Wikipédia:Centrais – Wikipédia, a enciclopédia livre

As centrais da Wikipédia são páginas aonde editores podem fazer perguntas e pedir ajudar de pessoas que estão familiarizadas com as políticas e recomendações cobertas por cada central. Elas devem ser usadas para problemas específicos que editores encontram ao escrever e manter artigos da Wikipédia.

As centrais não são o local apropriado para advogar por mudanças às políticas existentes da Wikipédia. Tais sugestões devem ser feitas nas páginas de discussão da política ou recomendação respectiva ou através de um tópico na esplanada. Centrais também não são o local adequado para recrutar mais editores para trabalhar com você, tente postar uma mensagem no projeto relevante.

Se precisas de ajuda para criar ou editar artigos, tente o café dos novatos.

Postar uma mensagem em uma central não garante que haverá uma resposta. Editores são mais propensos a responder a perguntas diretas e simples de editores amistosos e produtivos. Se queres aumentar suas chances de receber uma resposta construtiva tente:

  • Mensagens devem ser concisas. Longos discursos provavelmente serão ignorados. Traga links para os artigos relevantes e diffs. Tente colocar questões específicas e diretas: "Pode essa fonte ser usada para apoiar esse afirmação?" "Esse link externo é aceitável para esse artigo?" Algumas centrais tem formatos padrões para pedidos comuns; leia as instruções de cada central e as siga o mais próximo possível.
  • Seja civilizado. Sarcasmo, insultos e insinuações devem ser evitadas a todo custo. Se estás a lidar com uma disputa acirrada, ou se estiver frustrado,faça um esforço para apresentar a sua questão de forma calma, sem emoções e profissional. Veja as páginas da Wikipédia sobre civilidade e ataques pessoais para mais dicas. Se os editores que responderem discordarem não discute com eles; mas corrija, se necessário, qualquer mal-entendido sobre fatos relatados inicialmente ou requeira mais clarificação.
  • Assine e date todas as contribuições, adicionando quatro tis "~~~~" ao final de todas as mensagens.
  • Vigie a página. Editores respondendo à sua mensagem provavelmente responderão na central.

Centrais atuais[editar código-fonte]

Pedidos, painéis e centrais de discussão

Lembre-se: os pedidos serão atendidos por voluntários, de acordo com a disponibilidade deles.