Wikipédia:Listas boas – Wikipédia, a enciclopédia livre

Esta estrela simboliza as listas boas da Wikipédia
Esta estrela simboliza as listas boas da Wikipédia

Listas boas na Wikipédia

Esta página contém listas que a comunidade da Wikipédia lusófona identificou como de boa qualidade, mas que não cumpriam todos os critérios para serem "listas destacadas".


No momento há 118 listas boas. A Wikipédia lusófona possui atualmente um número total de 1 122 778 artigos, entre os quais 568 são listas destacadas, que totalizam 686 listas que cumprem os critérios de avaliação. Para listas que não cumpram mais os critérios, o seu estatuto pode ser removido através do processo de revalidação.


As edições da Wikipédia em outras línguas possuem também listas boas que podem ajudar a melhorar o conteúdo da Wikipédia em português. A existência de uma lista boa noutra língua pode ser detectada através da presença de uma pequena estrela () na coluna das ligações interlinguísticas de cada página.

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Arquivo cronológico: 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020

Lista boa aleatória


Esta é uma lista de hat-tricks em Campeonatos Europeus de Futebol. Considera-se um hat-trick quando um futebolista marca três ou mais gols durante uma mesma partida, sem contar gols em disputa de pênaltis após o término da partida. O Campeonato Europeu de Futebol é a principal competição de futebol entre seleções na Europa, sendo realizado de quatro em quatro anos desde a edição de 1960. Em quinze edições já realizadas, apenas oito hat-tricks foram realizados. Nas primeiras quatro edições do campeonato, entre os anos de 1960 e 1972, nenhum hat-trick foi marcado, sendo que o primeiro veio a acontecer na semifinal da edição de 1976, quando Dieter Müller fez três gols na vitória de 4–2 da Alemanha Ocidental diante da Iugoslávia na prorrogação. Quatro anos após, o seu compatriota Klaus Allofs foi o autor dos três gols na vitória de 3–2 diante dos Países Baixos na fase de grupos. Já na edição de 1984, Michel Platini, capitão da França, tornou-se o único jogador a marcar dois hat-tricks em uma mesma edição do torneio, encerrando como o artilheiro da competição. Após Marco van Basten ser o autor dos três gols na vitória dos Países Baixos por 3–1 contra a Inglaterra em 1988, não houve hat-tricks nas edições de 1992 e 1996.

Conteúdo


Aqui está o sumário temático de listas boas por escolha dos editores

Arte

Arranha-céus

Patrimônio Mundial

Outros

Biografias

Ciências exatas

Asteroides

Astrounautas

Ciências da natureza

Espécies

Gêneros

Recordes climáticos

Cinema

Geral

Filmografia

Lista de prêmios e indicações

Desporto (esporte)

Futebol

Wrestling

Entretenimento

Jogos eletrônicos

Geografia

Demografia

Hidrografia

Municípios

Literatura

Histórias

Cerimônias de premiações

Música

Canções

Cerimônias de premiações

Grammy Awards

Outros

Discografias

Tabelas musicais

Canções número um

Singles número um / Billboard Hot 100

Trilhas sonoras

Turnês

Videografia

Política

Primeiros-ministros

Senadores

Secretários do Tesouro

Prefeitos

Presidentes

Religião

Cristianismo

Tecnologia

Aviação

Televisão

Geral

Elenco

Episódios

Horários

Prémios e nomeações