Portal:Carnaval – Wikipédia, a enciclopédia livre

Portal Carnaval
 ver · editar Carnaval


Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.

 ver · editar Artigo em destaque


Carnaval do Brasil é a maior festa popular do país. A festa acontece durante quatro dias (que precedem a quarta-feira de cinzas). A quarta de cinzas tem este nome devido à queima dos ramos no Domingo de Ramos do ano anterior, cujas cinzas são usadas para benzer os fiéis no início da quaresma. O carnaval prepara o início da quaresma, isto é, seu último dia precede a quarta-feira de cinzas (início da Quaresma).

A origem do carnaval no Brasil para alguns estudiosos se baseiam na festa de comemoração realizada pelo povo carioca para receber a Família Real no Rio de Janeiro como o marco zero do carnaval, mas para outros historiadores seu início surgiu com o aparecimento dos primeiros cordões de foliões nas ruas do Rio de Janeiro, no início dos anos 20.

 ver · editar Escola de samba


Escola de samba é um tipo de agremiação de cunho popular, que se caracteriza pelo canto e dança do samba, quase sempre com intuito competitivo. Sendo um tipo de associação originário da cidade do Rio de Janeiro, as escolas de samba se apresentam em espetáculos públicos, em forma de cortejo, onde representam um enredo, ao som de um samba-enredo, acompanhado por uma bateria; seus componentes - que podem ser algumas centenas ou até milhares - usam fantasias alusivas ao tema proposto, sendo que a maioria destes desfila a pé e uma minoria desfila sobre "carros", onde também são colocadas esculturas de papel machê, além de outros adereços.

 ver · editar Bloco carnavalesco


Bloco carnavalesco é um conjunto de pessoas que desfilam no carnaval de forma semi-organizada, muitas vezes trajando uma mesma fantasia, ou vestidas do modo que mais lhe agradar. Os blocos situavam-se a meio caminho entre os ranchos e os cordões. É essa característica ambivalente que faria dos blocos a inspiração para as os grupos de samba que buscariam a aceitação da sociedade no final da década de 1920 e que passariam a ser denominados de escolas de samba. Os primeiros registros de blocos licenciados datam de 1889. Há vários tipos de blocos carnavalescos: blocos de enredo, blocos de embalo, bloco de sujo, etc.

 ver · editar Biografia em destaque


Clóvis Bornay (1916 — 2005) foi um museólogo e carnavalesco brasileiro, idealizador do Baile de Gala do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1937. Foi carnavalesco das escolas de samba Salgueiro, em 1966, Portela em 1969 e 1970, Mocidade Independente de Padre Miguel em 1972 e 1973 e Unidos da Tijuca, em 1973. Com a Portela ganhou o campeonato de 1970 com o enredo "Lendas e mistérios da Amazônia" (que foi reprisado no desfile de 2004). Introduziu inovações como a figura do destaque, que é uma pessoa luxuosamente fantasiada.

 ver · editar Samba-enredo


Samba-enredo é um sub-gênero do samba moderno, surgido no Rio de Janeiro na década de 1930, feito especificamente para o desfile de uma escola de samba e frevo. Anualmente, as escolas de samba costumam promover concursos internos, onde várias músicas são apresentadas ao público em suas quadras, onde ao final, uma delas é escolhida como samba-enredo oficial para o carnaval do ano seguinte.

 ver · editar Marchinha de Carnaval


Marchinha de Carnaval é um gênero de música popular que esteve no carnaval dos brasileiros dos anos 20 aos anos 60 do século XX. A primeira marcha foi a composição de 1899 de Chiquinha Gonzaga, intitulada Ó Abre Alas, feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro. Na origem foi um estilo musical importado para o Brasil. Descende diretamente das marchas populares portuguesas.

 ver · editar Rei Momo


Rei Momo é um personagem da mitologia grega que se tornou um símbolo do carnaval. É quem comanda a folia. Possui uma personalidade zombeteira, delirante e sarcástica. Filho do sono e da noite, e acabou expulso do Olimpo - morada dos deuses - porque tinha como diversão ridicularizar as outras divindades.

 ver · editar Micareta


Micareta é denominado o "carnaval fora de época" e desde os anos noventa vem se espalhando por várias capitais e cidades brasileiras. O nome micareta deriva-se de uma festa francesa, Mi-Carême (uma festa que acontecia na França, desde o século XV, em meio ao período de quarenta dias de penitência da Igreja Católica).

 ver · editar Notícias


NotíciasResultados do Rio de Janeiro em 2024

NotíciasResultados de São Paulo em 2024

NotíciasResultados de Vitória em 2024

NotíciasResultados do Rio de Janeiro em 2023

NotíciasResultados de São Paulo em 2023

NotíciasResultados do Rio de Janeiro em 2022

NotíciasResultados de São Paulo em 2022

Em 21 de janeiro de 2021, o prefeito Eduardo Paes anuncia através das redes sociais o cancelamento do carnaval de 2021 no Rio de Janeiro devido à pandemia do coronavírus.

Em 12 de fevereiro de 2021, a Prefeitura de São Paulo anuncia o cancelamento do carnaval de 2021 na cidade devido à pandemia do coronavírus.

NotíciasResultados do Rio de Janeiro em 2020

NotíciasResultados de São Paulo em 2020

NotíciasResultados de Manaus em 2020

NotíciasResultados do Rio de Janeiro em 2019

NotíciasResultados de São Paulo em 2019

NotíciasResultados de Manaus em 2019

NotíciasResultados do Rio de Janeiro em 2018

NotíciasResultados de São Paulo em 2018

NotíciasResultados de Manaus em 2018

NotíciasResultados do Rio de Janeiro em 2017

NotíciasResultados de São Paulo em 2017

NotíciasResultados de Manaus em 2017

NotíciasResultados do Rio de Janeiro em 2016

NotíciasResultados de São Paulo em 2016

NotíciasResultados de Manaus em 2016

NotíciasInformações sobre o carnaval de 2016

NotíciasCampeãs do carnaval do Rio de Janeiro

NotíciasCampeãs do carnaval de São Paulo

NotíciasCampeãs do carnaval de Manaus

NotíciasEscolas de samba e blocos carnavalescos do RJ

NotíciasEscolas de samba e blocos carnavalescos de SP

NotíciasEscolas de samba e blocos carnavalescos do AM

NotíciasResultados do Rio de Janeiro em 2015

NotíciasResultados de São Paulo em 2015

NotíciasResultados de Manaus em 2015

NotíciasResultados do Rio de Janeiro em 2014

NotíciasResultados de São Paulo em 2014

NotíciasResultados de Manaus em 2014

NotíciasResultados do Rio de Janeiro em 2013

NotíciasResultados de São Paulo em 2013

NotíciasResultados de Manaus em 2013

NotíciasResultados do Rio de Janeiro em 2012

NotíciasResultados de São Paulo em 2012

NotíciasResultados de Manaus em 2012

NotíciasEm Julho de 2012 e confirmado oficialmente a Série A, junção dos grupos A e B. que vai desfilar na sexta e no sábado, passando o desfile das escolas de samba mirim para terça. sendo que um semelhante a própia Série Ouro, ocorreu em 1995. além disso foi sorteada a ordem de desfile, que e a seguinte.

Notícias(Sexta - 8/2) Jacarezinho, Porto da Pedra[desambiguação necessária], Acadêmicos de Santa Cruz, Vila Santa Tereza, Parque Curicica, Estácio, Alegria da Zona Sul, Rocinha e Viradouro.

Notícias(Sábado - 9/2) União de Jacarepaguá, Paraíso do Tuiuti, Tradição, Império Serrano, Cubango[desambiguação necessária], Sereno[desambiguação necessária], Império da Tijuca, Caprichosos, Unidos de Padre Miguel e Renascer

NotíciasClassificação do Grupo Especial do Rio de Janeiro 2012:Unidos da Tijuca, Salgueiro, Vila Isabel, Beija-Flor, Grande Rio[desambiguação necessária], Portela[desambiguação necessária], Mangueira[desambiguação necessária], União da Ilha, Mocidade[desambiguação necessária], Imperatriz[desambiguação necessária], São Clemente[desambiguação necessária], Porto da Pedra[desambiguação necessária] e Renascer de Jacarepaguá.

 ver · editar Você sabia que


...a origem da palavra carnaval também está relacionada à expressão "carnis valles", que vem do latim e, na separação tem os seguintes significados: carnis=carne e valles=prazeres.

...em 1855 houve aquele que foi considerado o primeiro desfile de carnaval.

...as primeiras marchinhas de carnaval surgiram nos salões cariocas por volta de 1880.

...o carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo.

...em 1890, Chiquinha Gonzaga compôs a primeira música especificamente para o carnaval, "Ó Abre Alas".

...em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.

...Mardi Gras é uma festa carnavalesca que ocorre todo o ano em Nova Orleans.

...o carnaval do Recife possui o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada.

...o trio elétrico é um dos maiores fenômenos de massa do Brasil.

...o carnaval de Natal já deteve o título de terceiro maior carnaval do país.

 ver · editar Como colaborar!


Como colaborar!
Como colaborar!
• Crie artigos relacionados ao carnaval dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre carnaval.
• Participe do desenvolvimento do projeto carnaval.