Wikipédia:Predefinições em alto risco – Wikipédia, a enciclopédia livre

Recomendação[editar código-fonte]

Seguindo a política de proteção, a proteção pode ser aplicada permanentemente a todas predefinições e redirecionamento de predefinições que possam ser identificados pela comunidade como em alto risco para a Wikipédia. Se totalmente protegida, de modo que apenas administradores possam editá-la, estas predefinições devem ser alteradas apenas após a obtenção de consenso estabelecido sobre a mudança, na página de discussão da predefinição. Se semi-protegidas, podem ser editadas por qualquer utilizador autoconfirmado, mas estes devem confirmar o consenso para suas edições, de modo a evitar guerras de edição em predefinições.

As razões mais comuns para que uma predefinição seja marcada como em alto risco são:

  • A predefinição é usada em uma localização permanente e muito visitada, que ainda não está protegida em cascata.
  • A predefinição é transcluída em um grande número de páginas.
  • A predefinição é substituída frequentemente de modo contínuo, por exemplo, predefinições usadas para avisar utilizadores sobre edições inapropriadas e de boas-vindas.

Não há um critério ou número de transclusões fixo, utilizado para decidir se uma predefinição está em alto risco. Cada predefinição é considerada individualmente, e se uma predefinição está relacionada à biografia de uma pessoa viva, isto reforça os argumentos a favor da proteção preventiva.

Há duas razões para proteger predefinições de alta risco: vandalismo e carga no servidor.

Vandalismo — O risco de vandalismo em uma predefinição transcluída milhares de vezes é óbvio. Mesmo que este tipo de vandalismo seja revertido rapidamente, em menos de um minuto, ela será vista por milhares de pessoas antes de o vandalismo ser eliminado. A proteção destas predefinições diminui este risco. A experiência tem demonstrado que o vandalismo de predefinições é muitas vezes acompanhado pelo uso de várias contas autoconfirmadas e, portanto, a proteção integral é necessária para impedir a edição abusiva.

Carga no servidor — Sempre que uma predefinição é editada, o software aplicativo da wiki não atualiza apenas a predefinição, mas também cada página onde esta predefinição está transcluída. Por exemplo, se a predefinição A é transcluída em 1000 artigos, então editar a predefinição "A", altera na realidade 1001 páginas, contando a própria predefinição. O Mediawiki foi projetado para tornar impossível um ataque de negação de serviço desta maneira. Isto é obtido utilizando uma fila de tarefas que mantém uma lista de páginas que precisam ser recompiladas, e estas páginas são recompiladas lentamente, amenizando a carga do servidor.

Um efeito colateral da fila de tarefas é o atraso entre uma mudança e seu resultado em todas páginas, especificamente se a fila de tarefas já está longa devido a edição de outras predefinições. Este atraso pode causar confusão entre utilizadores que não estão familiarizados com o sistema de filas. Algumas vezes editores acreditam que a predefinição está quebrada, e tentam corrigi-la ao invés de esperar pela propagação das mudanças; isto apenas torna a fila mais longa, e aumenta os atrasos. A proteção de predefinições em alto risco assegura que apenas editores familiarizados com estes efeitos realizem alterações nestas predefinições, e lembra outros editores dos efeitos destas edições.

Documentação[editar código-fonte]

Predefinições semi e completamente protegidas devem, normalmente, possuir a predefinição de {{documentação}}. Ela carrega a página desprotegida /doc, para que não-administradores e IPs possam alterar a documentação, categorias e interwikis.

O rodapé de predefinições protegidas deve parecer com o seguinte:

Última linha do código da predefinição<noinclude>  {{Documentação}} <!-- Adicione categorias e interwikis na subpágina /doc, não aqui! --> </noinclude>