Wikipédia:Decisões da comunidade – Wikipédia, a enciclopédia livre

Decisões da comunidade, na Wikipédia, têm por base respeitar e fazer cumprir as iniciativas de alguns integrantes da comunidade da Wikipédia com respeito a qualquer tema. Segundo ficou decidido por esses membros, a comunidade pode deliberar sobre várias coisas: algum artigo em especial, os atributos dos usuários, a eliminação de páginas, etc. As decisões da comunidade são a instância maior dentro da Wikipédia em português e todos os usuários e grupos de usuários devem obedecê-las. Entretanto, as decisões não estão escritas na pedra, podem ser modificadas e devem ser atualizadas.

As decisões da comunidade devem ser tomadas dentro da Wikipédia. Decisões em listas eletrônicas, chats, comunicadores instantâneos, encontros pessoais ou outras formas não têm validade alguma.

O modo preferencial para a tomada de decisões na comunidade é o consenso após uma ampla discussão. Para a chegada do consenso, podem ser feitas tomadas de opinião ou pesquisas simples, assim como outros meios de discussão. Se o consenso não for atingido pode-se iniciar uma votação.

Algumas decisões fazem parte de decisões maiores e fogem à regra anterior. Um exemplo de decisão maior é a sobre quais páginas devem ser eliminadas da Wikipédia. A decisão menor é se uma página específica deve ser apagada. Como não se discute a página em especial, discute-se diretamente para se saber se a página específica deve ser eliminada, quando se encaixar nos padrões da decisão maior.

A Wikipédia precisa das opiniões de todos os wikipedistas para tomar algumas decisões que afetam o projeto. Participe!

Votações, discussões e pedidos de opinião

Esse quadro resume as principais votações, tópicos da Esplanada e pedidos de opinião.

Meta

Decisões que envolvam mais de um projeto (por exemplo, duas Wikipédias em línguas diferentes, ou uma Wikipédia e um wikcionário) são tomadas no sítio multilíngue Meta.

Ver também