Wikipédia:Membros do VRT – Wikipédia, a enciclopédia livre

Uma captura de tela do VRT: como os voluntários do VRT vêem os pedidos.

Os membros do VRT são um grupo de usuários voluntários que integram a equipe de respostas aos emails encaminhados para a Wikimedia Foundation.[1] Os membros do VRT utilizam um sistema de gerenciamento de incidentes livre para enviar e receber os emails, o sistema utilizado é o VRT.

Os emails recebidos pelos membros do VRT vão desde simples reclamações sobre vandalismo até acusações de difamação e preconceito em artigos, incluindo mas não limitando apenas a Wikipédia, mas todos os vários projetos geridos pela Wikimedia.

Candidaturas[editar código-fonte]

Os usuários que se candidatam ao VRT devem ter em mente que diferente das demais nominações para estatutos, os candidatos ao VRT não serão eleitos, e sim aceitos. Essa aceitação é parte de um processo na qual um pequeno número de administradores do VRT escolhem baseados em vários critérios se o candidato será um bom voluntário para integrar o time do VRT. Dentre os critérios avaliados pelos administradores do VRT estão alguns requisitos importantes que o candidato deve possuir, tais como:

  • Conhecimento da missão da Wikimedia Foundation e seus funcionários.
  • Bom histórico de relacionamento com usuários novatos.
  • Bom histórico diante de situações conflituosas.
  • Ser administrador em algum projeto da Wikimedia.
  • Estar familiarizado com a rotina na Wikipédia e seus projetos para ser capaz de responder perguntas sobre eles. Algumas respostas comuns incluem explicações dos processos de exclusão ou como editar.
  • Estar familiarizado com licenças aceitáveis para imagens e texto.
  • Conhecimento da língua inglesa é altamente recomendável, uma vez que muitas políticas e manuais do VRT encontram-se apenas em inglês.

Os administradores do VRT durante o processo de aceitação adicionalmente costumam consultar os voluntários do projeto no qual o candidato participa para tomarem uma melhor decisão sobre o pedido.

Os voluntários do VRT possuem uma grande variedade de atividades para desempenhar, dentre elas:

  • Responder emails informativos sobre a Wikipédia e seus projetos.
  • Autorizar, pedir mais informações sobre e/ou negar cessão de direitos autorais para textos ou mídias para a Wikipédia ou a Wikimedia Commons.
  • Atuar como mediador em conflitos autorais (Que incluem desde solicitar a remoção do artigo/mídia do projeto ou a inibir que certas informações sejam inseridas nos artigos).
  • A VRT Wiki possui uma série de tarefas adicionais.

Nota: Os voluntários do VRT são os únicos usuários com autorização para utilizar a {{PermissionVRT}} nos projetos da Wikimedia Foundation. Essa restrição de uso garante que os voluntários do VRT realmente receberam e aceitaram de acordo com as políticas da fundação que o texto ou a mídia em questão não viola direitos autorais. Qualquer usuário que não seja membro do VRT e que adicione essa predefinição deverá ter sua edição revertida e os voluntários do VRT devem ser comunicados sobre isso.

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Meta-Wiki Meta-Wiki

Referências