Wikipédia:Como encontrar um texto com violação de direitos autorais – Wikipédia, a enciclopédia livre

Políticas e Recomendações da Wikipédia
Cinco pilares
É uma enciclopédia

Rege-se pela imparcialidade

Tem conteúdo livre

Possui normas de conduta

Não possui regras fixas
Políticas de conteúdo
Princípio da imparcialidade

Verificabilidade

Nada de pesquisa inédita

Biografias de pessoas vivas

Convenção de nomenclatura
Colaboração
Edição

Consenso

Civilidade

Não faça ataques pessoais

Assédio moral

Não proferir ameaças judiciais

Como resolver disputas
Diretórios
Livro de estilo

Lista completa de políticas

Lista completa de recomendações
Primeiro ponto: mantenha os olhos atentos.

Seguem-se uma série de recomendações e dicas de como verificar se determinados trechos de texto que são inseridos nos artigos da Wikipédia podem ou não ser considerados violações de direitos autorais de terceiros.

Normalmente, os usuários experientes da Wikipédia desconfiam de quando é inserida, de uma só vez, uma grande quantidade de texto em determinados artigos, especialmente por usuários pouco experientes ou anônimos. Esta desconfiança é ainda maior caso o trecho em questão esteja desformatado e contrarie o Livro de estilo. No entanto, esteja ciente de que na grande maioria das vezes este tipo de atitude é executada com boa vontade, fruto mais do desejo dos novos usuários em serem úteis ao projeto do que de sua má-fé. Portanto, ao lidar com casos como este, lembre-se de sempre assumir a boa fé dos usuários, sempre que possível explicando-os como evitar esse tipo de edição.

Introdução[editar código-fonte]

Vamos à caça?

O objetivo da Wikipédia é criar uma fonte de informação em formato enciclopédico que esteja disponível livremente. A licença que usamos dá livre acesso aos nossos conteúdos no mesmo sentido em que o software livre é livre. Ou seja, o conteúdo da Wikipédia pode ser copiado, modificado e redistribuído desde que a nova versão garanta as mesmas liberdades a terceiros e atribua crédito aos autores do artigo da Wikipédia que foi usado (um link direto para esse artigo satisfaz as nossas exigências de crédito aos autores). Os artigos da Wikipédia irão, portanto, permanecer livres para sempre e podem ser usados por qualquer pessoa desde que sejam satisfeitas algumas restrições, a maioria das quais serve para assegurar essa liberdade.

Contudo, sempre aparecem textos copiados da Internet ou de livros históricos/didáticos em artigos da Wikipédia. Cabe aos editores identificar estes textos e excluí-los, caso confirme a suspeita de violação de direitos autorais.

Identificando VDA na internet[editar código-fonte]

O meio mais eficiente de pesquisa é com os mecanismos populares de busca como Google e Yahoo!. Digitando no campo busca toda uma frase de um artigo retirado da Wikipedia é possível descobrir se o texto foi ou não retirado integralmente da internet, ou seja, de um site qualquer que contenha restrições na forma de distribuição do texto e, portanto, quase 100% não é aceito para licença da Wikipedia, a GFDL. De fato, este método é o mais comum, por sua simplicidade e alta taxa de sucesso.

Alguns testes: No artigo "Drogas ilícitas" existia o seguinte texto:

DROGAS ILICÍTAS  O abuso e dependência das drogas é um problema de saúde pública que afeta muitas pessoas e tem uma grande variedade de consequências sociais e na saúde dos indivíduos.  A dependência começa com o abuso das drogas quando uma pessoa faz uma escolha (...) O entendimento do abuso das drogas e seus efeitos prejudiciais na saúde pode ajudar a prevenir o seu uso.''' 

Pesquisando no Google digitando o primeiro parágrafo (link da pesquisa):

O abuso e dependência das drogas é um problema de saúde pública que afeta muitas pessoas e tem uma grande variedade de conseqüências sociais e na saúde dos indivíduos. 

A pesquisa me retorna exatamente o trecho digitado em sítio da internet que contém a licença "Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.". O artigo, portanto, deve ser marcado como uma violação de direitos autorais de terceiros (VDA).

Dicas para encontrar VDA em mecanismos de busca na internet[editar código-fonte]

Um cão de caça sempre ajuda a encontrar mais facilmente os vândalos.

Estas dicas podem ser úteis para identificar a fonte de trechos de texto que aparentemente foram copiados para a Wikipédia. No entanto, apesar desta busca ser válida, lembre-se sempre de assumir a boa fé dos usuários, especialmente os anônimos.

Aspas
Colocar a frase entre aspas na ferramenta de busca ("...") ajuda a identificar a suposta fonte da violação de direitos autorais, pois mecanismos como o Google irão procurar exatamente aquilo que foi escrito entre as aspas. Eventualmente algumas palavras no trecho copiado foram mudadas, o que também sugere que se efetue mais de uma busca: podem ser feitas buscas sem as aspas; com outros trechos do artigo (em especial no "meio" dos parágrafos, já que alguns modificam a frase inicial para dificultar a busca); ou ainda com trechos mais curtos, em caso de insucesso nas buscas com pedaços maiores do texto sob suspeita.
Resultados omitidos
Muitas vezes o Google, ao ser solicitado que procure por um trecho de texto que imagina-se foi copiado para a Wikipédia, retorna apenas o próprio artigo da Wikipédia como resultado: isto, em teoria, indica que o trecho é original. Porém, procure perceber se o Google também não apresenta na página de resultados da busca um linque como "repetir a consulta, incluindo os resultados omitidos" (normalmente localizado na frase, localizada no rodapé da página, identificada como Para mostrar os resultados mais relevantes, omitimos algumas entradas bastante semelhantes a 2 já exibidas. Se quiser, você pode repetir a consulta, incluindo os resultados omitidos.). Muitas vezes o Google não exibe como resultado de busca algum sítio obscuro e pouco relevante com conteúdo idêntico, mas em muitos casos acaba por ser a fonte do trecho copiado para a Wikipédia.
Trechos copiados da Wikipédia
Por outro lado, lembre-se também que muitas vezes, dada a velocidade com que os dados se multiplicam na internet, alguns sítios copiam textos que encontram-se na Wikipédia sem dar a ela os devidos créditos. Procurando no Google, pode parecer que o trecho de texto existente na Wikipédia foi copiado de um destes sítios, quando na verdade foi o contrário. Tome cuidado, portanto, ao marcar artigos como VDA. Muitos sites são conhecidos por replicar conteúdo da Wikipédia, tais como: saber.sapo.cv, informacaosobre.com, territorioscuola.com, pandapedia.com, guiatudosobre.com, renangomes.com, paralaxe.org, wapedia.mobi, contestado.com.br, entre muitos outros.

Cópia de trechos de livros na internet[editar código-fonte]

Uma forma mais difícil de se localizar violação de direitos de autor é quando a cópia foi feita diretamente de um livro, ao invés de um sítio da internet. A localização da fonte será mais complicada. Existem, no entanto, algumas formas de fazer esta verificação na própria internet. Uma delas é utilizando-se da busca de livros no cache do Google, ferramenta cujo endereço é books.google.com. Por exemplo, se você procurar pela expressão O poeta é um fingidor (trecho do poema Autopsicografia do poeta português Fernando Pessoa) no Google Books, o resultado será uma série de livros e revistas nos quais este poema foi publicado. Eventualmente o Google permite ver algumas páginas escaneadas do livro em questão. Lembre-se, porém, que tal ferramenta é limitada.

Procedimentos para eliminação da VDA[editar código-fonte]

Depois da eliminação o VDA vira somente mais um troféu.

Quando um caso de violação de direitos autorais for verificado e confirmado em algum dos artigos da Wikipédia, o seguinte procedimento pode ser adotado:

  1. Esvaziamento da página ou sua reversão
    A Wikipédia não pode manter conteúdo caracterizado como VDA enquanto ele não for substituído, portanto, quando encontrar este tipo de texto, esvazie o artigo. Tome o cuidado de verificar se no histórico do artigo não consta uma versão "limpa". Em caso afirmativo, procure reverter para a versão não vandalizada.
  2. Marcação da página com a tag adequada
    Mesmo tendo retirado a VDA, procure nunca deixar a página efetivamente "vazia": se por um lado você a esvaziou (o que fará com que ela não conte como artigo válido), você deve inserir no artigo uma predefinição adequada sobre a situação. Esta predefinição justificará a remoção do conteúdo e alertará os administradores para a necessidade de eliminar a página, segundo as regras atuais.

Verifique a página Wikipédia:Lista de predefinições/Copyright e direitos autorais a fim de escolher a melhor tag para marcar o artigo em questão como VDA. Normalmente você irá se utilizar da predefinição {{SUBST:VDA|1={Link para a página copiada aqui)}}. Lembre-se que artigos válidos aos quais tenha sido adicionado texto em VDA não devem ser esvaziados, mas revertidos. Neste caso, apenas insira um aviso justificando a reversão na página de discussão do artigo.