Wikipédia:Política de burocratas – Wikipédia, a enciclopédia livre

Burocratas

Os burocratas são usuários com acesso às ferramentas de gestão de privilégios.

De modo a garantir a escolha de editores capacitados à função e o normal funcionamento da Wikipédia lusófona, os interessados em se tornar burocratas deverão iniciar um pedido para obtenção do estatuto, através do qual serão avaliados de acordo com a política de burocratas.

Assim como os administradores, os burocratas devem zelar pelo bom uso das ferramentas que lhes foram confiadas. Do contrário, abusos reiterados podem ter como consequência a perda do estatuto.

Ver artigo principal: Burocratas

Os usuários deste grupo possuem permissão para gerenciar os privilégios de usuários autoconfirmados,[1] autorrevisores,[1] robôs, editores de interface,[2] eliminadores, administradores e burocratas. O gerenciamento desses grupos deve estar em conformidade com as diretrizes especificadas nas respectivas políticas.

Embora os burocratas possam atribuir e remover as sete permissões mencionadas acima,[3] não estão habilitados a gerenciar estatutos que concedem acesso a informações privadas, como CheckUser e Oversight. Essas permissões são gerenciadas apenas pelos Stewards, um grupo de usuários que atua em todos os projetos da Wikimedia Foundation.

A política de burocratas, bem como as demais políticas que regem a gestão de privilégios (editores de interface, eliminadores, robôs e administradores), deve nortear todas as ações dos burocratas.

Atuação[editar código-fonte]

Em consequência das permissões que lhe são conferidas a nível de software e pelas políticas vigentes, os burocratas estão autorizados a:

  1. Analisar, aprovar/reprovar e arquivar os pedidos para:
    1. Obtenção ou remoção do estatuto de usuário confirmado, bem como atribuí-lo ou removê-lo à sua avaliação direta;[1]
    2. Obtenção e remoção do estatuto de autorrevisor, bem como atribuí-lo ou removê-lo à sua avaliação direta;[1]
    3. Obtenção e remoção do estatuto de reversor, bem como atribuí-lo à sua avaliação direta;[4]
    4. Obtenção do estatuto de robô, de acordo com as diretrizes da política de robôs, e remoção conforme a necessidade;[5]
    5. Obtenção e remoção do estatuto de editor de interface, de acordo com as diretrizes da política de editores de interface;[2]
    6. Obtenção e remoção do estatuto de eliminador, de acordo com as diretrizes da política de eliminadores;
    7. Obtenção e remoção[3] do estatuto de administrador, de acordo com as diretrizes da política de administradores;
    8. Obtenção e remoção[3] do estatuto de burocrata, de acordo com as diretrizes encontradas na presente política.
  2. Atender solicitações relacionadas às questões acima, que lhe forem dirigidas na página de pedidos a burocratas.[6] Solicitações privadas ou em outros locais também são permitidas;
  3. Debater, no café dos burocratas, problemas referentes a gestão de privilégios e aprovação/remoção de robôs-administradores.

Além disso, os burocratas podem, a qualquer momento, anular votos nos pedidos para obtenção e remoção do estatuto de administrador, e para obtenção dos estatutos de verificador de contas e supervisor, se constatarem fortes indícios ou evidências de meatpuppetry e/ou participação de contas dormentes com o objetivo de influenciar o resultado final da votação.[7]

Nota
O burocrata deve primar pela proatividade, lançando mão do recurso ao café dos burocratas apenas quando for imprescindível a participação dos demais ou, então, não usufruir de segurança para atuar sozinho em determinada situação.

Eliminadores autoaprovados[editar código-fonte]

Os burocratas que não forem administradores podem atribuir a si próprios o estatuto de eliminador, caso tenham interesse em atuar nas tarefas de eliminação.

Uma vez que o conhecimento da política de eliminação está entre os critérios mais importantes na aprovação dos burocratas, e estes também são responsáveis por avaliar os pedidos de eliminador e gerenciar esse grupo de usuários, averiguando se desfrutam da confiança necessária para uso das ferramentas de eliminação.

Nota
O estatuto de administrador só será concedido a um burocrata se este o obtiver por meio de um pedido de aprovação.

O que os burocratas não são[editar código-fonte]

Os burocratas não são a elite dos wikipedistas nem concentram poder decisório superior ao de qualquer usuário no que concerne a decisões da comunidade e responsabilidade editorial. Deste modo, sua atuação e discricionariedade (quando houver e for estabelecida pelas políticas) devem restringir-se, precisamente, às permissões que lhe são inerentes em nível de software. Por exemplo: com acesso à interface de gerenciamento de privilégios de usuário, os burocratas estão autorizados a aprovar ou reprovar pedidos de permissões diversos, em observância às políticas respectivas.

O estatuto de burocrata é uma flag que possibilita a gestão de determinados privilégios, de modo que à sua essência não deve ser agregado qualquer caráter político ou permissão para sobrescrever as decisões instituídas pela comunidade, bem como seus respectivos processos.

Vale ressaltar que ter acesso a essas ferramentas não significa possuir um "cargo" nem pertencer a um nível hierárquico dentro da Wikipédia.

Tempo de uso das ferramentas[editar código-fonte]

Uma vez que não há empecilhos à remoção do estatuto e este não se encontra associado a outras permissões, não há um prazo determinado para a remoção do acesso às ferramentas dos burocratas. No entanto, todos devem ter em mente que este não é um estatuto para o resto da vida: as pessoas o requisitam se precisam dele, mantêm-no enquanto lhes for útil e renunciam a este direito quando ele não se fizer mais necessário.

De forma similar aos pedidos para a obtenção do estatuto de administrador, estes podem ser lançados a qualquer momento, de acordo com o interesse do usuário, e avaliados individualmente. Indicações por terceiros não são aceitas.

Em casos de abuso constatado, a comunidade poderá solicitar a retirada das ferramentas a qualquer tempo.

Estatuto desvinculado[editar código-fonte]

O estatuto de burocrata não está vinculado a outras permissões. Portanto, a conquista ou a perda deste acesso não implica na alteração em outros privilégios que o usuário possua. Exceção se faz ao estatuto de eliminador, somente quando este resultar de autoatribuição por parte do burocrata.

Número de burocratas[editar código-fonte]

Não existem restrições quanto aos números mínimo ou máximo de burocratas. Poderão ser incluídos no grupo todos aqueles que forem aprovados de acordo com a presente política.

Regras de validação[editar código-fonte]

Existem critérios definidos para a aprovação de burocratas e perda do acesso.

Requisitos mínimos para a obtenção do estatuto[editar código-fonte]

Os pedidos de usuários que, por ventura, não preencherem os requisitos mínimos abaixo discriminados, serão cancelados:

  • Ter uma conta registrada com no mínimo seis meses desde a primeira edição e pelo menos 2.000 edições no domínio principal.
  • Não possuir qualquer registro de bloqueio (parcial ou total), nos últimos seis meses a contar de seu término, exceto se os bloqueios corresponderem a um engano ou tiverem sido considerados incorretos e completamente anulados em sequência.
Nota
O estatuto de administrador não se inclui entre os requisitos mínimos.

Motivos para atribuir o estatuto[editar código-fonte]

Os argumentos válidos que legitimam a atribuição das ferramentas burocráticas estão listados abaixo. O usuário não precisa corresponder a todos os critérios, mas quanto mais se enquadrar ao perfil esperado de um burocrata, maior será a probabilidade de aprovação. Logo, o usuário deve:

Um apoio nos termos supracitados não terá valor e será desconsiderado pelos burocratas se não for corretamente justificado, com apresentação dos diferenciais de edição probatórios e referências às políticas pertinentes. Mais detalhes na seção abaixo.

Motivos para não atribuir ou remover o estatuto[editar código-fonte]

Os argumentos primários válidos que legitimam a não-atribuição (ou remoção) das ferramentas burocráticas estão listados abaixo. Logo, é perfeitamente válido se posicionar contra à atribuição (ou a favor da remoção) se o editor:

Uma discordância nos termos supracitados não terá valor e será desconsiderada se não for corretamente justificada, com apresentação dos diferenciais de edição probatórios e referências às políticas pertinentes. Mais detalhes nesta seção.

Motivos secundários para não atribuir ou remover o estatuto[editar código-fonte]

Situações de desrespeito às políticas ou recomendações em geral não cobertas pelo tópico anterior, abusos comprovados de qualquer natureza, problemas cross-wiki e conflitos editoriais, também podem, mesmo não diretamente relacionados aos motivos primários para não atribuir ou remover estatuto, evidenciar a falta de capacitação do usuário, sendo tomados, ainda que em menor grau, como argumentos legítimos para justificar tanto a remoção quanto a reprovação do direito.

Atribuição do acesso[editar código-fonte]

Os usuários que pretendam tornar-se burocratas devem verificar se preenchem os requisitos mínimos para a obtenção do estatuto. Em caso afirmativo, poderão fazer o pedido na página de aprovação, incluí-lo na página de mudanças recentes e anunciá-lo na Esplanada. Também é obrigatório divulgá-lo publicamente de acordo com as instruções descritas nesta página e pedir a algum administrador que o inclua em MediaWiki:Watchlist-details.[9] Somente usuários autoconfirmados poderão abrir um novo pedido de aprovação.[10]

Critérios de avaliação[editar código-fonte]

Uma vez feita a solicitação, esta ficará aberta durante, no mínimo, uma semana, podendo ser prorrogada em igual período, por determinação de um burocrata (ou administrador, na ausência de burocratas), se necessário. Nesse ínterim, qualquer editor poderá opor-se ou manifestar seu apoio ao usuário na seção de comentários (a discussão da página não deve ser usada).

Uma oposição válida consiste, obrigatoriamente, na exposição de um ou mais motivos contrários à aprovação, desde que comprovados através de diferenciais de edição e/ou das ações do usuário, com referência explícita às políticas pertinentes. Em contrapartida, os argumentos favoráveis devem encontrar respaldo nos motivos para atribuir o estatuto, sob pena de serem desconsiderados ao término do processo.

A seção de comentários não se destina à contabilização do número de apoios e discordâncias. Pelo contrário: este número não tem valor em si, e sim o peso das evidências trazidas como subsídio para a avaliação. Portanto, não se deve tecer um comentário apenas por fazê-lo, sobretudo, se este não agregar informação relevante à análise do usuário em questão.

A exposição de argumentos sólidos e com base na presente política deve sempre ser levada em consideração, sem exceções. Acusações não comprovadas e comentários sem embasamento nas regras de validação ou de cariz pessoal, por sua vez, serão desconsiderados pelos burocratas, haja vista que o processo analítico privilegia a exposição racional e objetiva, garantindo que o usuário seja avaliado por sua capacitação, segundo os critérios definidos para o estatuto que está requisitando. Isto minimiza o risco de fraudes por fantocharia, o peso de solicitações e a desestabilização derivada da influência de grupos externos.

Avaliação dos burocratas[editar código-fonte]

Findo o prazo destinado à argumentação, a discussão será fechada a novos comentários e um burocrata examinará o pedido.

Se este considerar, após análise cuidadosa do usuário e dos argumentos, que:

  1. Não foram apontados na seção de comentários nem constatados durante a avaliação motivos válidos significativos para não atribuir a permissão (diante dos aspectos técnicos favoráveis) e
  2. Os motivos para atribuir o estatuto, de modo geral, refletem o consenso,

Então deverá aprovar o pedido de burocrata, inserindo a predefinição {{Aprovo}} acompanhada de uma justificativa detalhada e inequívoca e, a seguir, incluí-lo no grupo de usuário. Todas as alterações ficam disponíveis publicamente na página de registros.

No entanto, se o primeiro burocrata negar o pedido, dever-se-á aguardar pela avaliação de um segundo. Se este também for contrário à atribuição, deverá encerrar o pedido como reprovado. Caso apoie o pedido, a decisão final ficará a critério de um terceiro burocrata.

Se um pedido for negado, o usuário poderá fazer uma nova solicitação após um tempo prudente, quando se considerarem sanadas as razões para a rejeição.

Os burocratas responsáveis pela avaliação destes pedidos não podem realizar considerações à sua discricionariedade que contrariem o consenso existente, ignorando comentários elaborados à luz das regras de validação e devidamente comprovados. Portanto, a avaliação deve alicerçar-se criteriosamente em todos os argumentos válidos trazidos pelos participantes do pedido de aprovação. Assim, não há impedimentos em participarem também da fase de considerações, como qualquer outro usuário.

Nota
Na ausência de burocratas em exercício, esta etapa de avaliação poderá ser cumprida pelos administradores, sem maiores prejuízos. Nesse caso, para a atribuição do estatuto, é preciso fazer um pedido no Meta-wiki.

Perda do acesso[editar código-fonte]

O mau uso das ferramentas pode acarretar a remoção do usuário do grupo. A retirada do acesso deve ser feita localmente por outro burocrata, a partir de 12 de agosto de 2015,[3] e pode requerer a existência de consenso em um pedido de remoção ou não, em função das circunstâncias.

Motivos para remoção[editar código-fonte]

O estatuto poderá ser retirado se os critérios para obtê-lo, especificados na seção acima, deixarem de ser válidos para o usuário, ou se os motivos para a remoção passarem a existir. Também será removido quando ocorrer utilização abusiva das ferramentas de gestão de privilégios), a qual consiste no seu uso reiterado em desrespeito à presente política, sobretudo se houver conflito de interesse ou má-fé comprovada nas ações.

Um evento isolado, porém, não deve motivar a remoção imediata do acesso a princípio, exceto se o burocrata, após formalmente advertido, tornar a repetir os mesmos erros.

Pedidos de remoção[editar código-fonte]

O pedido de remoção deverá ser inserido nesta lista, incluído na página de mudanças recentes e anunciado na Esplanada. Também é obrigatório divulgá-lo publicamente seguindo as instruções descritas nesta página e solicitar a algum administrador que o inclua em MediaWiki:Watchlist-details.[9]

No pedido de remoção, deverão ser apresentados, e obrigatoriamente comprovados através de diferenciais de edição e/ou das ações do usuário, os motivos que consubstanciam a retirada do estatuto, e que devem constar entre razões discriminadas na seção acima. Comentários sem embasamento nas políticas ou de cariz pessoal serão desconsiderados.

O usuário com o estatuto de burocrata poderá justificar-se, desde que o faça ao abrigo das políticas e recomendações. Um outro burocrata, então, examinará o pedido. Se for constatado abuso reiterado ou qualquer outro motivo dentre os passíveis de remoção, após análise e síntese cuidadosa dos argumentos, este procederá à retirada do acesso.

No entanto, se o primeiro burocrata negar o pedido de remoção, dever-se-á aguardar pela avaliação de um segundo. Se este também for contrário à retirada, deverá encerrar o pedido como mal-sucedido. Caso apoie o remoção, a decisão final ficará a critério de um terceiro burocrata.[3]

Nota
Não é recomendável iniciar um pedido de remoção apenas porque existe discordância da forma através da qual se deu uma ação burocrática isolada. Discordâncias dessa natureza devem ser discutidas, em primeira instância, nos fóruns apropriados, visando a uma solução consensual.

Remoção imediata[editar código-fonte]

Uso ilícito de fantoches e ameaças legais são passíveis de perda automática do acesso e suscitarão em bloqueio de acordo com a política atual. Qualquer outra ocorrência que resulte no bloqueio do usuário (parcial ou total), como, por exemplo, ataques pessoais, levará à remoção imediata.

Nota
Se o burocrata solicitar a revisão do bloqueio pelos administradores, o estatuto só poderá ser removido se a aplicação deste bloqueio for considerada correta.

O absenteísmo (seis meses sem atividades na Wikipédia) e a renúncia também são motivos legítimos para remoção do acesso a burocratas, regidos do mesmo modo que em relação aos administradores.[11][12]

Nos casos supracitados, a remoção deve ser realizada por outro burocrata local, sem necessidade de discussão prévia.

Veja os estatutos já reatribuídos aqui.

Notificação[editar código-fonte]

A remoção de um usuário do grupo pode ser divulgada sucintamente na seção de anúncios da Esplanada, a qual não se destina à discussão da ocorrência. Para esta finalidade, existem as páginas de diálogo do usuário e de pedidos a burocratas.[6]

Novas solicitações[editar código-fonte]

Ao usuário que teve seu estatuto removido é reservado o direito de realizar uma nova solicitação tão logo o problema que resultou na perda da permissão tenha sido sanado.

Arquivamento dos pedidos[editar código-fonte]

No momento da aprovação ou rejeição do pedido, ou após a decisão final, o burocrata (ou administrador, na ausência de burocratas) deverá arquivar a página fazendo uso do cabeçalho e rodapé abaixo, segundo instruções presentes nas páginas de aprovação ou remoção.

Aprovação[editar código-fonte]

  • {{Wikipédia:Burocratas/Pedidos de aprovação/Concluídos/Cabeçalho}}
  • {{Wikipédia:Burocratas/Pedidos de aprovação/Concluídos/Rodapé}}

Remoção[editar código-fonte]

  • {{Wikipédia:Burocratas/Pedidos de remoção/Concluídos/Cabeçalho}}
  • {{Wikipédia:Burocratas/Pedidos de remoção/Concluídos/Rodapé}}

Referências

  1. a b c d Adendo sobre gerenciamento dos direitos dos usuários autoconfirmados e autorrevisores aprovado em: Wikipédia:Esplanada/propostas/Dar poderes a burocratas para atribuírem e removerem certos estatutos (1mai2012).
  2. a b Adendo sobre gerenciamento dos direitos dos editores de interface aprovado juntamente com a política sobre editores de interface.
  3. a b c d e Remoção local dos estatutos de administrador e burocrata aprovada em: Wikipédia:Esplanada/propostas/Implementar a remoção local do estatuto de administrador (20jul2015).
  4. Critérios de avaliação de reversores expostos em Wikipédia:Reversores. Permissão atribuída aos burocratas conforme consenso em Wikipédia:Esplanada/propostas/Burocratas passarem a poder atribuir o estatuto de reversor (16dez2018)
  5. Critérios de avaliação e/ou aprovação dos pedidos para obtenção do estatuto de robô, estabelecidos para a política de robôs, definidos em: Wikipédia:Esplanada/propostas/Extinção do GAB (14fev2016).
  6. a b Adendo sobre a ativação da atual página de solicitações a burocratas, aprovada em: Wikipédia:Esplanada/propostas/Reutilizar "Wikipédia:Pedidos a burocratas" (22ago2012).
  7. Cláusula para anulação da influência de meatpuppets e contas dormentes aprovada em: Wikipédia:Esplanada/propostas/Remover prescrição para socks (22mar2015).
  8. Política de eliminação por consenso aprovada em: Wikipédia:Votações/Eliminação por consenso/2.
  9. a b Adendo sobre ampla divulgação dos pedidos relacionados ao grupo dos burocratas aprovado em: Wikipédia:Esplanada/propostas/Maior divulgação dos pedidos relacionados ao grupo dos burocratas (8abr2017).
  10. Impedimento a usuários não-confirmados estabelecido em: Wikipédia:Esplanada/propostas/Impedir usuários não-confirmados de criarem pedidos de administração (15set2016).
  11. Critérios para definição de absenteísmo atualizados em: Wikipédia:Esplanada/propostas/Absenteísmo dos burocratas (30ago2012).
  12. Wikipédia:Esplanada/propostas/Proibição de reatribuição de estatutos retirados por pedido (27dez2018)
Info   Nota ortográfica: Esta página está escrita segundo as normas do Acordo Ortográfico de 1990.