Wikipédia:Páginas novas – Wikipédia, a enciclopédia livre

Esse ensaio é sobre o patrulhamento de páginas novas (às vezes abreviadas como "PN"), que são as páginas criadas recentemente na Wikipédia e podem ser encontradas em Especial:Páginas novas. Juntamente com as mudanças recentes ("MR"), patrulhá-las é a melhor maneira de se combater o vandalismo na Wikipédia e, como tal, tópico importante do projeto antivandalismo. Apesar de não ser mencionada nas tarefas usuais, vigiá-las é dever de todo wikipedista envolvido no combate ao vandalismo.

Obviamente não são criados apenas artigos novos com conteúdo impróprio: boa parte das páginas novas é formada por bons artigos, criados por editores experientes ou novatos, geralmente com boas intenções e desconhecimento da difícil formatação utilizada neste projeto. Este guia pretende ajudar os usuários que tenham interesse em contribuir com a patrulha das páginas novas.

Quem se depara com as páginas novas pela primeira vez pode ter um susto.

Importância

Patrulhar as páginas novas é tão importante quanto estar atento às mudanças recentes, apesar de ser uma prática muito menos valorizada. Enquanto basta comparar diferenças entre edições para decidir se deve-se fazer uma reversão ou não, artigos novos exigem maior atenção e conhecimento dos procedimentos da Wikipédia. Uma patrulha efetiva verifica páginas já "prontas", em um primeiro momento, e adequa as que precisam de atenção. Para isso não basta adicionar marcações ou simplesmente categorizar: é necessário ler e compreender o artigo para decidir o que fazer.

Por que fazer?

Milhares de artigos têm os mais diferentes problemas e acabam causando um trabalho imenso de manutenção. Tentamos ao máximo evitar um trabalho facilmente corrigível se existisse um número suficiente de contribuições. Patrulhar artigos recém-criados evita conteúdo impróprio ou não-enciclopédico e visa a melhorar a qualidade da Wikipédia como um todo, não permitindo que aconteçam tantos problemas como quando não era dada a devida atenção a essa área.

Por que ninguém faz?

O número de usuários que colaboram com essa patrulha é ínfimo. Isso pode ser atribuído a diversas razões: a falta de divulgação, a falta de ferramentas de auxílio, a dificuldade do trabalho bem-feito. A patrulha efetiva foi instituída há pouco tempo na Wikipédia em português.[nota 1] Na Wikipedia anglófona existe um projeto, ferramentas e userboxes destinadas aos New Page Patrollers, que se sentem motivados com isso.

Todo artigo precisa de intervenção?

A grande maioria, sim. Apenas aqueles criados por administradores e autorrevisores não precisam de atenção imediata (por motivos explicados mais abaixo). Mesmo os melhores artigos, criados por usuários experientes, precisam ser verificados. A experiência torna isso mais rápido - já será possível saber se um certo artigo é confiável, em questão de relevância e adequação, pelo nome do usuário que o criou ou pelo sumário de edição. Mas mesmo o melhor dos editores pode se esquecer de adicionar categorias, interwikis, ou colocar negrito.

Esse trabalho não é pra você se

Páginas novas sob controle.
  • Você quer obter maior número de edições: pequenos ajustes não bastam. Adicionar {{mínimo}} ou {{sem-fontes}} não ajuda em nada. Vários usuários não fazem nada além de "negritar" o título do artigo ou inserir um ou dois links internos, com o claro objetivo de conseguir mais edições no domínio principal sabe-se lá para quê. Patrulhar as páginas novas exige esforço e paciência.
  • Você se ofende facilmente: A quantidade de bobagens que surgem a cada minuto pode ser assustadora para quem está acostumado a apenas editar artigos. Ofensas à Wikipédia e editores em geral são comuns e não devem ser levadas a sério. Quem está acostumado às mudanças recentes verá que o teor de alguns comentários não é muito diferente, apesar de os danos serem distintos. Páginas novas com conteúdo não-aproveitável são alvo certo de eliminação, enquanto edições recentes nem sempre são vigiadas e tendem a passar despercebidas mais facilmente.
  • Você é um "delecionista": Se faz parte do lendário grupo de usuários acusados de querer apenas eliminar conteúdo, nem venha! "Fulano é ator", "Coisinha foi um filme" são extremamente comuns e não devem ser tratados com desdém. Normalmente são fruto de pessoas com vontade de contribuir que apenas desconhecem a melhor maneira de se fazer isso. Elas encontram um link vermelho e saem a descrever o tal assunto com boa vontade, nada mais natural. É nossa obrigação adequar artigos assim, por vezes apenas adicionando esboço, categoria e interwikis, por vezes reformulando completamente uma página.
  • Você quer ser reconhecido pelo seu trabalho no projeto: Para isso, crie um artigo destacado. Sinceramente. É melhor. Ser elogiado por se preocupar ao ponto de recriar completamente algumas páginas e aliviar o trabalho de manutenção é tão raro quanto ser bloqueado por fazer uma edição válida. Estatísticas dizem que a incidência artigos/reconhecimento é de 3000:1.[nota 2]

Esse trabalho é pra você se

  • Você se interessa pelo combate ao vandalismo: Como já foi dito, não são apenas as mudanças recentes o alvo de vândalos. Páginas sem conteúdo, disparates e ataques são naturais em artigos novos. Novamente aqui não adianta estar em busca de mais edições: as contribuições eliminadas geralmente não são levadas em conta quando alguém se refere ao número de edições de um usuário; além disso, elas ainda podem ser mal interpretadas como um "passado negro" do usuário, já que pode-se pensar que tais contribuições foram eliminadas porque eram fruto de vandalismo ou de outro mau comportamento.
  • Você quer uma enciclopédia melhor: É claro que uma enciclopédia se faz com bons artigos; porém, ninguém gosta de ver um mínimo de longa data quando procura por um certo assunto ou está a clicar em artigos aleatórios. Quem patrulha as páginas novas também tem interesse em aprender com a pesquisa necessária para adequar um artigo. Apesar de poder ser considerado um trabalho menos "nobre", reformular um artigo é tão importante quanto criar um novo. Só que não se recebe crédito por isso.

Guia de edição

Agora que já conhece o básico sobre as páginas novas, aqui vai um guia de edição específico para essa área. Não queremos grandes expansões, nem eliminação rápida em massa: o que se deseja é a adequação desses artigos ao projeto, a fim de que sejam expandidos posteriormente ao terem se tornado mais facilmente acessíveis.

O que você precisa saber

A imensa maioria de artigos novos é formada por disparates, lixo que deve ser eliminado rapidamente. Esses artigos não costumam durar muito, mas é preciso rapidez nas atitudes a serem tomadas. Para isso é necessário saber de cor todas as regras para eliminação rápida. ER#20 é a mais comum, porém outras páginas não se encaixam nessa regra e precisam de uma marcação mais detalhada. É conveniente que se justifique a eliminação, inserindo observações na mensagem. Isso facilita o trabalho do administrador ou eliminador encarregado da limpeza da Categoria:Páginas para eliminação rápida. Outro tópico importante é quando substituir todo o conteúdo da página pela marcação e quando colocá-la no topo da página. Esta última opção facilita ao administrador/eliminador checar se deve eliminar ou não a página; no entanto, em alguns casos é preferível esconder ou apagar o texto e/ou imagem de uma página nova. Principalmente se ela tiver sido feita para atacar, ofender ou divulgar uma pessoa ou produto, que pode se beneficiar da permanência do texto nas horas que podem separar a criação da eliminação.

Também é importante saber os tipos de artigo (válido) mais comumente criados. Biografias de atores e futebolistas, páginas sobre filmes, jogos eletrônicos, música e televisão em geral (emissoras e séries, principalmente), além de empresas (muitas vezes puro SPAM) surgem às dezenas diariamente. Outros assuntos têm menor incidência, e temas complexos são normalmente criados por usuários experientes; ter domínio sobre essas áreas citadas torna a adequação dos demais artigos um processo mais fácil. Antes de sair correndo para ajudar no controle das páginas novas, tome um tempo para ler os projetos música, televisão, cinema e games e aprender a utilizar a ficha técnica (também em sua versão ampliada), a simples Info/Biografia (e a mais específica Info/Ator), a Info/Jogo, a Info/Álbum, banda e single e a bem geral, mas extremamente útil Info/Televisão. A razão para tudo isso é que adicionar uma infobox deixa o artigo muito mais agradável, favorecendo futuras contribuições. Quando as páginas novas estão particularmente caóticas, às vezes basta categorizar, wikificar preliminarmente, inserir um esboço específico (um simples {{mínimo}} torna a página muito mais difícil de ser encontrada) e interwikis.

O que fazer

É claro que nem todas as páginas novas precisam de intervenção, como dito anteriormente. Nesses casos - e também após uma edição suficientemente adequada - o mais importante a se fazer é marcar a primeira edição do artigo como patrulhada. Essa pode ser considerada a parte mais importante da patrulha às páginas novas e pode ser feita por qualquer um. Verificar uma edição significa dizer que ela foi vista e já foi tomada uma atitude quanto a ela, que pode ser reverter, editar, adequar, inserir "tags" ou propor eliminação. Edições não-verificadas caracterizam-se por um sinal de exclamação vermelho ( ! ) nas MR ou uma listra amarela nas PN. Já edições verificadas nas MR simplesmente não levam a exclamação, enquanto que nas PN recebem uma listra branca, facilmente distinguível das páginas não-verificadas. Marcar edições como verificadas não gera um registro facilmente acessível [1] nem conta como contribuição, apesar de aparecer no registro de edições patrulhadas. Administradores (e burocratas, consequentemente) e autorrevisores têm suas edições em qualquer domínio marcadas como verificadas automaticamente. Isso significa que, como usuários em que a comunidade depositou confiança, suas edições e artigos criados não precisam de verificação imediata, pois não são vandalismo. É claro que, como editores normais, eles também são passíveis de erro.

Antes de eliminar, que tal...

Conforme a Política de edição, "O que quer que você faça, se empenhe para preservar informação." e, na seção Perfeição não é um requisito, somente "em casos que o artigo obviamente não possuir nenhum mérito de redenção qualquer, [deve-se] excluí-lo completamente. No entanto a decisão para tomar esta última ação não deveria ser feita sem uma boa justificação". Já segundo a política de eliminação rápida: "Uma das principais motivações para a implementação da eliminação rápida consiste na possibilidade de desafogar as votações sobre eliminação removendo a necessidade de consulta à comunidade quando o resultado de uma tal consulta quase certamente resultaria unanimemente favorável à exclusão. A maior parte das regras de ER abrange situações que são resultado de erros recorrentes, tais como má formatação de títulos, eliminação de ficheiros (arquivos) duplicados, etc".[2] São nesses últimos casos que queremos nos ater ao marcar páginas para eliminação rápida; em geral, demais tipos de verbetes deveriam ser salvos. Mas nem sempre é o caso. Abaixo seguem alguns exemplos sobre o que pode ser feito quando não se deseja simplesmente excluir uma página.

  • ...redirecionar? É incrível a quantidade de artigos criados sobre um tema já abordado, porém com outro título. Isso é especialmente frequente em páginas criadas sobre filmes, normalmente na versão em português brasileiro, por desconhecimento da regra que convenciona criar títulos de filmes na língua original. Nesses casos - ocorridos por culpa do criador do artigo original, que deve fazer os redirects cabíveis - basta encontrar o artigo principal, fundir conteúdo, se for o caso, e então redirecionar. Outros casos requerem uma pesquisa mais apurada; de qualquer maneira, desconfie! Se um tema popular é abordado em uma página nova, procure e veja se já não existe um artigo sobre o mesmo tema.
  • ...marcar VDA? Muitas páginas são criadas diariamente com conteúdo copiado de outro local, o que constitui violação dos direitos autorais. Vários usuários novatos não entendem que os verbetes da Wikipédia devem ser redigidos "do próprio punho", à exceção daquelas - pouquíssimas - páginas que não têm todos os direitos reservados. Em princípio, nenhum texto e imagem transferidos de algum site na Internet devem ser aceitos. O Commons é bastante rigoroso quanto à questão das imagens, então por que não seríamos quanto aos textos? Violações flagrantes de direitos autorais devem ser marcadas com a predefinição {{VDA}} da seguinte forma: {{subst:VDA|URL da fonte}}, substituindo-se todo o conteúdo anterior por ela. Isso coloca a página automaticamente na categoria de itens candidatos à eliminação durante 30 dias, tempo suficiente para que o autor do artigo, ou outro editor interessado, possam redigir novamente o verbete, sem copiar informações de outras fontes. É primordial que se avise o criador da página conforme descrito no final da mensagem que surge, a fim de que ele entenda o porquê de não serem aceitas cópias integrais na Wikipédia.
Alguns usuários se confundem com a regra 13 de eliminação rápida, que diz: "Páginas sem histórico relevante que são violações flagrantes de direitos autorais de outras páginas na Internet." Essa regra não deve ser usada indiscriminadamente, pois não permite à comunidade tentar reformular o artigo. Ela serve principalmente para os casos suspeitos de VDA nos quais o autor, findo o prazo de 15 dias, não se manifesta (mais sobre isso abaixo). Há ainda aqueles que preferem marcar a página como imprópria, o que é previsto nos motivos de eliminação como texto pronto e/ou opinativo e depende da opinião pessoal do administrador ou eliminador encarregado do artigo em questão. É preferível, no entanto, como já referido, que se dê um tempo para editar o artigo antes de eliminá-lo.
Nos casos em que o local de origem de um artigo "estranho" para os formatos wikipédicos, aparentemente colado, não é encontrado, existe a predefinição {{suspeito}}, para a qual deve ser dada motivação na discussão da página e a oportunidade de o autor poder se explicar. O prazo, nesse caso, é de 15 dias, após os quais a página pode ser eliminada ao abrigo da ER#13.
  • ...pensar bem? É primordial entender que o verbete perfeito pode não ser alcançável, mesmo com a contribuição de milhares de editores. Então por que uma página nova seria impecável? Perfeição não é um requisito... É importante não morder, mas orientar os novatos, fazê-los entender que sua contribuição é bem-vinda por menos adaptada que esteja ao projeto. Mesmo que com avisos genéricos, é preciso estar à disposição deles para ensiná-los como proceder na criação de verbetes na Wikipédia. Os mais teimosos podem desejar manter seus artigos intocados e/ou não concordar com algumas alterações feitas preliminarmente; para esses deve-se explicar os motivos da(s) edição(ões). E, para todos os casos, há o programa de tutoria. Pensar bem significa entender que, por mais que algum assunto nos seja desconhecido, se ele foi criado é porque há pessoas interessadas nele, e para esses não se pode negar o acesso ao conhecimento, desde que as informações estejam inseridas no escopo do projeto. Mesmo uma rua de um país longínquo ou um jogador de hóquei no gelo do outro lado do mundo podem ter relevância enciclopédica. (Ora, por que não? Se até o segundo melhor jornalista do Cazaquistão tem, por que esses não teriam?)

Ver também

Notas

  1. Para manter este ensaio impessoal, comentários serão inseridos na discussão.
  2. O Usuário:Daimore, yours truly, que vos escreve, recebeu um elogio e uma menção de reconhecimento em mais de cinco meses como patrulheiro e cerca de 4000 edições apenas em páginas novas.

Referências

  1. Kleiner (1 de dezembro de 2008). «Wikipedia:Pedidos de administração/Daimore». Wikipédia. Consultado em 22 de dezembro de 2008 
  2. Pediboi (11 de janeiro de 2009). «Wikipedia:Pedidos de administração/FilRB». Wikipédia. Consultado em 31 de janeiro de 2009