Wikipédia:Gadget – Wikipédia, a enciclopédia livre

Um gadget da Wikipédia é uma ferramenta que consiste de um script em JavaScript e/ou formatação em CSS que pode ser habilitado por meio da seleção de uma opção em suas preferências da Wikipédia. Esta funcionalidade é fornecida pela extensão do MediaWiki chamada de Gadgets.

Critério geral para os gadgets[editar código-fonte]

Os gadgets geralmente devem satisfazer as seguintes condições:

  1. Devem funcionar se forem apenas habilitados sem nenhuma configuração adicional. Eles podem ser configuráveis por meio da página common.js, mas devem funcionar sem qualquer configuração.
  2. Devem ser compatíveis com todos os principais navegadores, isto é, eles não devem ser finalizados com erros.
  3. Espera-se que os gadgets sejam funcionais na maioria dos navegadores (compatibilidade entre os navegadores). As exceções devem ser explicitadas claramente.
  4. A duplicação de gadgets só deve ser feita se isto for razoável.
  5. Coleções de scripts devem ser aplicadas como entidades próprias (nenhuma coleção de scripts despejada como um gadget, a não ser que tal coleção tenha sido especialmente definida como uma entidade própria).
  6. Os gadgets que requerem permissões devem ser marcados e devem falhar graciosamente se as permissões não estiverem presentes.
  7. Os gadgets que funcionam apenas em alguns temas do MediaWiki devem ser marcados como tal se essa informação estiver disponível.

Estatísticas de utilização[editar código-fonte]

Desde outubro de 2015, estão disponíveis estatísticas de utilização em Especial:GadgetUsage que são atualizadas periodicamente.