Wikipédia:História dos robôs – Wikipédia, a enciclopédia livre

Robôs

Bots ou Robôs nos projetos da Wikimedia trabalham para reduzir tarefas repetitivas. Veja mais detalhes em "Como usar bots" e na "Coordenação robótica".

Usuários/Bots[editar código-fonte]

O trabalho dos bots na pt.wikipedia.org teve o seu início com o usuário João Miranda. Este controlava o JoãoMirandaBot, que executava o "upload" das imagens das bandeiras e brasões dos diferentes países colocando-as em seus respectivos artigos, além de outras actividades menores de rotina.

Depois de mais de 20 mil artigos criados em mais de 1 ano, as atividades com bots voltaram com o usuário E2m controlando o E2mb0t em atividades como interwikis, reportando seus warnfiles para o meta, categorizando e desambiguando artigos, transformando tabelas em html para o formato wiki e fazendo interwikis de datas e anos. Em um trabalho conjunto com o usuário Marcelo Reis (e seu bot Borg), os dois criaram artigos para todas as cidades brasileiras. Depois para números de 1 a 10.000, não utilizável na pt.wiki por decisão da comunidade em deixar que os artigos sejam criados naturalmente. O usuário Marcelo Reis deixou em um site um software feito em Java para casos específicos na Wikipédia.

E2m criou o find.py, baseado no replace.py e sqldump.py, o script faz uma busca pelo site da wiki ou pelo arquivo da base de dados atrás de informações, a busca mais significativa foi a das páginas não categorizadas e depois de vários usuários se ocuparem desta página a pt.wiki teve mais de 85% dos seus artigos categorizados. Mais tarde o usuário LeonardoG enviou o find.py para o repositório do bot dando uma enxugada em códigos sujos (do replace.py e sqldump.py) e virando um script legível e muito útil.

Ensinado pelo usuário E2m (com a promessa de criar um tutorial de Como usar bots) o bot LeonardoRob0t inicia o trabalho na pt.wiki controlado pelo usuário LeonardoG fazendo interwikis, desambiguando e categorizando artigos, entrou para o time de desenvolvedores do bot em 2004 e atualizou todas as mensagens para português de todos os scripts, corrigindo bugs e arrumando o find.py.

Um dia, o usuário Nuno Tavares descobre a Wikipédia, desiste da vida normal e vira um Wikipediocaólico. Controlando o NTBot, utiliza o replace com regexp para muitas tarefas e começa com a idéia de um interwiki maciço na Wikipédia. Em abril de 2005, faz alguns scripts em Perl para pegar todos os 8101 artigos de comunas italianas na it.wikipedia.org e transformar em artigos para pt.wiki, enquanto o Get It, que controlava o Getbot, inicia seu trabalho com o replace colocando a categoria de Usuários por ordem alfabética e fazendo interwikis para outras wikipédias.

A 17 de Julho de 2005, com a ajuda de scripts (e não bots), a wiki lusófona consegue levar a zero o número de artigos sem categoria, sobre os dumps de 23-06-2005, com a preciosa colaboração do entretanto wikipedicaólico Rei-artur que, ao ver-se sem nada de mecânico para fazer, decide azular as listas dos Prémios Nobel com o auxílio de scripts. Novamente acabada a tarefa, Rei-artur adere ao WikiProjecto:Cidades do Mundo.

E eis que o WikiProjecto:Cidades do Mundo mostra uma adesão nunca antes vista. Após várias polémicas sobre a relevância deste tipo de artigos (e do ruído que a sua criação gerava nas Mudanças recentes), cria-se o Usuário:PCM especificamente para o efeito, que será marcado como bot. Entretanto, Nuno Tavares contra-ataca escrevendo um bot especificamente para isso, o PCM-Bot, ainda (e sempre) em fase de testes. Numa fase rudimentar, o Perlbot foi responsável pela criação das comunas norueguesas e, mais tarde, na sua primeira versão, as comunas suíças.

Bots de outras wikipédias sempre aparecem fazendo interwikis pela pt.wiki são eles:

O primeiro interwiki maciço[editar código-fonte]

Depois de organizar o interwiki maciço na Coordenação robótica os bots começaram a trabalhar (E2mbot, NTBot, GetBot e LeonardoRob0t). E2m fez uma explicação rápida de como guardar o arquivo de interwiki para posteriormente distribuir para outras wikipédias e todos começar seus interwikis por blocos. Cada bot fazia blocos de 1.000 artigos e o guardava na pt.wiki, ao final, depois de todos os blocos concluídos, Nuno Tavares ficou responsável por distribuir o arquivo mas reportou que tentou fazer os interwikis na it.wikipedia.org e ocorreu um erro de Unicode.

A primeira desambiguação maciça[editar código-fonte]

A intenção era acabar com os afluentes dos artigos da categoria desambiguação, mas como a quantidade de artigos era enorme e com pouco pessoal, não terminamos a tarefa. O que ganhamos? Mais um script do Nuno.