Wikipédia:Por que a Wikipédia é tão fantástica – Wikipédia, a enciclopédia livre

Sobre a Wikipédia
Políticas
Portal comunitário
Decisões da comunidade
Manutenção de conteúdo
Guias de ajuda
FAQ e Glossário

Quando você lê e edita aos poucos a Wikipédia, mais cedo ou mais tarde vai se perguntar: "Por que a Wikipédia é tão legal? Qual é a causa dela ser tão esplêndida?" Para facilitar a sua vida, vamos explicar isso aqui nesta página:

  • Os artigos da Wikipédia são extremamente fáceis de editar. Qualquer pessoa pode clicar no link "Editar esta página" para fazer modificações. Não é necessário fazer revisão dos seus colegas, prática que é um pouco difícil de organizar. Preferimos, na maior parte dos casos, que as pessoas entrem e façam as mudanças que consideram necessárias. Isso é muito eficiente, nossos esforços parecem ser mais construtivos do que os de projetos semelhantes.
  • A Wikipédia quase não tem burocracia, é até possível dizer que não há qualquer burocracia. Mas não é uma "casa da Mãe Joana". Existem pressões sociais e normas da comunidade, mas talvez isso apenas não constitua burocracia, pois qualquer pessoa pode fazer as alterações que deseja. E as outras pessoas geralmente gostam disso. Então não há engarrafamentos, qualquer pessoa entra no site e contribui para o seu progresso. O projeto se auto-policia. A supervisão editorial é mais ou menos paralela às edições, o que acaba sendo muito eficiente.
  • Na Wikipédia, não existem tópicos obrigatórios nem atribuições de temas. Isso significa que qualquer interessado pode encontrar o assunto relevante e aprimorá-lo imediatamente (caso a pessoa possa achar que pode melhorar o material que já está lá. No momento existem muitos buracos na nossa cobertura do universo!). Isso aumenta a motivação e torna as coisas divertidas.
  • A Wikipédia tem um conteúdo aberto, publicado sob a licença GNU Free Documentation License e Creative Commons - Atribuição - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0). Saber isso incentiva as pessoas a contribuir, todos sabem que é um projeto público acessível para todos.
  • Os artigos estão ficando gradualmente mais bem acabados. O material parece ter a tendência de melhorar cada vez mais, especialmente se existe uma pessoa trabalhando no artigo com razoável regularidade (nesse caso, os outros geralmente ajudam). Existem alguns artigos que podemos usar como exemplo de um início medíocre e agora são muito melhores. Agora suponhamos que o projeto vai durar muitos anos e atrair muito mais gente, como parece ser razoável prever. Nesse caso, como os artigos poderiam deixar de ser bem acabados?
  • A Wikipédia parece atrair pessoas de grande inteligência, e articular pessoas com algum (ou muito) tempo disponível. Ainda mais, existem alguns especialistas trabalhando aqui. Com o tempo, o enorme volume de trabalho feito para passar o tempo ou por diversão poderá ser (e sem dúvida será) melhorado em muito pelos especialistas. Isso faz a Wikipédia ser ao mesmo tempo uma comunidade intelectual agradável (assim parece para muitos) e nos dá a certeza de que os artigos da Wikipédia serão (se ainda não forem) de alta confiabilidade, um dia.
  • A Wikipédia está crescendo de maneira espantosa. São produzidos cerca de 300 artigos novos por dia na Wikipédia inglesa, e cerca de 100 por dia na portuguesa. Esta taxa está crescendo continuamente. E as pessoas por aí ainda mal conhecem a Wikipédia.
  • Nós estamos aos poucos aumentando o número de visitas recebidas -- o que significa indiretamente mais usuários com contribuições a fazer, e assim (possivelmente) um aumento no número de artigos escritos a partir de pesquisas feitas por usuários em serviços como o Google, Yahoo! ou Netscape. O grande número de artigos da Wikipédia e o grande número de links direcionados para a Wikipédia fazem com que seja grande o número de resultados mostrados em serviços de busca como o Google. Assim, na Wikipédia vale o ditado de que "fortuna traz mais fortuna" ou "se construirmos, eles virão" -- e em números cada vez maiores.
  • Nossa predisposição para o sucesso parece muito alta. Em Junho/2008 já tínhamos batido a casa dos 400.000 artigos (em português). É um número definitivamente fora de questão se comparados aos mais de 2,5 milhões de artigos da versão inglesa (Agosto/2008). Mesmo assim não é impossível sonhar com o dia em que teremos 1.000.000 de artigos (a enciclopédia Everything2 anunciou recentemente que tinha 1.000.000 de "nós"); é claro que existe um milhão de tópicos de discussão no mundo, e se a Wikipédia atingir esse número, talvez tudo seja coberto por nossos artigos... algum dia. Infelizmente, parece que sempre vai haver também um monte de artigos mal-escritos e incompletos. Mas é possível -- nós somos capazes de dizer após alguns meses de experiência -- que esses artigos vão sendo aos poucos melhorados até chegarem a um nível do tipo Nupedia. Nós já vimos vários exemplos disso.
  • A Wikipédia é um solo fértil. Pense sobre isso. (Uma metáfora inteligente que devemos a Jimbo Wales.)
  • A Wikipedia não é papel, e isso é uma coisa boa.
  • A Wikipédia é extremamente ousada. Tem versões em mais de 200 línguas, incluindo idiomas planejados como o Esperanto.
  • A Wikipédia propõe a massificação do conhecimento (tanto quanto a posse de um computador e o acesso à Internet o permitem).
  • A informação gerada aqui é livre e comunitária. Quem acede pode aprender lendo-a; quem contribui pode aprender escrevendo-a e pode ensinar partilhando-a.
  • A Wikipédia é fruto do trabalho coletivo de todos seus colaboradores, assíduos ou não.