Wikipédia:Colaboração do momento – Wikipédia, a enciclopédia livre

Uma colaboração do momento é uma colaboração entre wikipedistas para editarem em conjunto um único artigo, elevando rapidamente a sua qualidade. Além de uma colaboração geral de toda a Wikipédia, os WikiProjetos realizam colaborações entre seus membros.

Funcionamento[editar código-fonte]

Os participantes do projeto indicam e votam em um artigo para ser a colaboração do momento, que pode ter duração pré-determinada (normalmente 1 semana ou 1 mês, dependendo da participação), até o artigo atingir um determinado nível de qualidade, ou cumprir-se uma meta de número de artigos melhorados.

Apesar da maioria dos usuários não ter motivação suficiente para editar bastante um determinado artigo, se cada participante ao menos revisar o artigo e ajustar alguns detalhes ou contribuir com uma pequena informação, a totalidade dos esforços produzirá o resultado desejado.

A ênfase então, para manter a atividade funcionando a longo prazo, deve ser que os participantes editem algo, mesmo que não seja muito, ao invés de almejar grandes edições e resultados.

As colaborações do momento foram muito usadas em 2008 e 2009, quando os WikiProjetos eram mais ativos, mas no ano seguinte parou-se de usá-las mesmo nos projetos ativos. Duas iniciativas, uma de 2008 e outra de 2009, feitas exclusivamente para trabalharem em cima das colaborações do momento, sobreviveram em 2010, porém também ficaram inativas ao final desse ano. Todas as colaborações do momento estão inativas em Dezembro/2011.

Colaborações[editar código-fonte]

A Wikipédia:Colaboração do mês é uma colaboração sem tema específico e aberta a todos os wikipedistas. Além dessa, os WikiProjetos e mesmo os Portais realizam colaborações do momento entre os seus participantes.