Wikipédia:Tarefas usuais – Wikipédia, a enciclopédia livre

Contribua!!
Da melhor maneira possível e da forma que você achar melhor, pois todos têm sua própria forma de contribuir.

Esta página explica alguns procedimentos para algumas tarefas usuais que também são importantes na Wikipédia, além de expandir o domínio principal, que é o fundamental. Tarefas que podem e devem ser desempenhadas por todo e qualquer wikipedista registrado, especialmente por aqueles que desejam granjear um bom conceito perante a comunidade e que desejam postular seu nome a reversores e administradores.

Tomaremos como ponto de partida a monitoração da página mudanças recentes. Observe que esta página documenta em ordem cronológica toda edição em qualquer dos domínios da Wikipédia. Todas as inserções em mudanças recentes devem ser monitoradas e há ações diferentes para casos diferentes, que vamos relacionar a seguir:

Bem-vindo e bem-vindo IP

É de bom tom dar as boas-vindas a todo e qualquer novo utilizador, registrado ou anônimo, que tenha contribuído com pelo menos uma edição, porque além de bem recebermos quem está editando pela primeira vez, ao mesmo tempo temos a obrigação de passar as primeiras instruções para facilitar o entendimento das linhas gerais da Wikipédia.

  • Usuários registrados

No caso de usuários registrados, o sistema mostra na página de mudanças recentes um log que diz: Registo de criação de utilizadores e indica em link vermelho a página de discussão do novo usuário. Edite esta página e insira nela a predefinição {{subst:bem-vindo}}, seguida de sua assinatura (quatro tis), se o usuário possuir pelo menos uma edição válida. Ou pode ser mais rápido, resumindo a tag em {{subst:bv}} seguido de sua assinatura.

  • Usuários anônimos

No caso de usuários anônimos, o sistema mostra a página editada, um endereço IP e, em link vermelho, a página de discussão do novo usuário. Tome por regra revisar por primeiro a edição do usuário anônimo. Se a edição foi correta, edite a página de discussão do usuário anônimo e insira nela a predefinição {{subst:bem vindo ip}}, ou simplesmente {{subst:bv-ip}}, seguida de sua assinatura (quatro tis), quando este utilizador possui edição válida. Se encontrou algum problema na edição, você deve efetuar a correção e deve imediatamente deixar uma mensagem na página do usuário informando do problema e da solução correta a ser adotada no caso (veja a seguir).

Encontrei um vandalismo, o que fazer?

Um vandalismo! Deixa que esse eu reverto, mas o próximo você que vai reverter, certo?

A primeira coisa a fazer quando encontrar uma edição com vandalismo é reverter para a edição anterior que esteja íntegra (ou marcar o mesmo como impróprio ou VDA caso não existam edições anteriores válidas). É preciso atenção na tarefa de reversão, porque a edição imediatamente anterior pode estar vandalizada também. Mesmo não tendo o status sysop de administrador, você também pode reverter e corrigir. Para isto, revise qual é a última versão correta, edite esta versão anterior e salve. E deixe uma mensagem na página de discussão do usuário que vandalizou (anônimo ou registrado).

  • Situação 1, vandalismo na primeira edição de anônimo

Quando a primeira edição de um utilizador anônimo for com vandalismo, edite e corrija o artigo com vandalismo e deixe na página de discussão do usuário a seguinte mensagem: {{subst:BV-AV|nome_do_artigo}}. Onde diz nome_do_artigo, coloque o nome do artigo vandalizado. Observe que o sistema vai gerar uma mensagem automática de boas-vindas ao usuário anônimo, combinada com a mensagem de aviso, indicando ainda o artigo onde foi detectado problema. Encerre a mensagem ao usuário com sua assinatura (quatro tis).

  • Situação 2, vandalismo de anônimo ou registrado

Quando encontrar um artigo com vandalismo editado por um usuário anônimo ou registrado que já tenha recebido a mensagem de boas-vindas, edite e corrija o artigo com vandalismo e deixe na página de discussão do usuário a seguinte mensagem: {{subst:aviso|nome_do_artigo}}. A predefinição aviso vai gerar uma mensagem automática de aviso na página de discussão do usuário, indicando o artigo onde foi detectado o problema. Onde diz nome_do_artigo, coloque o nome do artigo com problema. Encerre a mensagem ao usuário com sua assinatura (quatro tis).

  • Situação 3, o conteúdo do artigo é cópia de outra fonte

Quando encontrar um artigo com conteúdo de outra fonte editado por um usuário anônimo ou registrado (geralmente usamos o Google para buscas de VDAs), edite e poste no artigo a seguinte mensagem: {{subst:VDA|endereço_da_net}}. Onde diz endereço_da_net, coloque o endereço na internet de onde foi copiado o conteúdo para a Wikipédia. A predefinição VDA vai gerar na página do artigo uma mensagem de alerta indicando a cópia e pedindo que outros utilizadores editem o mesmo e substituam a nota por conteúdo livre. Se tiver conhecimento do assunto, você mesmo pode inserir o conteúdo para o artigo, do contrário, deixe com a tag VDA. Feito isso, você pode deixar na página de discussão do usuário a predefinição {{subst:aviso1|nome_do_artigo}} seguida da predefinição {{subst:não copie}}. Encerre a mensagem ao usuário com sua assinatura (quatro tis). Pode também utilizar a tag {{subst:cópia|Nome_do_artigo|URL}} seguida de sua assinatura.

Artigo sem categoria

Quando encontrar um artigo sem categoria, você deve pesquisar arquivos semelhantes e então deve você mesmo categorizar o artigo. Feito isto, deve avisar na página de discussão do usuário que criou o artigo ou do usuário que o editou recentemente dos procedimentos corretos. Use {{AV-CAT|nome_do_artigo|~~~~}} na página de discussão do usuário quando ele não categorizar o artigo. Onde diz nome_do_artigo, coloque o nome do artigo não categorizado. Observe que o sistema vai gerar uma mensagem automática ao usuário, inclusive indicando o artigo sem categoria.

Correções indevidas de ortografia

A Wikipédia em português é escrita e lida por falantes portugueses, brasileiros, africanos, timorenses e não só. Por isso, devemos conviver com todas as variantes da língua e termos um pouco mais de tolerância com as diferenças ortográficas. Algumas expressões que parecem estar escritas erradas na verdade não o são. Se detectar alguma edição que corrija desnecessariamente falsos erros de grafia, reverta as alterações para manter o artigo no idioma de quem o escreveu. Feito isso, deixe na página de discussão do usuário a predefinição {{ORT|nome_do_artigo}} seguida da sua assinatura (quatro tis). Onde diz nome_do_artigo, coloque o nome do artigo. Observe que o sistema vai gerar uma mensagem automática ao usuário, indicando o artigo onde ele fez indevidamente a alteração ortográfica.

Encontrei um artigo assinado, o que fazer?

Não é permitido que os usuários anônimos ou registrados assinem as suas edições em artigos. Cada vez que uma página é editada, as alterações e o nome do usuário ficam gravados no historial da página. Se encontrar algum artigo assinado, edite e remova a assinatura, deixando na página de discussão do usuário a predefinição {{AV-AS|nome_do_artigo}} seguida da sua assinatura (quatro tis). Onde diz nome_do_artigo, coloque o nome do artigo. Observe que o sistema vai gerar uma mensagem automática ao usuário, indicando o artigo onde ele assinou indevidamente.

Gerenciamento de artigos com problemas

O wikipedista também deve, na medida do possível, monitorar os artigos com problemas. Monitorar e mais, empenhar esforço para diminuir o número deles. Esta é uma tarefa especial importantíssima para baixarmos o número de lixos, impróprios, VDAs, curtos, fusões, mínimos, esboços, etc.

Participação em discussões e votações

Você não precisa dar palpite em todas as discussões e votações abertas, mas tem o dever de opinar sobre as discussões em que julga ter algo a acrescentar e nas votações que julga serem importantes para os destinos da Wikipédia.

Seu exemplo vale mais do que mil palavras

Lembre-se de que o seu exemplo vale mais do que mil palavras. Esforce-se por seguir as regras e as recomendações da Wikipédia você próprio em suas edições. E não tenha vergonha de se mostrar, de dizer quem você é, afinal, estamos participando de um projeto ímpar do conhecimento, orgulhe-se disso.

Mantenha sua página pessoal sempre atualizada com dados sobre você. Sua página pessoal é seu cartão de visita na Wikipédia. Já sobre sua página pessoal de discussão, uma nota importante: quem esconde (ou tenta esconder) avisos, críticas e afins da sua página de discussão geralmente não é bem-visto pela comunidade. Mantenha em arquivo, de forma visível, todas as suas mensagens, desde o início. É através de sua página pessoal e da sua página de discussão que os demais wikipedistas saberão quem você é.

Para finalizar, seja acessível, deixe algum meio de contato (e-mail, WhatsApp etc.) e mantenha uma boa relação com a comunidade, ajudando e acompanhando as primeiras edições dos recém-chegados.