Wikipédia:Eliminação semirrápida – Wikipédia, a enciclopédia livre

Política de eliminação
Eliminação por consenso
Categoria a verificar (8 itens)

  Tutorial de nomeação
  Tutorial de limpeza

Eliminação semirrápida
Categoria a verificar (20 itens)

  Tutorial de nomeação

Eliminação rápida
Categoria a verificar (8 itens)

  Tutorial de nomeação

Arquivos de eliminação
mantidas · eliminadas · canceladas
Painel e Registros

As eliminações semirrápidas constituem um processo de eliminação de páginas cujo apagamento é presumidamente não controverso mas que não cumprem os critérios de eliminação rápida. As páginas marcadas com {{subst:esr|1=razão}} podem ser eliminadas por um administrador ou eliminador depois de sete dias a partir de sua nomeação, se ninguém objetar. A lista dos artigos nomeados para eliminação por este método pode ser encontrada na categoria !Páginas para eliminação semirrápida.

Dada a natureza mais simples do processo de eliminação semirrápida frente aos outros métodos de eliminação, usuários novatos ou pouco experientes com os procedimentos internos da Wikipédia podem preferir usar este método em detrimento dos outros. Neste caso, os editores experientes são encorajados a ajudar o editor novato, corrigindo o eventual uso inadequado deste método.

Como nomear uma página para ESR

Se acredita que a eliminação de um artigo será consensual, siga os seguintes passos:

  1. Revise o histórico do artigo para verificar se não foi vítima de vandalismo recente e se não foi mantido após outra nomeação.
  2. Adicione {{subst:esr|1=justificativa~~~~}} no início da página. A predefinição {{esr}} calcula corretamente a data de finalização e completa a predefinição {{esr2}}
  3. Considere vigiar a página para acompanhar sua evolução.
  4. Devem ser avisados o criador do artigo (se registrado) e os principais editores. Devem ser selecionados apenas os cinco principais editores, entre eles o criador, se não for IP. Para essa seleção, utilizar a ferramenta xtools (na página do histórico de edições, escolher "Estatísticas de edição" no menu "Ferramentas".)[1]

Limite semanal: cada editor só pode marcar para ESR 10 artigos sobre mesmo assunto, exceto se constarem em Especial:Páginas novas, ou se uma lista dos artigos em questão for publicada previamente na WP:Esplanada para deixar avisados a todos, hipóteses nas quais não se aplica limite.

Parâmetros adicionais

As regras abaixo facilitam a eliminação por ESR, de itens específicos:

regras (código) Descrição
{{ESR}} (sem parâmetro)
{{ESR-banda}} artigo sobre banda/grupo musical sem fontes confiáveis e independentes que confirmem as afirmações do texto e atestem a notoriedade do artista ou de sua obra. Ver princípio da verificabilidade e critérios de notoriedade (e o critério específico para música).
{{ESR-bio}} biografia sem fontes confiáveis e independentes que confirmem as afirmações do texto e atestem a notoriedade do biografado. Ver princípio da verificabilidade e critérios de notoriedade (e o critério específico para biografias).
{{ESR-ficheiro}} mídias em geral
{{ESR-matrad}} tradução automática, de baixa qualidade ou com texto parcialmente em língua estrangeira, desde que o conteúdo corretamente traduzido, caso exista, seja insuficiente para a manutenção do artigo de acordo com as regras vigentes.
{{ESR-organização}} artigo sobre organização sem fontes confiáveis e independentes que confirmem as afirmações do texto e atestem notoriedade. Ver princípio da verificabilidade e critérios de notoriedade.

Como endossar uma nomeação

Se você encontrar um artigo em eliminação semirrápida e concorda com sua eliminação e acredita que pode ser útil endossar a justificação, preferencialmente para citar a atual política de eliminação, adicione um novo parâmetro (3, 4,...) às justificativas anteriores na predefinição {{esr2}}.

Ao editar o artigo será mostrado:

  • {{esr2|1=data da eliminação|2=(Justificativa anterior e assinatura, manter.)}}

Adicione |3=Nova justificativa.~~~~ e resultado ficará semelhante a este:

  • {{esr2|1=data da eliminação|2=(Justificativa anterior e assinatura, manter.)|3=Nova justificativa.~~~~}}

Para justificativas posteriores, basta acrescentar mais um item (4, 5, etc.) à predefinição {{esr2}}:

  • {{esr2|1=data da eliminação|2=(Justificativa anterior e assinatura, manter.)|3=(Justificativa anterior e assinatura, manter.)|4=Nova justificativa.~~~~}}

Atenção: a predefinição não é lugar para debates ou discordâncias. Só acrescente algo se concordar com a eliminação. Caso discorde da marcação, considere impugná-la (seção a seguir) ou levá-la para eliminação por consenso.

Quais artigos não devem ser nomeados para ESR

Um artigo só deve ser nomeado para eliminação semirrápida se sua supressão parecer incontroversa. Não devem ser propostos artigos que:

  • enquadram-se em alguma regra de eliminação rápida.[2] Neste caso, proponha diretamente para eliminação rápida;[2]
  • não foram eliminados em uma nomeação para eliminação nas Páginas para eliminar;[2][3]
  • têm muitos editores no histórico: pois se um dado artigo já foi editado por várias pessoas sem que elas achassem necessário eliminar, é muito improvável que nenhuma delas vá querer impugnar sua proposta de eliminação. Ao invés de gerar atrito desta forma, considere expor suas razões criando uma proposta de eliminação por consenso para que possam debater.

Exceção

Independente das restrições acima, poderão ser propostos para eliminação semirrápida os artigos que, simultaneamente:[4]

  1. não possuam nenhuma ligação interlínguas ("interwikis");
  2. não possuam nenhuma fonte ou referência explicitamente apontada;
  3. estejam marcados com a Predefinição:Sem fontes há pelo menos 1 ano.

Contanto, para isto é obrigatório avisar sobre a marcação todos os editores registrados não-bots que tenham editado o artigo em questão.[4] A ferramenta SIW.php é indicada para semi-automatizar esta tarefa. Por meio dessa ferramenta, editores que eventualmente se tenham inscrito através da Predefinição:Aviso-ESR-SIW/Descadastro por iniciativa própria, não serão avisados.

Limite semanal: cada editor só pode marcar para ESR-SIW um total máximo de artigos equivalente ao quádruplo permitido pela modalidade padrão de ESR[5], salvo se uma lista dos artigos em questão for publicada previamente na WP:Esplanada para deixar avisados a todos, hipótese na qual não aplica-se limite.

Como impugnar uma nomeação

Se você encontrar um artigo em eliminação semirrápida e discorda de sua eliminação, siga os seguintes passos:

  1. Assegure-se de que você conhece bem as políticas da Wikipédia lusófona, em especial a política de eliminação e os critérios de notoriedade.
  2. Retire o aviso {{esr2}} da página.
  3. Justifique por que não considera a proposta válida no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, apontando quais políticas ou recomendações permitem a existência da página. Instruções sobre a abordagem usada nas avaliações de eliminação podem ser encontradas em Argumentos pertinentes em discussões de eliminação e Argumentos a evitar em discussões de eliminação. Desmarcações sem justificativas, ou com justificativas em desacordo com as políticas vigentes, poderão ser revertidas.
  4. Avise o editor que fez a proposta e os editores que, por ventura, a tenham endossado.
  5. Procure corrigir os problemas que levaram a ESR melhorando o artigo.
  6. Considere fortemente nomear a página para eliminação por consenso, sobretudo quando não conferir melhorias significativas ao artigo.

Se você encontrar um artigo em eliminação semirrápida e concorda com sua eliminação, mas discorda do método utilizado, sinta-se à vontade para corrigir:

  • Artigos nomeados para eliminação semirrápida que se enquadram rigorosamente em alguma regra de eliminação rápida podem ser nomeados para eliminação por este procedimento.
  • Artigos nomeados para eliminação semirrápida sob a única justificativa de que constituem violação de direitos autorais devem ser renomeados através dos procedimentos descritos em Ajuda:Guia de eliminação/Tutorial de nomeação de eliminação por problemas de direitos autorais.
    • Observe que em alguns casos um artigo sob violação de direitos autorais pode ser eliminado pela eliminação semirrápida contanto que seu conteúdo devesse ser eliminado mesmo que não constituísse violação de direitos do autor.

Se você nomeou um artigo para eliminação semirrápida e alguém impugnou sua marcação sem nomeá-lo por outro método de eliminação e você continua defendendo a supressão do artigo, considere nomeá-lo para eliminação por consenso. Evite fazer uma nova nomeação para eliminação semirrápida.

Procedimento de limpeza para administradores e eliminadores

O administrador ou eliminador responsável pela eliminação da página, que não deve ser o próprio proponente da eliminação, deve seguir os seguintes passos:

  1. Verificar o histórico da página e confirmar que o artigo esteve corretamente proposto durante o período mínimo.
  2. Verificar se a versão marcada não era fruto de vandalismo.
  3. Verificar se a página não foi mantida depois de uma nomeação por consenso.
  4. Se decidir manter a página, seguir os mesmos procedimentos descritos na seção Como impugnar uma nomeação, caso discorde dela.
  5. Se decidir eliminar a página, eliminar também sua página de discussão, se existente, corrigir os afluentes quanto pertinente, e eliminar os redirecionamentos.[nota 1] Não elimine uma página apenas porque ele foi anunciada durante o período devido sem receber oposição, elimine apenas se concordar com a supressão da página.

Ver também

Notas

  1. De acordo com Wikipédia:Esplanada/propostas/Eliminar redirects automaticamente (27ago2012), não é necessário marcar um redirect para eliminação neste caso, mas deve-se indicar no sumário de eliminação a outra página eliminada.

Referências

  1. WP:ESR - notificar todos os editores dos artigos, ao marcá-los (7jan2021)
  2. a b c Estas frases já constavam na primeira versão da página, de 15 de fevereiro de 2009. Um erro gramatical foi corrigido em 7 de maio de 2009 pelo mesmo editor. Em 10 de março de 2013 o termo "eliminação por votação" foi mudado para "eliminação por consenso", e uma destas ocorrências foi no mesmo dia mudada para "páginas para eliminar" pelo mesmo editor.
  3. Alterado de Citação: foram mantidos depois de uma nomeação para Citação: não foram eliminados em uma nomeação Vide Wikipédia:Esplanada/propostas/Páginas propostas para eliminação com resultado inconclusivo. (12jun2023).
  4. a b Vide WP:Esplanada/propostas/WP:ESR-NÃO - Abrir exceção para artigos simultaneamente: sem interwikis, sem fontes, e marcados como tal há pelo menos um ano (1mai2020)
  5. Vide Wikipédia:Esplanada/propostas/WP:ESR-SIW - aumentar o limite individual de artigos simultaneamente marcados (4jun2022)