Wikipédia:Desambiguação – Wikipédia, a enciclopédia livre

Frequentemente encontramos ligações que por erro ou ambiguidade se referem a artigos cujos títulos são homônimos – palavras que têm dois ou mais significados diferentes. Nem sempre se trata de homônimos estritos; algumas vezes uma página pode conter informações sobre o nome abreviado de uma pessoa, por exemplo, que coincide com o nome de outra; ou então sobre um determinado tema que, apesar de não ser homônimo de outro, apresenta aspectos muito distintos para serem explorados no mesmo artigo.

Para tudo isso há páginas de desambiguação, que listam ligações às páginas específicas.

Onde fica a desambiguação

Se um dos assuntos é muito mais conhecido ou muito mais importante que o outro ou que a soma dos outros, este fica na página principal com uma ligação para uma página de desambiguação a abrir o artigo. A página de desambiguação deve ter um nome do tipo termo (desambiguação).

Mas se não existe um assunto que seja mais conhecido do que a soma dos outros, ou se um é bem conhecido em um dos países de língua portuguesa e o(s) outro(s) noutro(s), então cria-se a página de desambiguação na própria página principal.

Para os casos de nomes parecidos e de um tema ser conhecido pelo nome de outro, a página de desambiguação nunca deverá ocupar a página de um dos temas.

Conteúdo e formato

No início de uma página de desambiguação deve ser acrescentado o código (predefinição): {{Desambiguação}} que gera o texto:





Após esta mensagem, devem ser listados os artigos de mesmo nome. Categoria:Desambiguação e respetivas subcategorias contêm muitos exemplos; tente escolher para modelo um que respeite as seguintes recomendações:[1][2]


Páginas de desambiguação não são artigos,
são auxiliares de navegação
Os leitores chegam a estas páginas procurando por um artigo específico, pelo que, no que toca a editar estas páginas:
CERTO:
Estar familiarizado com as recomendações desta página.
Colocar a ligação no início de cada entrada sempre que possível.
Usar descrições curtas.
Estruturar a página de modo a simplificar a navegação.
Usar fragmentos e não frases completas nas entradas.
Colocar o tópico primário no início caso ele exista.
Incluir ligação(ões) para o Wikcionário quando isso for apropriado, como alternativa à inclusão da definição ou da origem de termos.[a]
Corrija as páginas afluentes para que apontem para os artigos corretos e não para a desambiguação.
Pondere seriamente a fusão de desambiguações.
Evitar a colocação de ligações vermelhas e ponderar se está criando na verdade uma lista.
NÃO FAZER:
Não criar páginas de desambiguação quando existirem menos de três verbetes (ligações azuis).[b]
Não incluir definições de dicionário.[a]
Não incluir entradas sem ligação para uma página desambiguada.
Não colocar mais do que uma ligação azul em cada entrada.
Não incluir referências ou ligações externas.
Não incluir imagens.
Não incluir ligações vermelhas se o título puder ter variantes ou dificilmente dê origem a um bom artigo.
Não incluir vários artigos não ambíguos só porque compartilham o título.
Não use pipes (|) nas ligações.
Não use temas vagos para estruturar a página.
Não termine as entradas com tipo algum de pontuação.
[a] ^ As ligações para o Wikcionário devem ser incluídos usando os argumentos wkt, wkt1 e wkt2 de {{Desambiguação}}.
[b] ^ Quando existirem apenas dois verbetes a desambiguar, inclua {{Ver desambig}} nas páginas a desambiguar. Não crie páginas desambiguação com menos de três ligações azuis, exceto quando não tiver muito sentido que o termo desambiguado seja redirecionado para um dos títulos a desambiguar.
Bons exemplos
Maus exemplos
  • Abderramão — Descrições muito extensas; caricatamente, as descrições extensas são mais informativas sobre os respetivos biografados do que a totalidade do verbete sobre Abderramão IV.
  • Aberto (desambiguação) — Exemplo ilustrativo de "não incluir todas as páginas que contêm o título", principalmente porque o mais provável é que isso seja impossível de garantir, pois estão sempre a surgir novas páginas, ou se acontecer o número de entradas na lista é tal que ela se torna pouco útil para consulta.
  • Macho (desambiguação) — Exemplo ilustrativo de "desambiguações não são artigos"; a intenção parece ser explicar quais são os significados de "macho", em vez de direccionar claramente para as páginas cujo conteúdo seja tal que um consulente possa pensar que o vai encontrar numa página cujo título é simplesmente "macho".

Função e inclusão

Tenha em mente, ao editar e criar páginas de desambiguação, que a função destas não é agregar artigos que compartilham um mesmo nome, mas sim resolver a confusão que pode ser causada quando um termo de busca ou uma ligação é feita para o termo. Por exemplo: uma pessoa que está procurando pela localidade de Adams, nos Estados Unidos, pode estar se referindo a quase uma dezena de locais de nome idêntico. Contudo, se estivesse procurando pelo autor Douglas Adams, conhecido sempre desta forma e nunca como "Adams", seria extremamente difícil que uma busca ou ligação relacionada a ele fosse ser feita para "Adams" e não "Douglas Adams".

Por este motivo, é inútil acrescentar itens e itens que relacionam-se a um mesmo termo desambiguado pois perde-se o que realmente se quer dizer com ambíguo e torna a página confusa e repleta de ligações que irão desorientar muito mais do que orientar os usuários.

Convenções de nomenclatura

E como intitular os artigos de cada uma das coisas?

Tem sido assim:

  1. Em geral dá-se a essas páginas o nome de "Coisa (conjunto)". "Conjunto" é o conjunto a que a coisa pertence, e que a separa das outras coisas com o mesmo nome. Pode haver várias escolhas possíveis para o conjunto que se usa para englobar a coisa, mas em geral temos que:
  2. Não costuma haver problemas quanto à categorização das coisas não-geográficas. Um caso comum é "Coisa (planeta)" ou "Coisa (Satélite)" vs. "Coisa (mitologia)", e é relativamente óbvio chegar a estes nomes.
    Símbolo da desambiguação utilizado na Wikipédia.
  3. Nas coisas geográficas, é que já se pode ir por dois caminhos:
    1. Coisa (tipo de coisa), como em "Paraná (Rio)" em oposição a "Paraná (Estado)".
    2. Coisa ("Sobrecoisa"). "Sobrecoisa" é a coisa a que a Coisa pertence.
  4. Porque muitas vezes acontece que em geografia os nomes aparecem múltiplas vezes, é má ideia usar a primeira opção. Em Portugal há uma série de freguesias chamadas "Parada", e não podemos chamar a todas "Parada (freguesia)".
  5. Por isso, usa-se o nome da divisão administrativa a que a coisa pertence. Freguesia (Município), por exemplo. Ou, no Brasil, "Cidade (Estado)". Ou, em Portugal, "Município (Portugal)".
  6. Há um caso especial quando o nome da sobrecoisa a que uma certa coisa pertence é igual à própria coisa. É o caso de São Paulo, que pertence ao estado de São Paulo, ou de muitos municípios portugueses que têm uma freguesia com o mesmo nome do município. Nestes casos, tem-se optado pelo tipo de coisa, por um motivo pouco forte: o de evitar a gaguez inerente a coisas como "São Paulo (São Paulo)" ou "Monforte (Monforte)".

Como existem várias possibilidades, é útil criar redirecionamentos adequados para cada uma delas. Se a página vai ser "São Paulo (São Paulo)" ou "São Paulo (cidade)", será bom ter o redirecionamento de "São Paulo (cidade)" ou de "São Paulo (São Paulo)", respectivamente.

Existem exceções a estas regras, como as línguas (língua guarani), os rios e outros acidentes geográficos (rio Guaíba). Quando o uso de parênteses pode ser evitado de uma maneira simples, prefere-se evitá-lo.

Desambiguar pessoas

Sempre que é necessário desambiguar pessoas, ou seja, quando várias pessoas possuem o mesmo nome, é aconselhável colocar na página de desambiguação as respectivas datas de nascimento e óbito à frente da ligação para cada um dos nomes. Exemplos: Cabral, Afonso de Portugal.

Substituição de artigo por desambiguação

A transformação em desambiguação de um título que já aponta para um artigo deve ser evitada quando há afluentes corretamente apontados para esse título (ou seja, que se referem ao tema do artigo existente). Nestes casos, deve primeiro mover-se o artigo existente mantendo o redirecionamento e só fazer a moção definitiva para o título após os afluentes terem sido corrigidos.[3]

Exemplo: transformar "XPTO" em desambiguação quando XPTO tem vários afluentes válidos:

  1. Caso a moção possa não ser consensual, marcar o artigo "XPTO" com {{Renomear página}} e aguardar as reações de outros editores por alguns dias ou semanas.
  2. Mover "XPTO" para "XPTO (tema X)" (se não houver oposição).
  3. Criar a desambiguação com o nome "XPTO (desambiguação)".
  4. Corrigir os afluentes para "XPTO", nomeadamente passando para [[XPTO (tema X)]] os que corresponderem ao "tema X"; os casos duvidosos podem ser deixados com [[XPTO]], que numa fase seguinte apontará para a desambiguação.
  5. Mover "XPTO (desambiguação)" para "XPTO"; caso não seja possível, marcar "XPTO" com ER#R2 (eliminação rápida) e efetuar a movimentação quando a página tiver sido apagada.[4]

Predefinições

Seguem-se os diferentes tipos de predefinição a serem usados consoante os casos:

Predefinição / onde colocar Texto inserido

{{Desambiguação}}
No topo das páginas de desambiguação. Consulte a documentação para se informar sobre os argumentos opcionais



{{Desambig-busca}}
Cria automaticamente links para buscas de artigos na Wikipédia

{{Vt desambig}}
Para ligar outras desambiguações relacionadas

{{Ver desambig}}
Nos artigos em que se considere necessário ou útil uma ou várias desambiguações

 Nota: Para outros significados, veja Desambiguação (desambiguação).

{{Desambiguação-redirect}}
Nos artigos que precisem desambiguar um redireccionamento (ver também |redir de {{Ver desambig}})

 Nota: Se foi redirecionado(a) para esta página e não é a que procura, consulte: Desambiguação (desambiguação).
Predefinições de manutenção
{{dn}} Para assinalar ligações que apontam para páginas de desambiguação e categorizar a página em Categoria:!Artigos com ligações precisando de desambiguação.
{{Ligações ambíguas}} Marca invisível para categorizar a página em Categoria:!Artigos com ligações precisando de desambiguação.

Ver também

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Wikisource Textos originais no Wikisource

Referências

  1. Discussões e anúncios relacionados com a inclusão do quadro-resumo: 13 de março de 2010, 28 de março de 2010, 25 de abril de 2010.
  2. Discussão relacionada com a inclusão das notas de rodapé do quadro-resumo e dos "bons" e "maus" exemplos: 12 de setembro de 2010.
  3. Discutido em Wikipédia:Esplanada/propostas/Transformação em desambig de títulos com muitos afluentes (21nov2012).
  4. Regra anteriormente conhecida como ER#9, padronizada em 8 de novembro de 2020 conforme consenso.