Wikipédia:Direito a desaparecer – Wikipédia, a enciclopédia livre

Todos os usuários têm direito a desaparecer.

Todos os editores da Wikipédia têm direito de sair. A maneira usual de deixar o projeto é parar de editar. Suas contribuições permanecem na Wikipédia. Se você deseja retomar a fazer edições em uma data posterior, pode simplesmente começar de novo na mesma conta. Contas antigas nunca são apagadas ou usurpadas para outros utilizadores.

Se você quiser sair de forma permanente, e para remover qualquer associação com as suas edições anteriores, poderá exercer seu direito a desaparecer. Isto não é uma exigência, mas a comunidade da Wikipédia normalmente concede o direito a desaparecer para a maioria dos usuários, permanentemente ou não.

Como sair

Sugere-se que você coloque a predefinição {{usuário inativo}} na parte superior da sua página de usuário e de discussão para indicar que você não está mais envolvido com a Wikipédia. Isto indica para os outros editores que você não está mais ativo, e que não devem ser deixadas mensagens. Se você deseja voltar a editar, basta remover a predefinição {{usuário inativo}}. Retirar-se não vai impedi-lo de logar com a conta numa data futura.

Para sair de um outro modo, você pode branquear a sua página de usuário e quaisquer subpáginas de seu usuário. Para tê-las completamente eliminadas, deves adicionar a predefinição {{ER}} e completá-la na regra 1, desse modo: {{ER|1|~~~}}, na parte superior de cada página, e um administrador em breve apagará a página para você. Note que isto irá funcionar em todas as páginas do seu espaço de usuário, exceto para as páginas de discussão — estas não devem ser excluídas.

Saindo da Wikipédia

Sair é o ato de dissociar a identidade de uma conta de usuário da identidade de seu proprietário. Isto não implica a dissociação da conta das edições feitas a partir dessa conta. Com algumas poucas exceções, todas as edições feitas na Wikipédia continuarão a fazer parte do banco de dados indefinidamente, mesmo que o editor opte por "desaparecer".

O processo para sair tipicamente envolve:

  • Um renomeador para renomear sua conta de utilizador;
  • Substituir as citações, geralmente assinaturas, ao nome do usuário antigo para o nome do usuário de substituição;
  • Excluindo a página de usuário e suas subpáginas (as páginas de discussão raramente são excluídas, e quando são, podem ser restauradas por consenso da comunidade).
  • Postar uma breve nota indicando que o proprietário da conta deixou a Wikipédia e pedindo que as pessoas não se refiram ao seu nome de usuário anterior.

Note também que a Wikimedia Foundation não garante que o nome de usuário da conta será mudado por pedido. Decisões para renomear uma conta ou conceder um direito a desaparecer, se contestada ou em litígio, são determinados por consenso dos renomeadores.

O que o direito de desaparecer não é

O direito de desaparecer só está disponível para os usuários que também estão exercendo o seu direito para sair. O direito de "desaparecer" não é um "direito a um recomeço" sob uma nova identidade. Significa que o indivíduo está desaparecendo, não apenas a conta. Os usuários desaparecidos não têm direito de regresso silenciosamente sob uma nova identidade.

A supressão de informações pessoalmente identificáveis sobre os usuários (como um número de telefone ou o endereço) não é considerado como "saída", e os usuários não precisam de licença para que essa informação seja suprimida. Essas informações podem ser apagadas a pedido, desde que não seja necessário para fins administrativos, que são geralmente limitados para lidar com problemas de mau uso do site.

Ver também