Wikipédia:Política de administradores de interface – Wikipédia, a enciclopédia livre

Administradores de interface

Os administradores de interface são usuários com acesso à edição de páginas do domínio MediaWiki e de páginas JavaScript e CSS globais do site e de usuários. Esses direitos, anteriormente, estavam disponíveis apenas aos administradores e editores de interface. Atualmente são reservados apenas aos administradores de interface.

De modo a garantir a escolha de editores capacitados para a edição deste tipo de código, e o normal funcionamento da Wikipédia lusófona, os interessados em se tornar administradores de interface devem solicitar a inclusão no grupo e aguardar por uma semana. Caso fique demonstrado claramente o cumprimento à política de administradores de interface, o pedido poderá ser encerrado antes deste prazo, conforme especificado na seção de avaliação.

Assim como os administradores, os administradores de interface devem fazer bom uso das ferramentas que lhes foram confiadas, estando sujeitos à remoção em caso de abusos.

Apesar de ser possível editar as listas negra e branca para aprimoramento das expressões regulares usadas, a inclusão ou remoção de entradas de modo a proibir (ou permitir) ligações externas, criação de artigos ou visualização de imagem só é feita quando a comunidade chega a um consenso sobre isso.

Ver artigo principal: Administradores de interface

Os usuários deste grupo possuem permissão para criar e modificar páginas do domínio MediaWiki. Também podem modificar páginas de JavaScript e CSS globais do site e as personalizadas dos usuários, para correção de bugs e atualização do sistema.

As políticas oficiais e as recomendações da comunidade devem nortear todas as suas ações.

Regras para a inclusão no grupo[editar código-fonte]

Para que um usuário seja incluído no grupo dos administradores de interface (por um burocrata), é preciso que cumpra alguns requisitos. Os pedidos de usuários que não satisfaçam as condições a seguir serão cancelados.

Requisitos mínimos[editar código-fonte]

Uma nomeação só poderá ser aceita se o candidato satisfizer os seguintes requisitos:

  • Ter uma conta registrada com no mínimo seis meses desde a primeira edição.
  • Demonstrar conhecimento técnico de JavaScript ou CSS.

Motivos para cancelar um pedido[editar código-fonte]

Um pedido poderá ser cancelado nas seguintes situações:

Um cancelamento não terá valor e será desconsiderado pelos burocratas se não for corretamente justificado, com apresentação dos diferenciais de edição probatórios e referências às políticas pertinentes. Mais detalhes na seção abaixo.

Pedidos de aprovação[editar código-fonte]

Políticas e Recomendações da Wikipédia
Cinco pilares
É uma enciclopédia

Rege-se pela imparcialidade

Tem conteúdo livre

Possui normas de conduta

Não possui regras fixas
Políticas de conteúdo
Princípio da imparcialidade

Verificabilidade

Nada de pesquisa inédita

Biografias de pessoas vivas

Convenção de nomenclatura
Colaboração
Edição

Consenso

Civilidade

Não faça ataques pessoais

Assédio moral

Não proferir ameaças judiciais

Como resolver disputas
Diretórios
Livro de estilo

Lista completa de políticas

Lista completa de recomendações

Os usuários que pretendam tornar-se administradores de interface devem verificar se preenchem os requisitos mínimos para a obtenção do estatuto. Em caso afirmativo, poderão fazer o pedido na página de aprovação e anunciá-lo na Esplanada, incluindo-o também na predefinição de mudanças recentes. Somente usuários autoconfirmados poderão abrir um novo pedido de aprovação.[1]

Critérios de avaliação[editar código-fonte]

Uma vez feita a solicitação, esta ficará aberta durante uma semana (ou menos, caso esteja claro que o usuário cumpre os critérios de avaliação expostos no próximo parágrafo), podendo ser prorrogada por sugestão de um burocrata, se necessário. Nesse ínterim, qualquer editor poderá cancelar o pedido ou manifestar seu apoio ao candidato.

Um cancelamento válido consiste, obrigatoriamente, na exposição de um ou mais motivos dentre os passíveis de anular a solicitação, desde que comprovados através de diferenciais de edição e/ou das ações do usuário, com referência explícita às políticas pertinentes. Em contrapartida, os argumentos favoráveis à atribuição devem alicerçar-se nas políticas e recomendações da Wikipédia, participação no café dos programadores e pedidos de edição do domínio MediaWiki, além de alto nível de conhecimento em CSS e JavaScript, sob pena de serem desconsiderados ao término do processo. As análises do perfil técnico do candidato, trazidas por programadores, naturalmente terão peso muito maior na aferição do consenso pelos burocratas.

Acusações não comprovadas e comentários sem embasamento nas políticas ou de cariz pessoal serão desconsiderados pelos burocratas.

Avaliação dos burocratas[editar código-fonte]

Findo o prazo destinado à argumentação, a discussão será fechada a novos comentários e um burocrata examinará o pedido. Se este considerar, após análise e síntese cuidadosa dos argumentos, que o editor satisfaz os requisitos mínimos e não foram apontados ou constatados motivos válidos significativos para cancelar a solicitação (diante dos aspectos técnicos favoráveis), poderá aprovar o pedido de administrador de interface, inserindo a predefinição {{Aprovo}} acompanhada de uma justificativa detalhada e inequívoca e, a seguir, incluí-lo no grupo. Todas as alterações no grupo ficam disponíveis automaticamente na página de registros.

Por razões legais e de segurança, a Fundação Wikimedia exige a utilização de autenticação de dois fatores para os usuários incluídos neste grupo.

No entanto, se o primeiro burocrata negar o pedido, dever-se-á aguardar pela avaliação de um segundo. Se este também for contrário à atribuição, deverá encerrar o pedido como reprovado. Caso apoie o pedido, a decisão final ficará a critério de um terceiro burocrata.

Se um pedido for negado, o usuário poderá fazer uma nova solicitação após um tempo prudente, quando se considerarem sanadas as razões para a rejeição.

Perda do acesso[editar código-fonte]

O mau uso das ferramentas pode acarretar a remoção do grupo. A retirada do acesso é feita por um burocrata e pode ser imediata, independentemente da abertura de um pedido de remoção.

Motivos para remoção[editar código-fonte]

O usuário poderá ser removido do grupo se os critérios para fazer parte dele, especificados na seção acima, deixarem de ser válidos para o usuário, ou se os motivos passíveis de anular uma solicitação passarem a existir. Também será removido quando ocorrer utilização abusiva das ferramentas, a qual consiste no seu uso reiterado, sobretudo se houver conflito de interesse ou má-fé comprovada nas ações.

Um evento isolado, porém, não deve motivar o remoção imediata do acesso a princípio, exceto se o administrador de interface, após formalmente advertido por um burocrata, tornar a repetir os mesmos erros.

Remoção imediata[editar código-fonte]

A revogação da permissão pode ser realizada por qualquer dos burocratas, independentemente da abertura de um pedido de remoção. Caso se proceda à retirada, é obrigatória a apresentação na página de discussão do editor, em seguida, de uma justificativa clara e embasada nos motivos passíveis de remoção acima descritos, com a devida comprovação das ocorrências que a motivaram.

Uso ilícito de fantoches e abusos graves praticados com ou sem o uso das ferramentas de administrador de interface, como perseguir usuários, ou impedir um usuário de editar através de JavaScript, são passíveis de perda automática do acesso e suscitarão em bloqueio de acordo com a política atual.

O absenteísmo (seis meses sem atividades na Wikipédia) e a renúncia também são motivos legítimos para remoção do acesso a administradores de interface, regidos do mesmo modo que em relação aos administradores.[2]


Mesmo assim, qualquer usuário poderá reportar possíveis abusos através de um pedido de remoção (ver próxima seção).

Pedidos de remoção[editar código-fonte]

No pedido de remoção, deverão ser apresentados, e obrigatoriamente comprovados através de diferenciais de edição e/ou das ações do usuário (com referência explícita às políticas respectivas), os motivos que consubstanciam a retirada do estatuto, e que devem constar entre razões discriminadas na seção acima. Comentários sem embasamento nas políticas ou de cariz pessoal serão desconsiderados.

O administrador de interface poderá justificar-se, desde que o faça ao abrigo das políticas e recomendações. Um burocrata, então, examinará o pedido. Se for constatado abuso reiterado ou qualquer outro motivo dentre os passíveis de remoção, após análise e síntese cuidadosa dos argumentos, este procederá à retirada do acesso.

No entanto, se o primeiro burocrata negar o pedido de remoção, dever-se-á aguardar pela avaliação de um segundo. Se este também for contrário à retirada, deverá encerrar o pedido como mal-sucedido. Caso apoie a remoção, a decisão final ficará a critério de um terceiro burocrata.

Notificação[editar código-fonte]

A remoção de um usuário do grupo pode ser divulgada sucintamente na seção de anúncios da Esplanada, a qual não se destina à discussão da ocorrência. Para esta finalidade, existem as páginas de diálogo do usuário, do burocrata responsável e de pedidos a burocratas.

Novas solicitações[editar código-fonte]

Ao usuário que teve seu acesso revogado é reservado o direito de realizar uma nova solicitação tão logo o problema que resultou na perda da permissão tenha sido sanado.

Arquivamento dos pedidos[editar código-fonte]

No momento da aprovação ou rejeição do pedido, ou após a decisão final, o burocrata deverá arquivar a página fazendo uso dos seguintes cabeçalhos, segundo instruções presentes nas páginas de aprovação e remoção:

Aprovação[editar código-fonte]

  • {{Wikipédia:Administradores de interface/Pedidos de aprovação/Concluídos/Cabeçalho}}
  • {{Wikipédia:Administradores de interface/Pedidos de aprovação/Concluídos/Rodapé}}

Remoção[editar código-fonte]

  • {{Wikipédia:Administradores de interface/Pedidos de remoção/Concluídos/Cabeçalho}}
  • {{Wikipédia:Administradores de interface/Pedidos de remoção/Concluídos/Rodapé}}

Referências