações interlínguas de artigos individuais para uma base de dados para facilitar a manutenção. A Wikipédia em português pode agora utilizar as ligações interlínguas disponíveis no Wikidata. Por exemplo, as ligações interlínguas que são mostradas na barra lateral esquerda em Lisa del Giocondo são provenientes de d:Q153032. No futuro, o Wikidata vai incluir outro tipo de dados, tais como a informação utilizada em caixas de informação.

Consulte Ajuda:Wikidata para aprender a utilizar o sítio.

Ligações interlínguas[editar código-fonte]

1.ª fase da Wikidata: Ligações para todos os idiomas num ponto central apenas
Sistema anterior: Ligações interlínguas entre todos os idiomas

Cada página da Wikipédia com uma entrada no Wikidata utiliza as ligações de idiomas armazenadas no projeto para preencher as ligações interlínguas mostradas na barra lateral esquerda. As ligações interlínguas com texto wiki ainda são reconhecidas, e simplesmente, a sua informação será substituída para o idioma (se existir) correspondente do Wikidata.

Se a página está ligada a partir do Wikidata, em seguida, irá mostrar todos as ligações listadas, além de todas as ligações inseridas manualmente. No caso de um conflito, ou uma diferença intencional, entre uma ligação local e uma ligação do Wikidata para um determinado idioma, será exibida a local; as ligações do Wikidata para todas as outras línguas ainda serão exibidas.

Se a página ainda não estiver ligada a partir do Wikidata, o antigo sistema de ligações interlínguas será exibido invés. Em alguns casos, pode haver uma entrada no Wikidata que corresponde à página, mas a Wikipédia em português pode não ter sido ainda associada à ligação. No decurso da rotina de manutenção do Wikidata, estes casos serão corrigidos.

Informação relacionada[editar código-fonte]

Indicadores de destaque[editar código-fonte]

Páginas "boas" ou "destacadas" nas outras Wikipédias são indicadas com uma estrela antes do idioma respetivo. Este mesmo sinal é gerado por uma predefinição. Uma vez que o Wikidata não armazena este tipo de informação, estas predefinição não devem ser removidas. A ligação interlínguas correspondente pode ser removida.

Ligações interlínguas com cardinal[editar código-fonte]

Por vezes, as ligações interlínguas incluem um cardinal, que corresponde a uma ligação para uma secção de uma página. O cardinal é representado pelo carácter "#" (por exemplo, [[fr:Analyse de survie#Fonction de survie]]). Este tipo de lidações são utilizadas quando a Wikipédia correspondente não tem uma página correspondente no seu idioma, mas tem uma outra que trata em parte o mesmo assunto. As entradas do Wikidata não suportam este tipo de símbolos, ou seja, este tipo de ligações interlínguas devem ser mantidos na Wikipédia caso se aplique. Por exemplo, veja no final do artigo Survival function da Wikipédia em inglês: a Wikidata providencia todos os idiomas via d:Q2915096, com exceção para a Wikipédia francesa, cuja possui uma ligação para uma secção em vez de ser para um artigo individual.

Supressão de ligações do Wikidata[editar código-fonte]

Uma página individual pode suprimir as ligações para o Wikidata ao utilizar {{noexternallanglinks}}. Esta palavra mágica suporta também a remoção de ligações de idiomas específicos, como por exemplo, "{{noexternallanglinks:es|fr|it}}", que remove as ligações em espanhol, francês e italiano.

Escopo das ligações interlínguas do Wikidata[editar código-fonte]

A comunidade do Wikidata acordou em discussão que todos os domínios da Wikipédia, com exceção de "Usuário", são elegíveis para armazenamento no Wikidata. Isto significa que as ligações interlínguas para anexos, categorias, predefinições, páginas de política da Wikipédia também pode ser armazenadas no Wikidata e removidas localmente. Para um exemplo de uma entrada do Wikidata referindo-se ao domínio Wikipédia, veja o item Q4167836, que se refere a Wikipédia:Categoria.

Mudanças recentes[editar código-fonte]

Alterações no Wikidata relacionadas com páginas desta Wikipédia serão mostradas em Mudanças recentes se a opção estiver activada pelo utilizador. Veja Special:Preferences#mw-prefsection-rc.

Caixas de informação[editar código-fonte]

O Wikidata visa manter informações em vários idiomas, que podem eventualmente ser reutilizadas nas respectivas Wikipédias, particularmente nas caixas de informação (ou infoboxes). A escolha de usar esta informação é deixada inteiramente ao critério da comunidade de cada idioma da Wikipédia, ou seja, as futuras mudanças no software só irão proporcionar uma opção para aceder às informações do Wikidata se desejado. Por exemplo, algum do texto wiki pode pedir o número atómico de um elemento químico ou a população de um país. O Wikidata apoiará citações para todos os dados. Esta fase do projeto grande, e enquanto certas partes dele estão em curso no Wikidata, outras ainda estão em desenvolvimento. Nenhuma das Wikipédias estão a utilizar estes dados ainda.

Prevê-se que as páginas serão capazes de incorporar factos a partir da entrada correspondente no Wikidata ao utilizar a sintaxe {{#property:}}, descrita em meta:Wikidata/Notes/Inclusion syntax v0.3. Transclusões como estas terão de ser adicionadas nas páginas uma por uma explicitamente ou predefinição-por-predefinição, seja manualmente ou por robôs, e não devem ser anexadas automaticamente às páginas da mesma forma que a primeira fase sobre as ligações interlínguas.

Ligações externas[editar código-fonte]