Wikipédia:Mediação – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Pedidos de opinião Resolução de disputas Normas de conduta Mediação Café dos mediadores 

A mediação é um sistema de resolução de disputas. Pretende encontrar mediadores informais que, de maneira rápida, tentem resolver disputas que sejam fáceis de conter. As disputas deverão ser abordadas antes que cheguem a um ponto em que requeiram uma intervenção mais elaborada. O propósito é identificar uma disputa e agir sobre ela o mais rápido possível. Se encontrar o início de uma disputa ou se se encontrar envolvido no início de uma disputa não hesite em fazer uso deste procedimento.

Instruções para requerer mediação[editar código-fonte]

Resumo: Insira {{subst:NovaMediação}} na discussão da página, responda as perguntas e aguarde um mediador.


Qualquer um que identificar uma disputa numa página de discussão de um artigo pode inserir a predefinição, não precisando necessariamente estar envolvido na disputa.

Qualquer usuário poderá acionar uma mediação:

  • um dos mediadores inscritos;
  • um usuário que esteja envolvido numa disputa;
  • um usuário que se depare com uma disputa (que não seja parte envolvida na disputa nem esteja inscrito como mediador).

Para isso, coloque na página de discussão o seguinte código: {{subst:NovaMediação}}, e salve a página. Aparecerá uma predefinição já preenchida e que não necessita de novas edições, e quatro perguntas para serem respondidas de forma a facilitar a ação da mediação. Pedimos que responda as perguntas tentando ser imparcial mas relatando tudo o que considerar que possa ser útil à mediação.

O sistema não possui uma lista oficial de mediadores, no sentido que só estes possam fazer mediação. Qualquer usuário pode mediar um conflito. No entanto, há uma lista de interessados em mediar casos, podendo entrar em contato diretamente com um deles caso deseje. Por alto, um mediador voluntaria-se para intervir num caso que considera interessante. O mediador é livre para se retirar de uma mediação. Se um mediador se retirou, as partes envolvidas poderão esperar até que um outro mediador tome o caso.

Instruções para mediadores[editar código-fonte]

Encontrando casos abertos

Todos os casos são listados em Wikipédia:Mediação/Casos, atualizada por um robô com base em Categoria:Casos novos de mediação e outras categorias. Pode ver também a seção #Disputas a necessitar mediação.

Num passo inicial, as disputas são automaticamente colocadas em uma das três categorias de Mediação (conforme o estado do processo) quando é inserida a predefinição {{subst:NovaMediação}} na página de discussão de um artigo.

Se estiver a fazer mediação
Ao terminar a mediação
  • Quando a mediação terminar, altere o estado, na predefinição, para fechado.
  • Mais pormenores quanto ao preenchimento da predefinição abaixo.

Preenchendo a caixa-resumo[editar código-fonte]

Cada página de requerimento, quer em página própria para mediação quer numa página de discussão de artigo, tem uma caixa-resumo do estado da mediação. O mediador deverá preenchê-la corretamente:

  • alterar o campo estado, em conformidade: alterar de novo para aberto quando assumir a mediação; alterar de aberto para fechado quando o caso se der por encerrado.
  • indicar no campo artigo, a página em que se desenrola a disputa.
  • indicar no campo requerente, o usuário que efetuou o requerimento de mediação.
  • indicar no campo partes, os usuários envolvidos na disputa.
  • colocar o seu nome no campo mediadores.
  • indicar o tipo de disputa e outros dados julgados importantes, no campo comentário.

Abaixo, encontra-se uma lista de mediadores envolvidos na manutenção desta página; note que alguns mediadores não colocam mensagens nesta página, mas estarão atentos ao chamamento da mediação, simplesmente porque têm esta página na sua lista de páginas vigiadas. Se quiser ajudar sinta-se livre para trabalhar num novo caso, mas não hesite em pedir ajuda se necessitar.

Caso queira mediar diversos casos, assine com 3 tiles (~~~) a lista abaixo. Mesmo não assinando a lista, está convidado a mediar um caso, como um mediador qualquer. A lista serve apenas para facilitar as pessoas que querem algum contato com um mediador.

Coloque esta página na sua lista de páginas vigiadas se quiser mediar casos. Antes de selecionar o seu primeiro caso para mediar deverá ler as sugestões para mediadores com vista a obter conselhos úteis.


Ativos
Ativo Béria Lima Msg
Ativo Gameiroestá lá?
Ativo CasteloBrancomsg
Ativo Ruy Pugliesi
Ativo Pedroca cerebral Fala-Faço
Ativo Chico (discussão)
Ativo Sammueldisc.
Inativos
Indisponível / Ocupado Lije°Also
Indisponível / Ocupado Lusitana
Indisponível / Ocupado Ozalid
Indisponível / Ocupado Oritemis
Indisponível / Ocupado --- Darwin Ahoy! 21h12min de 25 de junho de 2011 (UTC)[responder]
Indisponível / Ocupado Missionary
Indisponível / Ocupado Porantim msg

Casos novos[editar código-fonte]


Casos abertos[editar código-fonte]

Casos fechados[editar código-fonte]

Anteriores