Wikipédia:Por que a página foi eliminada? – Wikipédia, a enciclopédia livre

Páginas da Wikipédia são frequentemente eliminadas por administradores e eliminadores de acordo com a política de eliminação. Esta página ajuda a explicar os motivos para eliminação de determinado artigo e o que você pode fazer a respeito de uma eliminação da qual discorda. Sem desespero: informações eliminadas nunca são realmente perdidas. Continue a leitura para entender.

Descubra o que aconteceu

Veja o registro de eliminação

Quando uma página é eliminada, isso fica gravado no registro de eliminação acompanhado por um sumário de eliminação e com a indicação do administrador/eliminador que eliminou. Para encontrar a informação, vá para a página e procure o artigo pelo título.

Existem diferentes processos que resultam na eliminação de páginas. O sumário de eliminação esclarece qual deles:

  1. Sumários com mensagens breves como "impróprio", “ER” (abreviação de eliminação rápida), “ER20” ou “spam”. Tais casos estão relacionados com os critérios de eliminação rápida.
  2. Sumários com mensagens como “Decidido em PE, arquivada com um script” ou "Eliminado em consenso ou votação". Mostram que a eliminação é resultado de uma eliminação por consenso.
  3. Sumários “VDA” (Violação de Direitos Autorais). Ocorre quando um artigo é simplesmente uma cópia de um texto cujo autor não a autorizou explicitamente.

Se você continua confuso com o registro de eliminação, exponha sua dúvida em Fale com a Wikipédia.

Eliminação rápida

Páginas que entrem nos critérios de eliminação rápida são rapidamente eliminadas e sem discussão. Alguns dos critérios são: páginas que são evidentemente SPAM e páginas com títulos absurdos em termos enciclopédicos. Quando fazem a eliminação, administradores frequentemente deixam mensagens breves nos sumários de eliminação em vez de explicar claramente a razão. As razões gerais para eliminação ficam todas evidenciadas na página Wikipedia:Eliminação rápida.

Eliminação por consenso

Uma página pode gerar dúvidas quanto à sua validade na Wikipédia. Por isso, outros editores podem apresentá-la numa eliminação por consenso, onde parte da comunidade da Wikipédia discute e decide se será eliminada ou mantida. Tais discussões duram ao menos sete dias, e, se inconclusivas, inicia-se uma votação, com duração de sete dias. Com o resolução, um administrador executa a devida destinação ao artigo. Qualquer pessoa pode participar do debate, mas somente aqueles que possuem direito ao voto podem votar. Apesar deste sistema por si só determinar a decisão final quanto a um artigo, é imprescindível que haja boa argumentação e civilidade durante o processo. Lembre-se que não estamos aqui para alimentar conflitos, mas para construir uma enciclopédia.

Prevenção de criação

Se uma página específica for recriada e eliminada diversas vezes, administradores podem decidir protegê-la de forma a impedir a recriação. Se você tentar editar uma página protegida, uma mensagem o informará quanto a isso.

O que você pode fazer

Se uma página criada por você for eliminada, por favor, procure entender os motivos, sem levar para o lado pessoal. Veja nossas políticas de conteúdo para ter uma ideia do que você pode fazer. Alternativamente, tenha em mente que nós já possuímos 1 123 272 artigos, ou seja, você pode encontrar um tema de seu interesse e ajudar a melhorar nosso conteúdo existente.

Dependendo das razões para a eliminação de uma página, há diversas maneiras possíveis de recuperá-la com a ajuda de administradores. No entanto, você deve primeiramente se certificar de que a página é apropriada para a Wikipédia (ver o que a Wikipédia não é) e de que o conteúdo é baseado em fontes fontes confiáveis. Caso contrário, você não terá chances de recuperar o artigo.

  1. Se acredita que uma página foi eliminada por motivos equivocados ou se acredita que possui boas razões para poder editar uma página protegida, primeiro, converse com o administrador responsável ou utilize o Wikipedia:Contato/Fale com a Wikipédia. Se continua insatisfeito, pode utilizar a página de pedidos a administradores.
  2. Se a página foi eliminada por qualquer outra razão e você deseja ter acesso ao texto (por exemplo, para recriar o artigo, mas de acordo com as políticas de conteúdo), poderá pedir a restauração temporária do artigo em Wikipedia:Pedidos a administradores/Restauro de páginas.
  3. Se possui alguma dúvida quanto ao funcionamento do processo de eliminação, peça ajuda em Wikipedia:Contato/Fale com a Wikipédia.
  4. Se uma página criada por você está prestes a ser eliminada, copie e cole o wikitexto em algum documento de texto. No entanto, após a eliminação da página, não a recrie logo em seguida! Caso o faça, a página será novamente apagada e pode ainda ser bloqueada contra recriação. Em vez disso, procure provar a notoriedade do seu artigo ou espere que adquira maior notoriedade evidenciada por publicações de fontes confiáveis. Se pretende criar novamente o artigo, esclareça suas dúvidas em Wikipedia:Contato/Fale com a Wikipédia para saber como melhorar o artigo e adequá-lo à Wikipédia.
  5. Se o artigo já foi eliminado e você deseja ter acesso a uma cópia, você pode fazer um pedido de restauração temporária em Wikipedia:Pedidos a administradores/Restauro de páginas.

Se nada der certo, tente outra wiki

Com o rápido crescimento da Wikipédia, em 2007 ela se tornou uma das maiores e mais visitadas wikis do mundo. Os artigos da Wikipédia tendem a ser bem ranqueados em muitos motores de busca. Antes da Wikipédia, a tecnologia wiki era pouco conhecida. Como resultado, a Wikipédia é geralmente a primeira wiki que as pessoas conhecem e a primeira wiki onde elas começam a editar. Algumas pessoas podem ter a impressão errônea de que a Wikipédia é a única wiki que existe. Em muitos casos, isso pode frustrá-las, simplesmente porque a Wikipédia é na verdade um tipo muito específico de wiki (uma enciclopédia) e novatos podem demorar certo tempo para entender o que isso implica. Há muito conteúdo que não serve para a Wikipédia (ver o que a Wikipédia não é), apesar de ser útil ou interessante para alguns.

Há muitas outras wikis na internet, com políticas de conteúdo muito diferentes da Wikipédia e que trabalham com os mais diversos temas. Algumas dessas wikis foram fundadas por grupos de antigos e/ou atuais editores da Wikipédia, interessados em desenvolver artigos de suas áreas de interesse, mas que eram incompatíveis com os objetivos da Wikipédia. Alguns exemplos são: [http://starwars.wikia.com Wookieepedia] (para entusiastas de Star Wars) e [http://www.wowwiki.com/Portal:Main WoWWiki] (para os fãs do jogo World of Warcraft).

Para encontrar um bom “lar” ao seu artigo eliminado, verifique a lista de wikis e os projetos alternativos (em inglês). Se você não consegue encontrar uma wiki apropriada para o seu artigo, peça ajuda em Wikipedia:Contato/Fale com a Wikipédia. Se o artigo eliminado tem relação com temas de algum projeto, os membros do projeto podem talvez conhecer wikis alternativas para publicar o conteúdo que não atende aos requisitos da Wikipédia. Uma vez que você encontre uma boa hospedagem para seu artigo, pode imediatamente colocá-lo lá caso tenha copiado e salvo o wikitexto (mas talvez seja preciso modificá-lo para que fique adequado ao novo website). Caso não tenha salvo uma cópia, você poderá pedir a restauração temporária do artigo em Wikipedia:Pedidos a administradores/Restauro de páginas.

O que você não deve fazer

  • Como mencionado acima, pedimos que não leve para o lado pessoal e que procure compreender o funcionamento do projeto. É compreensível que se sinta injustiçado ou irritado ao ver seu artigo eliminado após árduo trabalho, mas por favor, procure trabalhar de acordo com os complicados processos que os wikipedistas desenvolveram para gerenciar um dos maiores projetos colaborativos do mundo.
  • Pedimos que não poste dúvidas quanto ao seu artigo eliminado na discussão desta página. Em vez disso, se tiver dúvidas, poste-as em Wikipedia:Contato/Fale com a Wikipédia.
  • Pedimos que evite recriar o artigo sem fazer as devidas modificações.

Ver também