Wikipédia:Proxies abertos são proibidos – Wikipédia, a enciclopédia livre

Políticas e Recomendações da Wikipédia
Cinco pilares
É uma enciclopédia

Rege-se pela imparcialidade

Tem conteúdo livre

Possui normas de conduta

Não possui regras fixas
Políticas de conteúdo
Princípio da imparcialidade

Verificabilidade

Nada de pesquisa inédita

Biografias de pessoas vivas

Convenção de nomenclatura
Colaboração
Edição

Consenso

Civilidade

Não faça ataques pessoais

Assédio moral

Não proferir ameaças judiciais

Como resolver disputas
Diretórios
Livro de estilo

Lista completa de políticas

Lista completa de recomendações

Proxies anônimos são proibidos nos projetos da Fundação Wikimedia.[1] Apesar de a Wikimedia Foundation encorajar que qualquer pessoa no mundo contribua em suas wikis, tais tipos de proxies muitas vezes são utilizados de forma abusiva. Se você foi bloqueado como se fosse um proxy anônimo, veja por favor Help:blocked (em inglês). Existem proxies que costumam ser deixados abertos devido a uma configuração propositada ou acidental, ou mesmo por hackers terem alterado a configuração. Nenhuma restrição é feita quanto ao ler a Wikipédia por um proxy anônimo ou aberto.

Qualquer endereço de IP que seja de um proxy aberto poderá ser bloqueado por um tempo indefinido por qualquer administrador a qualquer altura. Quando se tornar um proxy "fechado" o IP poderá ser desbloqueado.

Se sabe que esta política causa problemas a alguns usuários, especialmente os que utilizam proxies abertos para tentar contornar alguma forma de censura que exista no local onde residem; um exemplo bastante conhecido é a tentativa que o governo da República Popular da China faz com que seus habitantes não tenham como consultar ou ler a Wikipédia. Editores chineses que pretendem editar alguma wiki da Wikimedia deverão consultar Wikipedia:Advice to users using Tor to bypass the Great Firewall (em inglês).

A todo o contribuinte

Se você foi bloqueado com a mensagem "proxy aberto"

Se você já tem uma conta, você pode usar o acesso seguro no endereço: https://secure.wikimedia.org/wikipedia/pt/wiki/

Para solicitar um desbloqueio, entre em contato com um administrador (por e-mail, ou por meio de outro computador), indicando o endereço IP bloqueado (por exemplo: 74.72.194.47) e o identificador de bloqueio (por exemplo: # 44814). Essas informações se encontram na mensagem de bloqueio. Se você tiver uma conta de usuário, especifique-a também, assim o administrador poderá responder na sua página de discussão.

Aos administradores

  • Proxies abertos "permanentes" (com endereço estático) devem ser bloqueados por um longo tempo. Não há consenso quanto a duração, tipicamente entre 1 e 5 anos. O bloqueio definitivo (em infinito) também é possível mas tem o baixo risco de bloquear a termo endereços que serão realocados num futuro distante.
  • Proxies abertos temporários, como os nós de saída Tor devem ser bloqueados temporariamente, por exemplo, por duas semanas.
  • Em todos os casos, o bloqueio completo (ou seja, desmarcando a opção bloquear unicamente os usuários anónimos) é necessário. Caso contrário o IP poderá criar um fantoche e se servir dele para esconder seu IP real, evitando toda aproximação com a conta legítima.

A lista inter-projetos de endereços bloqueados está no meta:Category:Open proxies blocked on all participating projects.

A lista com os antigos endereços bloqueados na wp-pt se encontra na Categoria:!Proxies bloqueados na Wikipédia.

A lista com os novos endereços bloqueados na wp-pt se encontra na Categoria:!Proxies abertos.

Para encontrar o bloqueio correspondente a um identificador dado (#nnnnn), deve se ir na página Especial:Usuários bloqueados e entrar o identificador.

Nós de saída Tor

Os nós de saída Tor são automaticamente bloqueadas pelo software MediaWiki.

Listas de proxies abertos

Detecção de proxies abertos usados na Wikipédia: Wikipedia:Detecção de proxies abertos

Ver também

Notas

  1. Em No open proxies: "legitimate users (..) are not the intended targets and may freely use proxies until those are blocked."

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikisource Textos originais no Wikisource
Meta-Wiki Meta-Wiki