Wikipédia:Por que eu deveria contribuir para a Wikipédia – Wikipédia, a enciclopédia livre

Sobre a Wikipédia
Políticas
Portal comunitário
Decisões da comunidade
Manutenção de conteúdo
Guias de ajuda
FAQ e Glossário
Acreditamos que o conhecimento humano deve ser acessível para todos: e você?

Se entrou nesta página é, certamente, porque está interessado no projeto da enciclopédia livre e quer saber por que deveria contribuir para a Wikipédia. Este é um trabalho voluntário, livre e aberto à participação de qualquer pessoa, sem cobranças por tempo nem de chefes, mas sempre respeitando nossos princípios, que são de todos e todas. Caso você queira ajudar no crescimento e desenvolvimento da Wikipédia, você pode se tornar um wikipedista, participe!

Há muitas (e boas) razões para se envolver com a Wikipédia: é divertido, você vai saber mais sobre o mundo, é educacional, é social, é interativo e colaborativo, é interessante, você vai poder desenvolver, corrigir e editar o texto produzido por outras pessoas sem barreiras ou permissões, descobrindo o quanto interessante é compartilhar seu conhecimento com outras pessoas, sabendo que instantaneamente elas podem reagir e editar o que você escreveu (uma ótima opção para as organizações de qualquer natureza que operam com trabalho colaborativo: os trabalhos das equipes virtuais se situam no mundo real).

Além disso tudo, a Wikipédia também oferece...

  • ...compilação do conhecimento humano, para os pesquisadores. — Imagine a ideia de criar uma enciclopédia de livre acesso (GFDL) para toda a sociedade. – Hugo Lopes, um voluntário da Wikipédia, disse: "A Wikipédia é uma Biblioteca de Alexandria do nosso tempo e todos podem abrir os seus livros." – e certamente muitos compartilham da mesma ideia que ele.
  • ...um mundo melhor, para os idealistas. — Todos desejamos, de modo geral, um mundo melhor. Essa foi a motivação do criador da ideia e da Wikimedia Foundation, o Jimmy Wales que deseja que a informação da Wikipédia chegue aos lugares mais pobres e menos desenvolvidos de forma que as pessoas possam construir um mundo melhor ao seu redor.
  • ...ajuda ao próximo, para os solidários. — Cada vez mais o mundo está consciente da importância da solidariedade com aqueles que não tiveram a mesma oportunidade que nós.
  • ...utilidade, para os sábios. — Todos sabemos coisas interessantes que talvez nunca possamos usar na prática. É uma satisfação poder compartilhar o que conhecemos para que possa ser útil a alguém algum dia.
  • ...aprendizado, para os curiosos. — Muitos querem apenas estar submersos no mundo da informação. Contribuindo, aprende-se muito também. Ao inserir uma contribuição, podemos nos motivar a pesquisar sobre o assunto, a ler sobre o tema, a compartilhar informação e a trocar ideias com outros voluntários.
  • ...diversão, para os criativos. — Este projeto estimula muito a criatividade, pois somos desafiados a criar texto original, tirar fotos para ilustrações, desenhar diagramas, criar tabelas, entre outras coisas. A interatividade com a comunidade também pode ser divertida, havendo encontros eventuais entre os membros do projeto.

O que não é razão para deixar de participar

  • Eu não tenho informação suficiente para contribuir. Editar na Wikipédia é mais simples do que se imagina. Há diversos artigos elementares precisando de melhoria e você pode traduzir conteúdo de outras Wikipédias, navegando através dos Interwikis.
  • Fico feliz apenas lendo, não preciso escrever. A experiência de interagir com o conteúdo de um projeto wiki pode ser muito prazerosa. Muitos usuários começaram apenas corrigindo um pequeno erro e acabaram se tornando usuários ativos dentro do projeto. Seja audaz, melhore a Wikipédia.
  • Não tenho tempo. Ao contribuir com a Wikipédia, você não assume qualquer responsabilidade, você pode participar na medida de suas possibilidades, além isso, pequenas edições são sempre muito bem-vindas.
  • Não gosto de editar o trabalho dos outros. Todo o conteúdo da Wikipédia foi disponibilizado para ser alterado. Sinta-se à vontade, este é o espírito do trabalho colaborativo.
  • Tenho medo de cometer erros. Seja audaz, sinta-se à vontade para explorar suas possibilidades. O software da Wikipédia mantém histórico de todas as edições, de forma que se você fizer uma edição equivocada, poderá desfazê-la. Editores mais experientes sempre estão verificando as edições recentes e poderão auxiliá-lo.
  • Outros já estão fazendo isso, não precisam de mim. Precisamos da sua ajuda, o trabalho de construir, manter e atualizar um projeto em constante crescimento é enorme.
  • Jamais interagiria pela Internet. Você pode participar da Wikipédia usando um pseudônimo e preservar sua privacidade.

Casamento de interesses

É possível unir o útil ao agradável na Wikipédia. Como já foi dito antes, pode-se aprender muito a cada contribuição. Wikipedistas editam artigos para fixar determinado assunto que têm estudado, para não perder o hábito de escrever e outros traduzem artigos de alta qualidade das wikis em outros idiomas, podendo assim aprimorar a performance.

Há ainda a possibilidade de aliar projetos universitários aos interesses da Wikipédia. A Wikipédia anglófona já promoveu diversos desses projetos (ver Wikipedia:School and university projects), que têm funcionado e ajudado tanto alunos e professores quanto a expansão e o ganho de credibilidade da Wikipédia. Você também pode criar um projeto pedagógico/universitário. Veja a página Wikipedia:Projectos escolares e universitários, que se encontra em desenvolvimento.