Wikipédia:Humor/A Versão Errada – Wikipédia, a enciclopédia livre

Mensagem de aprovação da Panelinha
Mensagem de aprovação da Panelinha


Este é um decreto da Suprema Corte da Panelinha da Wikipédia Lusofóna. Ele expressa opiniões e ideias que são absoluta e irrefutavelmente verdadeiras quer você ache isso ou não. Se você pretende editar essa página, certifique-se que sua edição reflete os desejos da Panelinha. Se está em dúvida, peça permissão (de joelhos) na página de discussão.

A versão errada é a versão de uma página que é protegida durante uma guerra de edições. A versão errada é tendenciosa, nacionalista, difamatória, imprecisa e uma vergonha para a Wikipédia em geral. Não há relatos até hoje de um sysop que tenha protegido uma página na versão "correta".

Uma etiqueta que o ajudará a denunciar qualquer página protegida na Versão Errada. Mas você nunca conseguirá utilizá-la: a página estará protegida! Há!

Onde se queixar[editar código-fonte]

Se uma página na qual você está trabalhando foi protegida na versão errada, lembre-se que é essencial que você informe o sysop de que a página foi protegida por ele na versão errada. Você deve lembrá-lo das terríveis consequências de a página estar na versão errada, e deve insistir para que ele reverta imediatamente para a versão correta. Se ele se recusar, é recomendado que você peça a desnomeação deste tirano. No mínimo, você deve avisar a comunidade que ele está abusando das ferramentas. Além disso, também podes te queixar do estado da página na esplanada, na página de discussão do artigo, na página de discussão do sysop que protegeu e nos pedidos a adminstradores. Você também pode enviar um e-mail para o sysop envolvido, ou para os que não estão envolvidos mas que você acha que poderiam querer saber sobre este terrível acontecimento. Outra excelente ideia é entrar em contato com o Jimbo em sua página de discussão e pedir-lhe para solucionar esse problema. E, evidentemente, não se esqueça da mailing list. Lembre-se de referir-se a qualquer discussão que possa deixá-lo com uma boa impressão, e faça isso com o maior número possível de pessoas. Algumas ameaças legais ou cartas de advogados são, às vezes, aconselháveis; O FBI, a Amnistia Internacional, o Tribunal de Justiça da União Europeia ou o Tribunal da Rota Romana também poderão achar a sua queixa realmente interessante. Esta última opção é geralmente considerada um pouco melhor do que cometer suicídio.

Como apresentar uma queixa[editar código-fonte]

Lembre-se que é provável que o sysop que protegeu na versão errada tenha feito isto por ter a intenção de prejudicá-lo. No mínimo, lembre-o sempre de que um sysop nunca protege uma página a menos que ele ou ela esteja envolvido na disputa e prefira o conteúdo em uma versão em detrimento de outra.

Se você pode encontrar uma antiga e obscura discussão que mostre que a versão errada está protegida, esta deve ser levada à atenção da comunidade. Se Jimbo comentou sobre o assunto em questão, ou fez um post 5 anos atrás na Usenet que parece vagamente pertinente, certifique-se de citá-lo. Igualmente, você deve tentar provar que a versão protegida é na realidade o trabalho de um vândalo.

Nos raros casos em que uma página é protegida com a versão correta, recomenda-se manter a calma e examinar novamente. Afinal, você está provavelmente errado, pois as páginas são sempre protegidas na versão errada.

Denúncias padronizadas[editar código-fonte]

Você pode poupar tempo na sua queixa, utilizando as seguintes mensagens padronizadas. Todas são baseados em exemplos reais.

  • Se você realmente queria ser justo como você diz, então você deve ter revertido a página ao seu estado original antes da disputa e, em seguida, protegê-la. Da maneira como você fez, é obvio que você tomou partido, e que nem sequer se preocupou com o autor do artigo (o cara cujo esforço foi reconhecido para o artigo ter sido classificado como destacado). Por isso, acredito que este bloqueio deve ser desfeito.
  • Você não está apenas agindo de uma forma gratuitamente tendenciosa no artigo [nome do artigo]; você também está protegendo uma versão que não está em conformidade com a Convenção de nomenclatura.
  • [Nome do usuário] é um vândalo. Por favor, reverta para a última edição por [nome do outro usuário].
  • Ao proteger o artigo [nome do artigo] na edição que [nome do usuário] está tentando impor, você está efetivamente tomando seu lado nesta disputa. Solicito que você coloque o artigo de volta ao modo como ele era antes que [nome do usuário] começasse a brincar com ele e, em seguida, proteja-o.
  • Penso no entanto que teria sido melhor ter protegido o artigo na versão anterior à de [nome do usuário] pois de acordo com esta lista [lista das coisas terríveis que o outro usuário fez], o usuário é altamente tendencioso em suas edições e desrespeita sitematicamente o princípio da imparcialidade, portanto é incapaz de ser corrigido por alguém.
  • Eu pedi-lhe para verificar as duas versões e considerar a desproteção da página. Como você não o fez, isso equivale a premiar as edições agressivas de [nome do usuário] e de seus amigos.
  • Ambos sabemos que não é por acaso que você protegeu a página na versão de [nome do usuário].
  • Como é óbvio, você protegeu na versão de [nome do usuário] porque vocês dois são [nazistas|comunistas|maçons|extremistas de direita|liberalistas|feministas radicais|sionistas|cientologistas|anti-sionistas|racistas|skinheads].
  • Por que você protegeu o artigo [nome do artigo] na versão vandalizada por [nome do usuário]? Esta edição constitui flagrante vandalismo, e deve ser tratado como tal, e não como guerra de edições.
  • Você já entrou em acordo com o usuário antes no artigo [nome de outro artigo]. Você é tendencioso. A proteção é uma violação das políticas da Wikipédia.
  • É impossível tentar chegar a consenso sobre a versão correta enquanto a versão errada estiver protegida. A própria credibilidade da Wikipédia estará em jogo, se os jornais souberem que a Wikipédia tem publicado a versão errada. E, portanto, a página deve ser corrigida imediatamente, o mais cedo possível.
  • O fato de o artigo ter sido protegido no seu atual estado não-enciclopédico e tendencioso é uma característica clara da posição [anti-negro|anti-branco|anti-azul-com-listras-roxas|etc.] deste site, quando se trata de tais questões. Eu nunca usei esse termo nesta página antes, mas vou usá-lo agora. A Wikipedia é racista até à alma. Este é um perfeito exemplo de como a Wikipedia é um lugar tendencioso. Quando não se podem refutar informações objetivas, vocês tratam de rotulá-las, descaracterizá-las, desmoralizá-las. Isso é um exemplo perfeito e emblemático da disfunção racista deste website.

Terminologia[editar código-fonte]

  • Versão consensual: A versão de uma página que não está atualmente protegida.
  • Ponto de vista sem referência: Qualquer adição feita a uma página recentemente desprotegida, ou prestes a ser protegida.
  • Nazista: Qualquer um que protege qualquer página vagamente relacionada com religião, política ou futebol, ou quaisquer páginas deste tipo. Além disso, qualquer wikipedista com direitos administrativos.
  • Edição neutra: Qualquer mudança de uma página feita por você. Útil para colocar nos sumários de edição.

Invocar a Panelinha[editar código-fonte]

A única forma reconhecidamente eficaz de acabar com este tipo de abuso de poder por parte de um sysop é ir diretamente à cabeça da serpente. A Panelinha é a mais conhecida fonte de poder e influência em toda a wiki, e é claramente reconhecido que você pode conquistar seu apoio para ajudar a resolver seu problema. Há uma série de maneiras para conquistar o apoio dos Lordes da Dark Wiki:

  1. O mais popular é ameaçar expor a panelinha e fazer alegações ultrajantes sobre os seus membros. Jimbo é a mais comum e a mais óbvia escolha. Ao proclamar no maior número possível de páginas (em CAPS) que Jimbo Wales é um membro da Panelinha e só está interessado em perpetuar o seu poder sobre toda a Web (e sobre o Mundo Real também), certifique-se de assustá-los e conseguirá o seu apoio para evitar novos escândalos. Pense nisso como um suborno.
  2. Uma forma mais arriscada, mas altamente recompensadora, é fingir que você também é membro da Panelinha. Dessa forma poderá conseguir o apoio deles para desnomear o sysop vândalo.
  3. Lembre-se: A Panelinha é um grupo de nazistas, maçons e satanistas, por isso várias formas de magia negra e encantamentos místicos podem ajudar a reunir os poderes necessários para controlá-los.
  4. Também não se esqueça de que o poder da Panelinha reside naqueles que são controlados por ela. Isso inclui você. A menos que tenham a quem controlar, eles não terão poder algum, portanto sempre ameace deixar a Wikipédia se as suas reivindicações não forem atendidas. Asseguramos que você não será esquecido.
  5. Nos casos mais extremos, você pode representar uma ameaça ainda maior ao poder deles, ameaçando não só sair, mas também levar outros com você e formar uma outra Panela! Você pode fazer o download do software MediaWiki, e até mesmo da Base de Dados dos artigos da Wikipédia, e assim criar a sua própria ideia de site perfeito, longe de todos esses sanguessugas e da Panelinha, e juntos formarem uma nova comunidade dedicada a lutar o bom combate; onde a Toda-Poderosa Panelinha não tem voz, e você, e somente você, tem palavra final em tudo o que acontece.
  6. Não se esqueça de fazer tantas denúncias quantas forem possíveis sobre como esses administradores stalinistas são uma maldição para a Wikipédia e devem ser desnomeados do cargo de administrador imediatamente.