Wikipédia:Políticas e recomendações – Wikipédia, a enciclopédia livre

Políticas e Recomendações da Wikipédia
Cinco pilares
É uma enciclopédia

Rege-se pela imparcialidade

Tem conteúdo livre

Possui normas de conduta

Não possui regras fixas
Políticas de conteúdo
Princípio da imparcialidade

Verificabilidade

Nada de pesquisa inédita

Biografias de pessoas vivas

Convenção de nomenclatura
Colaboração
Edição

Consenso

Civilidade

Não faça ataques pessoais

Assédio moral

Não proferir ameaças judiciais

Como resolver disputas
Diretórios
Livro de estilo

Lista completa de políticas

Lista completa de recomendações


Políticas e recomendações da Wikipédia são desenvolvidas pela comunidade para descrever as melhores práticas, clarificar princípios, resolver conflitos, e de outros modos chegar mais perto do objetivo de criar uma enciclopédia livre e fiável. É altamente recomendável a leitura da página dos Cinco pilares, que contém um sumário dos princípios mais pertinentes.

Apesar da Wikipédia não ter regras fixas, as páginas de políticas e recomendações descrevem os seus princípios e práticas mais conhecidas. As políticas explicam e descrevem padrões que todos os usuários devem seguir, enquanto que recomendações pretendem descrever padrões que devem ser normalmente seguidos, a depender do contexto. Políticas e recomendações devem ser aplicadas usando a razão e bom senso.

A Wikipédia lusófona mantém algumas políticas elaboradas pela própria comunidade que servem de apoio para as atividades no projeto. A ideia é padronizar algumas ações, manter um rumo e facilitar a colaboração no dia-a-dia. Você também pode participar das decisões. Elabore e lance uma proposta na Esplanada e veja o que a comunidade tem a dizer.

É importante ressaltar que algumas políticas da Wikipédia lusófona foram inspiradas em políticas de Wikipédias em outras línguas, ou seja, são experiências compartilhadas internacionalmente. Dê uma olhada nos interwikis para visualizar quais Wikipédias partilham conosco as mesmas políticas e filosofias.

Cinco pilares

São princípios fundamentais, comuns a todas as Wikipédias, que não podem ser objeto de revisão nem de alteração e têm primazia sobre as regras e recomendações adotadas pela comunidade dos contribuintes.

Políticas oficiais

Descrevem normas que todos os editores devem seguir.

Recomendações

Descrevem normas amplamente aceita que todos os editores devem normalmente seguir.

Artigos informativos

Descrevem práticas da comunidade da comunidade sobre algum ou mais aspetos das normas e costumes da Wikipédia.

Ensaios

São textos escritos por alguns editores ou grupo de editores. São usados frequentemente em discussões internas para evitar a repetição dos argumentos expostos neles. Muitas políticas começaram como ensaios e ganharam a aprovação comunitária até tornarem-se políticas. Ensaios podem eventualmente não representar a opinião geral.

Rascunhos

São textos escritos por um único editor. Podem estar em processo de escrita ou seu autor apenas esboçou ideias e não tem certeza se há apoio da comunidade para um possível ensaio ou informativo sobre o tema. Rascunhos podem eventualmente não representar a opinião geral.

Quadro-síntese

Imutável Obrigatório Autônomo Consensual Apreciado

Pilar
Por princípio, não deve ser revisto. Deve ser seguido por todos, sem margem para exceções. Emana regramento próprio, sem dependência direta de outros textos. Foi discutido e aprovado de modo consensual (ou via votação). Está no domínio Wikipédia e presume-se que é de conhecimento da comunidade.

Política
Pode ser modificado, revisto ou revogado caso haja consenso da comunidade.

Recomendação
Pode ser dispensado quando ocorrer consenso para tal em circunstâncias específicas e delimitadas.

Informativo
Não estabelece regras, apenas expande conceitos e documenta consensos da comunidade de forma mais esmiuçada.

Ensaio
Não foi discutido e aprovado formalmente e ainda está em processo de ajuste, discussão e formação de consenso.

Rascunho
Ainda está em elaboração ou há provável consenso pela reprovação do texto.