Wikipédia:Evite o excesso de instruções – Wikipédia, a enciclopédia livre

Quando as instruções aumentam em tamanho ao longo do tempo, acabam por se tornar inadministráveis.

As políticas e recomendações da Wikipédia existem para documentar as regras comunitárias para todos os leitores, especialmente aqueles que não estão familiarizados em como a Wikipédia funciona.[1] É importante que tais páginas permaneçam facilmente compreensíveis e em conformidade com o consenso da comunidade.[1] Todas as edições, especialmente acréscimos substanciais, deveriam ser cuidadosamente consideradas.[1] Instruções em excesso podem resultar em páginas complexas que raramente serão lidas e compreendidas.[1]

Excesso de regras é comum em organizações complexas, nas quais regulamentos e guias são criados por grupos diferentes de pessoas durante longos períodos de tempo.

A escalada das regras na Wikipédia[editar código-fonte]

Como o kudzu, as instruções podem crescer rápido demais, então é preciso podá-las regularmente.

A escalada das regras começa quando um utilizador bem-intencionado raciocina: esta página ficaria melhor se as pessoas fizessem desta forma e acrescenta mais condições.

Procedimentos são fáceis de serem sugeridos e difíceis de serem seguidos, devido ao esforço para achar, ler, aprender e efetivamente seguir procedimentos complexos.

Regras para páginas deveriam ser podadas regularmente. Requisitos gratuitos deveriam ser removidos tão logo fossem acrescentados. Todas as novas políticas devem ser encaradas como desnecessárias até que firmemente se prove não o serem.[2]

Manter políticas e recomendações direto ao ponto é a forma mais efetiva de preservar a transparência. Adições substanciais a políticas devem normalmente ser rejeitadas a menos que, simultaneamente:

  1. haja um problema real a resolver, e não apenas um problema hipotético ou percebido;
  2. a proposta, se implementada, será capaz de fazer uma diferença real positiva;
  3. as instruções propostas não teriam efeitos colaterais de proibir algo que seria aceitável.

Toda instrução deve ter a maior clareza possível. Assegure-se que as adições são colocados em um contexto lógico, e não obscurecem o significado do texto ao redor.

Se você apenas acha que você tem um bom conselho para os wikipedistas, considere adicioná-lo a um ensaio.

Como algumas vezes as coisas podem começar a serem usadas sem uma análise detalhada, até instruções de longa data devem ser sujeitas a revisão. O mero fato de que algo tem sido uma política por um longo tempo, em si não prova que há sólido consenso.

Se uma instrução não faz sentido ou parece não descrever uma prática aceita, verifique o histórico da página para ver quando ela foi adicionada, se no sumário de edição é linkado o local que aprovou a mudança, e como ela pode ter mudado ao longo do tempo. Em seguida, verifique a página de discussão e histórico da página de discussão, para ver se há alguma discussão relacionada.

Se você acha que a instrução está desatualizada frente ao consenso da comunidade, ou que poderia ser mais concisa e clara, proponha sua alteração na página de discussão e anuncie na Wikipédia:Esplanada/anúncios a criação do tópico, ou proponha diretamente na Wikipédia:Esplanada/propostas.

Referências

  1. a b c d Parágrafo inserido em 2 de setembro de 2013 em substituição a dois parágrafos anteriores. Alteração de acordo com Wikipédia Discussão:Evite criar regras desnecessárias#Proposta de alteração da introdução.
  2. Tradução corrigida em 9 de setembro de 2013 de acordo com Wikipédia Discussão:Evite o excesso de instruções#Correção em tradução.