Wikipédia:EasyTimeline – Wikipédia, a enciclopédia livre

O EasyTimeline é um atributo que produz uma imagem a partir de um wikitexto. A imagem pode ser um diagrama unidimensional (horizontal ou vertical) ou uma unidade bidimensional. Como diz o ditado: uma imagem vale mais que mil palavras. Isto certamente é verdade para a gráfica Timeline. Uma lista detalhada dos eventos e datas em forma tabulada pode oferecer ao leitor uma grande quantidade de detalhes, mas pode deixar de fornecer uma visão geral, com grande perspectiva. Sintaxe está descrição em MW:Extension:EasyTimeline/syntax

Exemplos de gráficos[editar código-fonte]

Três exemplos do que é possível. Para mais exemplos, veja (ligações para a Wikipédia anglófona):

GorbachevChernenkoAndropovBrezhnevKhrushchevStalinLenin
  

Ediacaran PaleoproterozoicMesoproterozoic

HadeanArcheanProterozoicPhanerozoic
CambrianOrdovician

DevonianCarboniferousPermianTriassicJurassicCretaceous

PaleozoicMesozoicCenozoicPhanerozoic
PaleoceneEoceneOligoceneMiocene

PleistocenePaleogeneNeogeneCenozoic
meta.wikimedia.org/..en.wikipedia.org/..stats.wikimedia.org/..stats.wikimedia.org/..stats.wikimedia.org/..stats.wikimedia.org/..stats.wikimedia.org/..stats.wikimedia.org/..stats.wikimedia.org/..stats.wikimedia.org/..stats.wikimedia.org/..

Exemplo de código[editar código-fonte]

Só para mostrar como o sintaxe do script é razoavelmente intuitiva: aqui está o script para a imagem da esquerda: Líderes Soviética

<timeline> # Todas as medidas estão em pixels  ImageSize  = width:160 height:550 PlotArea   = width:50 height:530 left:50 bottom:10 AlignBars  = justify  DateFormat = yyyy Period     = from:1919 till:1991 TimeAxis   = orientation:vertical ScaleMajor = unit:year increment:5 start:1920  # não existe qualquer colisão detecção automática, de modo que  # deve-se substituir no textos para cima ou para baixo manualmente de evitar a sobreposição  Define $dx = 25 # shift text to right side of bar  PlotData=   bar:Leaders color:red width:25 mark:(line,white) align:left fontsize:S    from:start till:1922 shift:($dx,15)   text:Vladimir~Ilyich~[[Lenin]]   from:1922  till:1953 shift:($dx,5)    text:[[Stalin|Josef~Stalin]]   from:1953  till:1964 shift:($dx,5)    text:Nikita~[[Khrushchev]]   from:1964  till:1982 shift:($dx,5)    text:Leonid~[[Brezhnev]]   from:1982  till:1984 shift:($dx,-12)  text:Yuri~[[Andropov]]   from:1984  till:1985 shift:($dx,4)    text:Konstantin~[[Chernenko]] fontsize:XS   from:1985  till:end  shift:($dx,10)   text:Mikhail~[[Gorbachev]] </timeline> 

Colchetes duplo e único podem ser usados da forma acostumeira na Wikipedia, linguagem prefixo é possível, por exemplo, [[de: foo | mais sobre foo]]. Colchetes único para links externos também são suportados.

Nas primeiras vezes em que o EasyTimeline é utilizado, esta linguagem pode não parecer tão fácil. Tal como acontece com todas as linguagens de script, se leva algum tempo para se acostumar. Assim como a sintaxe da descrição pode ser um pouco confusa devido às suas dimensões. Felizmente muitos elementos da linguagem script são opcionais.

O "Fácil", em EasyTimeline conduz a mensagem de que uma vez existindo um timeline não é tão difícil de entendê-lo, melhorá-lo ou corrigi-lo. E também traduzi-lo para ser usado em outra Wikipedia, é bastante simples.

Dicas:

  • O que mais os editores fazem até o momento: encontrar um cronograma que é semelhante ao que você quer e utiliza-lo como modelo.
  • Ponha cada um dos Timeline em predefinições separadas: isso faz com que seja mais fácil de editar, mais rápido para visualização e possível incluir em várias páginas.
  • Sinta-se livre para falar com Erik Zachte (o autor de EasyTimeline) para obter ajuda ou aconselhamento.

Ligações externas[editar código-fonte]