Wikipédia:Manual de edição de página de usuário – Wikipédia, a enciclopédia livre

Esta página é um manual de edição de página de usuário destinado a todos os usuários, principalmente aos novatos. As recomendações e convenções seguintes tem o objetivo de oferecer um guia para garantir a consistência de linguagem, leiaute e formatação entre as páginas de usuários, facilitando a compreensão, manutenção e expansão das informações.

Personalização[editar código-fonte]

O editor pode optar por personalizar sua página de discussão com bordas, cores, imagens e fontes de sua preferência desde que não interfira em políticas e recomendações, como acessibilidade e conteúdo restrito. Uma personalização exagerada tende a transformar a página num espaço vago, descumprindo com o propósito desta. Portanto, recomenda-se que novatos utilizem dos modelos sugeridos aqui. Em contrapartida, os editores que possuem conhecimento sobre o funcionamento do projeto e códigos de edição podem desenvolver modelos distintos que atendem a suas preferências e necessidades.

De acordo com as políticas supracitadas, o editor deve usar imagens disponíveis no Wikimedia Commons e cores fracas que contrasta com as fontes. Por sua vez, as imagens devem ser adequadas ao objetivo do espaço, sendo completamente proibido usufruir de tais mecanismos para criar constrangimento alheio, propagandas ou ilustrar gestos ofensivos. Lembre-se da regulamentação do domínio e tenha ciência de que comportamento desestabilizador é passível de sanções. Portanto, edite-a com responsabilidade.

Cabeçalho inicial[editar código-fonte]

Como o próprio nome sugere, trata-se dum cabeçalho que retém informações simples, tais como: mensagens de boas-vindas, data atual, imagens e frases do gosto preferencial do editor.

Menu de hiperligações[editar código-fonte]

Um item importante presente nas páginas de usuários é o menu centralizado na parte superior que contém ligações internas do editor, oferecendo um acesso mais facilitado para os demais colaboradores. Neste, o editor vincula ligações para suas páginas de usuário, discussão e testes, assim como as contribuições.

Informações pessoais[editar código-fonte]

O editor precisa oferecer informações pessoais úteis para que os demais colaboradores. Tais informações tendem a estar relacionadas a Wikipédia; por exemplo, seus interesses e sua atuação dentro do projeto.

Outras informações[editar código-fonte]

O editor pode incluir informações que considera úteis e relevantes, incluindo ferramentas especiais, discussões da comunidade, listas de tarefas, listas de páginas criadas, etc.