Wikipédia:Categorias versus listas – Wikipédia, a enciclopédia livre

As categorias são descentralizadas e foram implementadas dessa maneira para facilitar a indexação de páginas durante a criação de páginas e para dividir o trabalho de manutenção de categoria entre os mantenedores de páginas.

Mas o sistema de categorias causa mais problemas do que resolve:

  • Páginas são sinônimas de visitantes. Editores têm suas páginas favoritas que eles vigiam e mantêm. Isso inclui manter as tags de categoria nessas páginas. As opiniões de cada editor sobre categorização são diferentes. Então, quando você decide adicionar um grande grupo de páginas a uma categoria, alguns dos vigilantes são obrigados a objetar e remover essa tag de suas páginas. Isso faz buracos nas categorias que podem levar à guerras de edição quando você tenta preencher esses buracos. Por outro lado, as listas são centralizadas, então você geralmente não precisa se preocupar com os vigilantes, porque você faz um link para as páginas deles sem alterar suas páginas. Na maioria dos casos, eles nem sequer estão cientes do link.
  • Categorias não têm históricos de páginas. Quando uma tag de categoria é removida de uma página e o link para essa página desaparece da página da categoria, não há registro na página de categoria desse link que esteja lá. Portanto, a única maneira de detectar desaparecimentos de links é a partir da memória ou da verificação cruzada de uma lista do que estava lá ou da categoria na lista de páginas vigiadas, a última opção é uma configuração na "lista de páginas vigiadas". As listas têm históricos, portanto, usando diff, você monitora facilmente as exclusões.
  • Quando uma categoria é excluída, ela não pode ser recuperada e restaurada. Todas as tags que levam a ele serão removidas. As informações contidas nas tags não podem ser reconstruídas tão facilmente quanto uma página pode. Seria necessário passar pelo histórico da página de toda a Wikipedia para reencontrar as tags excluídas.
  • Quando uma página é excluída, ela desaparece do sistema de categorias, e a maioria das pessoas provavelmente não notará, a menos que esteja procurando especificamente por ela (mas elas geralmente usam a pesquisa quando procuram tópicos específicos), portanto isso pode prejudicar os leitores que serão forçados a procurar categorias incompletas. Com as listas, quando uma página vinculada é excluída, o link fica vermelho. Se o artigo foi importante, aqueles que monitoram a lista são alertados para o problema e podem tomar medidas para reparar os danos causados à área de assunto.
  • As categorias não podem incluir nomes de páginas que ainda não existem. Listas podem. Ligações vermelhas são úteis como indicadores de lacunas e como lembretes de tarefas (para criar esses artigos).
  • Por causa da natureza descentralizada do sistema de categorias, a adição ou a subtração de links é incômoda e requer a passagem de cada página. Isso retarda o preenchimento de categoria e o corte de categoria e pode atrapalhar o processo de brainstorming que alguns editores usam para criar listas. Listas, por outro lado, podem ser construídas rapidamente usando recortar e colar e edição de texto no local. Os glossários na Web podem ser capturados e reduzidos a apenas os termos, depois classificados usando um comando ou programa, depois uma macro aplicada para formatá-los em links e colados em uma página da Wikipedia. Vocabulário e listas de termos são ainda mais fáceis de converter em listas da Wikipedia. É incrível como muitos dos links ficam azuis – a cobertura da Wikipedia é extensa, mas as páginas muitas vezes permanecem sem serem detectadas ou enterradas em algum lugar em uma categoria obscura até que uma boa lista seja feita.
  • As categorias não são modulares, as listas são. Assim, novas listas podem ser criadas a partir de partes de outras listas, e subseções de listas transformadas em novas páginas quando a lista fica muito grande.

Da mesma forma, as categorias podem ter vantagens sobre as listas.

Vantagens de uma categoria[editar código-fonte]

  1. Vinculação automática. Crie um link para uma categoria em uma página do artigo, e um link correspondente para esse artigo será visível na página da categoria.
  2. Navegação multidirecional. Uma categoria pode conter várias subcategorias e também pode fazer parte de várias categorias. As categorias são organizadas dentro da Wikipédia em uma rede de conhecimento começando com a Categoria:Categorias.
  3. Bom para navegação exploratória da Wikipedia.
  4. Menos suscetível a spam de ligações externas do que outros tipos de páginas, porque somente os artigos da Wikipédia podem ser membros de categorias.
  5. Relativamente discretas em que elas geralmente não distraem do fluxo do artigo.
  6. A pesquisa pode usar o parâmetro de categoria para excluir ou incluir todas as páginas nessa categoria. As subcategorias não estão incluídas, mas vários termos podem ser adicionados.

Desvantagens de uma lista[editar código-fonte]

  1. Nenhuma ligação automática. Cada artigo se vincula a suas categorias de maneira consistente, mas as listas podem ser mais difíceis de descobrir, porque nem todo artigo lista ligações para ele, e cada um pode optar por vinculá-lo de uma maneira diferente. A tentativa de aplicar ligações cruzadas a partir de artigos na categoria é propensa a erros, faz com que a edição da lista seja sobrecarregada e neutraliza a facilidade de edição das listas de benefícios.
  2. Hierarquia menos abrangente. O sistema de categorias tem uma hierarquia extensa e detalhada para facilitar a navegação, aumentando a especialização, enquanto as listas de listas são relativamente raras e não são profundamente aninhadas.
  3. Processamento automatizado complexo. As listas são mais difíceis de processar automaticamente usando bots, porque elas podem conter prosa que contém ligações para itens que não estão na própria lista, e é necessário analisar a página em wikitexto para extrair itens listados em vez de usar uma API especializada como categorias.
  4. Nenhuma classificação automática. Os editores precisam determinar manualmente onde uma entrada pertence e adicioná-la lá. Frequentemente, os editores simplesmente adicionam novos itens ao final da lista, reduzindo a eficácia da lista. Essa desvantagem pode ser superada colocando a lista em uma tabela classificável.
  5. Pode ficar atolado com entradas que não podem ser obtidas de forma confiável e não atendem aos requisitos para inclusão na enciclopédia.
  6. Alguns tópicos são tão amplos que uma lista seria incontrolável por muito tempo e efetivamente insustentável.
    • Como exemplo, uma lista de todas as pessoas de um determinado país que possuem artigos da Wikipédia