Wikipédia:Notificações – Wikipédia, a enciclopédia livre

Esta página é tradução da original em inglês.

Notificações (Echo)
Logo of the Notifications project, Wikimedia Foundation Engineering
Desenvolvedor Wikimedia Foundation
Gênero(s) Sistema de notificações
Página oficial Echo @ MediaWiki.org

Notificações é uma ferramenta criada para informar aos usuários sobre novas atividades na Wikipédia de forma unificada. Ele avisa quando há novas mensagens na sua página de usuário, reversões de suas edições, menções ou links - e foi planejada para melhorar (e não substituir) o sistema de páginas vigiadas. A equipe de editor engagement da Wikimedia Foundation desenvolveu esta ferramenta (cujo código era anteriormente denominado 'Echo') para ajudar os usuários a contribuírem de maneira mais produtiva para os projetos Wikimedia. O sistema foi inicialmente lançado na Wikipédia em inglês no dia 30 de abril de 2013, depois de um longo período de testes no mediawiki.org. Para mais informação, leia esta publicação do blog da Fundação.

O que você acha do sistema de notificações?

Por favor, participe dessa breve pesquisa, e some-se à discussão na página de comentários em português ou diretamente na página de discussão do projeto na Wikipédia em inglês.

Confira seus avisos

Para selecionar que notificações receberá, vá até a página Aba de Notificações em suas preferências. Para dicas em como usar essa ferramenta, visite this FAQ page ou esta página de teste.

Notificações informam você de nova atividade que o afeta na Wikipédia - e permite a você agir rapidamente.

Para o primeiro lançamento, desevolvemos um conjunto de notificações voltadas tanto aos novatos como a editores experientes. Elas incluem:

  • Mensagens nas páginas de usuários: quando uma mensagem é deixada em sua página de discussão de usuário; Ela substitui a barra laranja dizendo "Você tem uma mensagem nova de outro utilizador (última alteração)".
  • Menções: quando seu nome de usuário é mencionado (com link) em uma página de discussão;
  • Links para páginas: quando uma página que você criou recebe um link;
  • Edições revertidas: quando suas edições são desfeitas ou revertidas;
  • Obrigado(a)!: quando alguém te agradece por sua edição/contribuição;
  • Direitos de usuários: quando há mudanças nos seus direitos de usuário;
  • Bem-vindo: quando você cria uma nova conta;
  • Tutorial: quando você confirma o seu endereço de email. (only on English Wikipedia?)

As notificações aparecem na barra que aparece no topo da página para todos os usuários registrados e também podem ser enviadas por email, de acordo om suas preferências. Uma página especial de arquivo permite a você encontrar notificações recentes, todas em um só lugar.

Para saber mais sobre a ferramenta, visite esta página de Perguntas frequentes. Depois deste lançamento inicial, planejamos desenvolver mais recursos e notificações, baseados nos comentários da comunidade. Esperamos que essa ferramenta de notificações se torne uma parte integrante dos futuros futuros de atração e retenção de editores, como o recurso de mensagens Flow, que está por vir.

Há uma lista de contas que não deverão receber notificações em MediaWiki:Echo-blacklist, que pode ser substituída pela Special:MyPage/Echo-whitelist.

Se você possui algum comentário ou sugestão, nós adoraríamos respondê-la em nossa página de discussão!

Nós também convidamos você a responder esta rápida pesquisa, particularmente novos usuários que ainda não se sentem confortáveis para usar páginas de discussão.

Se você quer reportar um erro, você pode deixar uma mensagem na página de discussão ou postá-la no Bugzilla (lembre-se de incluir informações sobre o seu sistema operacional, versão do navegador e uma captura de tela ou URL da página onde o erro pode ser encontrado).

Para acompanhar as novidades sobre o sistema, assine a newsletter da equipe no fim da página da Wikipédia em inglês.